Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Se você é universitário ou mesmo egresso, já elaborou trabalhos científicos, não é mesmo? Seja uma resenha, monografia ou tese. Mas você já pensou em publicar um artigo científico seu? Não?

Então agora é a hora, já que com as dicas abaixo você fará isso de maneira correta.

 

Porque escrever e publicar um artigo científico?

Fazer publicações de artigos acadêmicos é uma importante ferramenta para entrar em contato com outras pessoas da sua área de conhecimento, pois amplia o alcance daquilo que você arduamente estudou.

Além disso, escrever e publicar um artigo científico auxilia a aumentar sua pontuação no currículo lattes, ampliando a possibilidade de conseguir uma bolsa para o Mestrado, se este é seu objetivo.

Publicar seu artigo em revistas científicas também ajuda a divulgar os dados da pesquisa, mostrar sua relevância para o meio acadêmico, além de possibilitar que o trabalho seja avaliado por especialistas extremamente capacitados na área. Pesquisa Científica: metodologia, tipos, exemplos, sugestões de como fazer

desenho computador e homem

 

O que você precisa saber sobre publicações de artigos acadêmicos?

Quando se tem planos de realizar esta atividade, o primeiro passo é saber como publicar um artigo científico da maneira correta.

Por ser um texto de caráter especializado ele possui algumas condições e regras normatizadas pela ABNT.

As pessoas costumam pensar que escrever e publicar um artigo científico é uma tarefa dificílima e praticamente inatingível, mas isto é um equívoco.

Se você é universitário, ou mesmo, já conviveu com esse meio anteriormente já tem uma boa base das regras e normas para publicações de artigos acadêmicos.

Apesar de existirem vários graus de conhecimento na hierarquia acadêmica, tanto de qualificação (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado), quanto de titulação (graduado, especialista, mestre, doutor), não há requisitos preestabelecidos sobre quem pode e quem não pode escrever e publicar artigo científico.

Os requisitos, porém, são em geral impostos pelo veículo de publicação do artigo, no caso as revistas científicas.

Outra questão importante é que, um artigo científico não pode ser um artigo com expressão de opiniões próprias, ou como artigos comuns veiculados em blogs, jornais ou revistas de assuntos gerais.

Portanto, ao escrever e publicar um artigo científico, ele deve ser produzido e revisado, bem como orientado por profissionais especializados na área.

O autor do trabalho deve ter formação acadêmica na área que está desenvolvendo a pesquisa que pretende realizar a publicação.

*Vídeo de Revista Científica Núcleo do Conhecimento

 

Escolhendo um veículo de publicação

Os veículos de publicações científicas são subdivididos por nível de “Qualis” do Capes. Mas o que é isso?

O Qualis é um critério avaliativo utilizado pelo MEC e pelo CAPES que cataloga as revistas científicas de acordo com o nível de excelência de cada uma:

REVISTA CIENTÍFICANÍVEL DE EXCELÊNCIA
TIPO A 1INTERNACIONAL
TIPO A 2INTERNACIONAL
TIPO B 1NACIONAL
TIPO B 2NACIONAL
TIPO B 3BAIXA RELEVÂNCIA
TIPO B 4BAIXA RELEVÂNCIA
TIPO B 5BAIXA RELEVÂNCIA

Saiba mais sobre o método Qualis de avaliação aqui e também consulte a lista de revistas avaliadas neste link.

Em geral, estes veículos de publicações científicas, principalmente aqueles com o Qualis mais elevado, fazem exigências mais rigorosas aos profissionais que desejam publicar um artigo científico, como formação mínima em mestrado, por exemplo.

Isso não é via de regra, entretanto.

Muitas revistas científicas bem-conceituadas e com qualidade comprovada e reconhecida não impõe exigências quanto à formação, possibilitando que recém-graduados possam escrever e publicar artigos científicos sem grandes empecilhos.

Outra alternativa, no caso de você ser graduando, é escrever e publicar um artigo científico em autoria compartilhada com um professor, ou mesmo publicar em eventos acadêmicos.

*Vídeo de Pós-graduação / Carreira Universitária

 

Guia para escrever e publicar um artigo científico passo a passo!

  • Primeiro passo: Quaisquer publicações de artigos acadêmicos precisam, por via de regra, serem relevantes para a ciência como um todo. Portanto, o seu trabalho deve trazer informações novas, bem embasadas e pesquisadas com afinco;
  • Segundo passo: Para trazer informações novas é necessário escolher um tema do seu interesse e estudar tudo que já foi publicado na área, de forma a encontrar lacunas possíveis de serem investigadas. Para facilitar a busca use o Banco de Teses e Dissertações do Capes e o Google Acadêmico;
  • Terceiro passo: colete dados concretos, escreva um texto coerente, conciso, em linguagem formal e formatado em paper, de acordo com as normas ABNT. Lembre-se que deve ter no mínimo 12 e no máximo 15 páginas;
  • Quarto passo: quando finalizar a escrita do artigo você terá que enviar o mesmo para publicação em uma revista científica ou mesmo, num congresso de pesquisas;
  • Quinto passo: seja paciente, pois muitas vezes as revistas científicas podem ser bem lentas até lhe fornecerem uma resposta, já que os textos são analisados criteriosamente se estão ou não passíveis de publicação, já que eles passam sob dupla revisão;
  • Sexto passo: Não fique desanimado caso seu intuito de publicar um artigo acadêmico não se concretize na primeira tentativa, já que reprovações e aprovações com ressalvas ou adequações a serem feitas são bastante comuns.;
  • Sétimo passo: para ter uma garantia de qualidade a mais, submeta seu trabalho a um professor ou alguém mais experiente no meio acadêmico, lê-lo antes de enviar para as revistas científicas assim você terá uma opinião mais profissional sobre correções e ao enviá-lo, menores as chances de reprovação;
  • Oitavo passo: seja persistente. Se seu trabalho não for aprovado, reveja onde você errou e volte a estudar, assim adquirirá maior experiência para uma futura tentativa;
  • Nono passo: prossiga estudando. Após conseguir a tão sonhada meta de publicar um artigo científico observe a repercussão do seu texto no meio acadêmico e as contribuições geradas por sua pesquisa. Verifique se seu artigo é citado em publicações de artigos acadêmicos de outras pessoas e as reflexões que esta pessoa fez com base em seu texto.

 

O importante é não desistir, se você não conseguiu publicar um artigo científico na primeira tentativa, continue se esforçando e tente novamente.

Invista tempo e estudo e você adquirirá experiência para tentar na próxima vez.

Nunca se esqueça que conhecimento nunca é suficiente!

Estamos sempre aprendendo e para esta missão em busca do saber o Projeto Acadêmico será seu escudeiro fiel e incansável!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Uma resposta

  1. Obrigado pela dica vou experimentar escrever?
    Mas observei u aspecto limitannte sera que os niveis que o escritor deve possuir é de pois graduaçao? E os nivel de licenciatura não pode?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>