Argumentação: veja como fazer, fundamentar, tipos e nossas dicas

Aprenda a argumentar corretamente em seu trabalho acadêmico!

Quando estudantes precisam fazer monografias, artigos científicos ou mesmo dissertações e teses, é necessário que a argumentação siga um padrão correto de desenvolvimento. Nesse texto você vai entender como estruturar e produzir uma argumentação adequada.

banner argumentação

Você precisa de organização

Defina qual será seu trabalho e seu tema. Escolha um tema com que tenha afinidade e uma modalidade segura. Não adianta optar por uma tese se você não sabe o que vai provar e não adianta optar por uma dissertação se você tem material concreto e comprovado.

A palavra-chave é metodologia. Você vai precisar de um método adequado, tanto para a produção do trabalho, quanto para que ele seja reconhecido. Um trabalho científico requer metodologia científica, que por sua vez requer uma pesquisa científica.

Cabe a você, universitário, decidir qual é o tipo de metodologia que irá empregar, para que seu trabalho tenha argumento. Depois de escolher, não terá grandes dificuldades, seguindo o planejamento.

A metodologia consiste, basicamente, no método de pesquisa e produção do trabalho. É o básico para construir e fundamentar a sua argumentação. Dissertação Argumentativa: estrutura, exemplo e dicas de como fazer

Se trata da maneira escolhida para direcionar e preparar o desenvolvimento do tema, não servindo apenas para produzir uma argumentação adequada, mas produzir todo o trabalho em si.

Realizando sua pesquisa

O método de pesquisa escolhido para seu trabalho pode determinar o andamento do desenvolvimento e ser o ponto-chave que definirá se a você conseguiu, ou não, argumentar corretamente em seu trabalho.

A pesquisa bibliográfica é mais teórica, se baseando em conteúdos online, livros, outros artigos e monografias, enfim. Todo o conteúdo já produzido sobre determinado assunto. É algo definitivamente teórico.

A pesquisa experimental é algo prático, muito relacionado a laboratórios e pesquisas de campo. No âmbito de comunicação podem ocorrer as experiências sociais.

Quando feita adequadamente, a pesquisa experimental é a mais respeitada e aceita, mas não em detrimento das outras, pois elas se completam.

A pesquisa qualitativa está mais relacionada a entrevistas, falas de outras pessoas, estando extremamente relacionada a fenômenos e comportamentos.

A pesquisa quantitativa envolve, essencialmente, números. Se trata de conseguir a fundamentação na argumentação através de dados em gráficos, tabelas, etc.

mulher fazendo pesquisa

Escolhendo suas fontes

Tão importante quanto escolher o tipo de pesquisa e metodologia, é escolher as fontes das quais você buscará a informação. Se quiser construir e fundamentar uma argumentação, precisará buscar conteúdo em fontes confiáveis.

A internet é uma grande fonte de informação, mas nem todo o conteúdo é confiável. Você vai precisar saber selecionar adequadamente o conteúdo. Confira algumas dicas abaixo para realizar uma pesquisa adequada:

  • Busque realizar pesquisas em sites confiáveis e com material oficial, como o Google Acadêmico e sites de universidades;
  • Muitas universidades disponibilizam os trabalhos de seus alunos. Aproveite para se basear e fazer anotações;
  • Existem muitas teses e dissertações online que podem servir como base para a sua;
  • Realize pesquisas na sua universidade, existem trabalhos e livros que serão muito úteis;
  • Quanto for realizar pesquisas em livros, tome muito cuidado com as datas, para não inserir conteúdo desatualizado;
  • Se for descoberto um único conteúdo sem fundamento em seu trabalho, isso colocará todo o resto em cheque. Não corra esse risco.

Seguindo a estruturação da ABNT

Se seu trabalho não seguir as regras e normas da ABNT, não será aceito na maioria das instituições. Estruturar seu trabalho de maneira adequada faz com que ele preencha os requisitos mínimos para ser aceito.

Argumentando no seu trabalho

Para você argumentar adequadamente em seu trabalho, precisará ter linguagem objetiva, mesmo que o conteúdo abra margem para a subjetividade.

Vai precisar usar frases com concisão e ser o mais claro possível. Utilize termos técnicos apenas se for absolutamente necessário. Não é por se tratar de um trabalho científico que você tem que complicar o máximo possível, afinal você e os outros precisam entender.

*Vídeo de Adeildo Junior

Cite outros autores e trabalhos

Definitivamente, para fundamentar a sua argumentação, você precisará em determinados momentos, citar outros autores, trechos, etc, mas lembre-se que citar não é plagiar.

Dê preferência a conteúdos de autores reconhecidos no mundo acadêmico e que possuam um trabalho já estruturado e considerado válido pelo meio.

É muito importante que você cite as fontes de todo o conteúdo que introduzir em seu trabalho, por questões éticas e judiciais. Existem leis quanto ao plágio e o meio acadêmico é muito sério quanto a isso.

Utilize gráficos, fluxogramas, estatísticas

Desde que sejam de sites confiáveis, como o IBGE, as tabelas e gráficos enriquecerão o seu trabalho e lhe darão muito mais fundamentação na argumentação. Tabelas, Gráficos e Imagens no TCC

Você também pode inserir imagens, desde que sejam pertinentes ao seu desenvolvimento, como, por exemplo, em um trabalho de história, ao citar uma descoberta, inserir uma foto do momento da descoberta ou da peça, local, etc.

Lembrando que tudo deve ser referenciado adequadamente e cada autor deve ser citado, seguindo o conjunto de normas da ABNT.

Cite suas próprias experiências

Desde que você tenha seguido uma metodologia, de preferência experimental, as suas experiências são válidas e fundamentadas. É claro que você precisa fazer uma leitura e interpretação coerente dos fatos.

Uma pesquisa bibliográfica também é válida, mas você terá que ser muito coerente para que seus argumentos sejam levados em consideração.

Caso opte por criticar outro autor, apresente algo melhor

Os artigos de revisão, em específico, tratam-se de críticas, releituras, contra-argumentações, etc. Você não pode, simplesmente, criticar o trabalho de alguém e não apresentar nada no lugar.

Você deve apresentar um novo ponto de vista que seja tão, ou mais, coerente que o trabalho revisado. Se apresentar ideias menos coerentes, seu trabalho será completamente desconsiderado.

Tenha certeza de que todo o seu trabalho esteja fundamentado

Você já entendeu como fundamentar a argumentação em seu texto, e produzir um conteúdo válido para a avaliação de seu trabalho científico, acadêmico, TCC, etc. Se ainda resta alguma dúvida sobre esse tema, basta continuar acessando esse site, o Projeto Acadêmico. Há conteúdos especializados na produção científica e acadêmica de qualidade, além de esclarecer todas as regras da ABNT para não haver erro em qualquer produção que você faça!

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas