Pesquisa Quali-Quantitativa: veja como fazer, conceito, o que é e definição

Aprender o que é e como fazer pesquisa quali-quantitativa pode expandir os seus horizontes acadêmicos.

As pesquisas, sejam elas de qual nível acadêmico for, são fundamentais para a construção do conhecimento científico. É por meio delas que se abre a possibilidade de compreensão das múltiplas realidades sociais. Saber o que é pesquisa quali-quantitativa, por exemplo, pode ser de enorme utilidade nesse sentido.

O universo acadêmico é carregado de abordagens metodologias, técnicas e teorias diferentes, cada qual com suas características e limitações, mas todas capazes de nos proporcionar uma visão diferenciada sobre o objeto de estudo.

Mas para entender o que é pesquisa quali-quantitativa e como ela funciona é necessário aprender, antes, o que é pesquisa qualitativa e o que é pesquisa quantitativa.

 

O que é pesquisa qualitativa?

O ponto mais importante sobre o que é pesquisa qualitativa é o seu distanciamento com  questões  estatísticas. Nesse tipo de pesquisa há uma maior e mais profunda compreensão sobre um determinado grupo social, uma instituição, etc. Seu foco é explicar a razão por trás das coisas.

Os dados que passam por um processo de análise não são métricos e utilizam das mais distintas abordagens. A intenção da amostragem é gerar informações densas e esclarecedoras. Não importa a quantidade: o que vale é o seu potencial de produzir um conjunto novo de informações.

Não existe uma preocupação em coletar um contingente enorme de amostras, como ocorre na pesquisa quantitativa.

Quando se aplica os conhecimentos sobre o que é pesquisa qualitativa preocupa-se com aspectos da realidade social que não possuem condições de serem metrificados e quantificados, focando-se na compreensão e na explicação das relações sociais.

Quem sabe o que é pesquisa qualitativa opera com um mundo gigantesco de significados, de motivações, desejos, crenças, princípios e atitudes, o que equivale a um ambiente mais profundo das relações, dos diversos processos e dos fenômenos que não são viáveis de serem compartimentados dentro variáveis operacionais.

 

O que é pesquisa quantitativa?

Provavelmente você já tem uma noção sobre o que é pesquisa quantitativa. Essa modalidade de pesquisa tem o intuito de averiguar em termos estatístico uma hipótese, por intermédio da coleta de dados sólidos, metrificáveis e quantificáveis, isto é, em termos numéricos.

Ela é calcada na formulação e preenchimento de questionários e outros tipos de entrevistas organizadas para a coleta de opiniões e de informações que serão, em um segundo momento, reunidas e analisadas com instrumentos estatísticos.

Como a pesquisa quantitativa procura levantar dados a respeito de um certo grupo que se constitui no grupo estudado, é essencial que ela seja implementada numa amostragem representativa a fim de que seus resultados tenham validade.

Deste modo, ao saber o que é pesquisa quantitativa e como usá-la, torna-se viável a mensuração e quantificação das respostas que se conseguiu durante as entrevistas e a obtenção de dados que servirão para confirmar ou refutar a hipótese elaborada inicialmente no TCC.

Com isso é possível permitir que o trabalho consiga alcançar a resolução do problema de pesquisa formulado por você.

 

O que é pesquisa quali-quantitativa?

Se você não sabe o que é pesquisa quali-quantitativa, entenda que essa é aquele tipo de abordagem que usa tanto os métodos quantitativos quanto qualitativos, para a realização de uma análise muito mais aprofundada sobre o tema pesquisado.

Apesar das pesquisas quantitativas e qualitativas serem normalmente estudadas de forma separada, estamos cientes de que elas podem sim ter seus pontos de convergência e complementarem uma a outra.

Essa categoria de pesquisa possibilita um cruzamento muito maior dos dados e o peso da pesquisa aumenta em conjunto com a validação de todas as informações.

Dessa maneira, é perfeitamente possível que uma pesquisa possua uma parte quantitativa contendo o levantamento de dados e também a conjecturação das eventuais causas dos resultados que foram obtidos. Isso é o que é pesquisa quali-quantitativa.

Se uma pesquisa enquadrar-se como qualitativa e haver a necessidade de obtenção de resultados estatísticos para complementar o trabalho, ela será fundamentalmente quali-quantitativa, por conta de seu caráter misto.

 

Como fazer pesquisa quali-quantitativa?

Tendo em consideração suas particularidades, o funcionamento da pesquisa quali-quantitativa é, de certa forma, um verdadeiro mix. Em outras palavras, para aprender como fazer pesquisa quali-quantitativa é necessária a compreensão dos métodos quantitativos e também dos qualitativos, pois nesse caso eles se complementam.

Para saber como fazer pesquisa quali-quantitativa, você deve levar em consideração a execução das seguintes etapas:

  • Revisão bibliográfica

Nada mais é do que fazer uma vasta pesquisa procurando os mais variados autores que já falaram sobre o tema abordado e afins. Não só se deve buscar o que há de mais atual nesse sentido, mas igualmente os autores clássicos sobre o assunto.

  • Levantamento de dados

Consiste em levantar dados em termos de quantidade, números, estatísticas, cálculos e coisas do gênero. Isso pode ser feito por meio de questionários, entrevistas, entre outros.

  • Análise de dados

É o processo de análise dos dados que foram coletados por meio  da aplicação dos elementos teórico-metodológicos selecionados e das categorias analíticas, efetuando-se uma sistematização geral e articulando novos aspectos.

Como pode ser observado, para se ter como fazer pesquisa quali-quantitativa é necessário se valer de dados numéricos (de um ou mais tipos) e, em seguida, efetuar a interpretação e análise desses dados.

 

Exemplos de pesquisa quali-quantitativa

Há uma variedade imensa de exemplos de pesquisa quali-quantitativa. Um deles é a elaboração de políticas públicas para o combate à violência contra a mulher em uma cidade do interior paulista.

A primeira coisa que deve ser feita é coletar os dados que indique quantas mulheres sofreram esse tipo de violência, qual a agressão sofrida, faixa etária dessas mulheres, perfil socioeconômico, entre outros.

Após essa etapa, tomar-se-á esses dados e, sob a luz de uma perspectiva das teorias de gênero, compreender o perfil geral das vítimas, o contexto dos atos e, a partir disso, elaborar hipóteses sobre políticas públicas que possam ser efetivas.

Outro dos exemplos de pesquisa quali-quantitativa é a respeito do trabalho informal como forma de sustento e sobrevivência em um contexto de crise econômica. Novamente é necessário saber quantas pessoas se encontram nessa situação, as taxas de desemprego e emprego e então efetuar a análise dos dados levantados.

 

Conhecendo o que é pesquisa quali-quantitativa

A pesquisa quali-quantitativa é muito utilizada em pesquisas que tenham um aspecto mais prático envolvido. Ela demanda uma mistura das duas abordagens, que podem e devem se complementar.

Se você tem dúvidas de como fazer uma pesquisa qualitativa e/ou uma pesquisa quantitativa, você pode consultar o site Projeto Acadêmico. Aqui você encontrará informações sobre esse elemento do TCC e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *