Metodologia Científica: tipos e exemplo para seu trabalho científico

Saiba como deve ser a elaboração de uma metodologia para um trabalho científico.

Durante o desenvolvimento de monografias, artigos científicos e TCC é comum que surjam algumas dúvidas na cabeça dos universitários, afinal são vários novos termos para assimilar como: epígrafe, citação indireta e tantos outros como por exemplo, um dos mais temidos a ABNT.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou como é mais conhecida, a ABNT é um órgão responsável por ditar as regras e normas que determinam como um trabalho acadêmico deve ser escrito, com a finalidade de padronização.

A escrita e padronização de uma monografia é uma preocupação que só quem é estudante universitário entende e sabe o quão complicado é o processo de produção do mesmo.

Uma das partes essenciais desse trabalho científico que todo universitário deve produzir para que conclua a faculdade com sucesso, é a sua metodologia, pois é por meio dela que o autor do projeto desenvolverá meios de alcançar o seu objeto de pesquisa.

Assim como todo o restante do projeto, a seção da metodologia científica deve ser devidamente formatada como determinam as normas. Método Científico: etapas, exemplos e nossas sugestões

Uma dica é que você pode deixar essa formatação ou parte dela automática no processador de texto da Microsoft, o Word.

 

O que é a metodologia de um TCC?

A metodologia científica de um TCC é a definição de como será a coleta de dados da pesquisa escolhida, bem como a análise desses dados como forma de solucionar a problemática proposta no tema.

São as técnicas utilizadas que farão com que o autor alcance seus objetivos quanto a proposta do tema, e quanto mais específica e bem elaborada ela for, mais garantia de sucesso no fim do projeto o estudante terá.

De forma mais clara, ela é responsável pelo direcionamento da sua pesquisa, e a partir da escolha dos métodos que serão utilizados, esses deverão ser mantidos até o fim do projeto acadêmico.

Para expressar a ideia ao leitor de qual é a metodologia do seu TCC, e redigi-la corretamente, você precisa saber:

  • Qual será o tipo de pesquisa utilizado para produção do projeto;
  • Quais serão as fontes utilizadas (é importante que você tenha uma ideia de onde e como irá buscar as informações e referenciais de seu trabalho);
  • Como os resultados serão apresentados (de forma quantitativa ou qualitativa).

Primeiramente existem 3 tipos principais de metodologias de pesquisa:

 

Método de pesquisa exploratória

Esse tipo permite uma maior interação entre o autor e o tema de seu trabalho, pois você fará uma exploração de todos os fatos que envolvem o tema.

Por exemplo, uma pesquisa sobre o aumento do valor de um determinado produto: Para entender o motivo disso, você deverá se aprofundar em tudo que está por trás daquele fenômeno, nas hipóteses do porquê acontece aquilo para só assim chegar no motivo específico.

Nesse caso, a metodologia a ser utilizada para descobrir o que acontece para causar a alta no valor desse produto poderia ser um estudo de caso por exemplo.

 

Método de pesquisa explicativa

Nesse tipo de metodologia de pesquisa, é explicado o porquê dos fenômenos, ou seja, qual é a razão para eles acontecerem. Usando o mesmo exemplo da alta no preço de um produto, essa pesquisa estaria com um enfoque maior na razão e não especificamente em hipóteses.

Nesse caso, a pesquisa não é tão aprofundada quanto o método exploratório.

 

Método de pesquisa descritiva

O objetivo desse tipo de metodologia de pesquisa é descrever um determinado fenômeno, população, entre outros.

Nesse caso, a temática apresentada já é conhecida por todos, porém o seu papel é proporcionar uma nova visão para o objeto de pesquisa.

Já quando falamos de resultados da metodologia de pesquisa, temos dois tipos de abordagem metodológica, a quantitativa e a qualitativa.

 

Resultados quantitativos

Essa abordagem metodológica possui a finalidade de transmitir através de números o resultado de uma pesquisa, como por exemplo de um determinado fenômeno ou comportamento frequente. Pesquisa Quantitativa

A fim de demonstrar ao leitor esses resultados, você deve aplicar ferramentas voltadas para a estatística, como, por exemplo, gráficos, tabelas, entre outros, de maneira que passe credibilidade dos dados colhidos.

 

Resultados qualitativos

Já nesse tipo de abordagem metodológica, seu objetivo não é obter números assim como a quantitativa, mas entender qual o caminho a ser percorrido para a tomada de decisão referente a problemática do tema. Pesquisa Qualitativa

Busca por meio de entrevistas por exemplo, a compreensão e interpretação de determinados comportamentos, fenômenos, sentimentos, entre outros fatores imateriais.

Você pode optar por utilizar os dois tipos de abordagem em seu trabalho científico, se assim achar necessário.

Essa seção pode tanto ser inserida na introdução do trabalho acadêmico, como também possuir um capítulo específico intitulado de metodologia científica, se assim você graduando achar necessário.

 

Para que serve a metodologia de um TCC?

Ela serve para indicar todo o procedimento para a coleta de dados, os “bastidores” por trás daquela pesquisa e quais foram as técnicas utilizadas para obtê-la. Esse procedimento vai depender muito de qual será o tipo de pesquisa que o graduando escolherá.

No caso de pesquisa descritiva por exemplo, como já citado no tópico acima, os métodos e procedimentos utilizados podem ser um questionário ou uma entrevista.

Para entender e escolher da melhor maneira como deve redigi-la, pense bastante em seu tema e quais são as necessidades dele.

No tópico acima é possível ver as explicações dos respectivos tipos de método de pesquisa, para que você analise qual mais se encaixa ao seu trabalho e escolha o melhor caminho a se seguir.

 

Onde encontro dicas que me ajudarão na produção do meu TCC?

Se você precisa e quer um trabalho realmente digno de aprovação e considerado nota 10, começando por um bom tema, uma ótima metodologia, sumário, folha de rosto e que todas as outras partes de seu trabalho científico sejam redigidos com excelência, bem como quer parar de perder tempo na internet buscando dicas e começar a acessar um conteúdo assertivo que te ajudará em tudo isso, eu tenho uma informação para você!

Acesse os conteúdos do site, Projeto Acadêmico, e encontre tudo o que você precisa saber para ter um ótimo TCC de acordo com as especificações da ABNT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *