Confira 8 dicas para produzir um TCC sobre MEI!
Com as mudanças no mercado de trabalho, cada vez mais pessoas se tornam donas do próprio negócio. Surgem então os microempresários individuais (MEI). Entenda o que é e como funciona o MEI no mercado profissional e as melhores dicas para produzir seu TCC com esse tema.
O que é o MEI
Para ser considerado um MEI, você precisa ter CNPJ, que é o cadastro nacional de pessoa jurídica. A partir disso você pode entrar em outras classificações.
O microempresário individual é classificado dessa maneira por ter no máximo só um funcionário. Acima disso, já pode ser considerado, microempresa, trata-se de uma identificação diferente.
Os MEIs são, geralmente, freelancers e não podem estar vinculados como sócios ou gestores e titulares de outras empresas. Eles costumam ser seu próprio produto, oferecendo seus serviços.
Ao retirar o CNPJ você pode ser classificado como microempresário individual, portador de pequena empresa, média ou grande. É necessário entender sobre as condições necessária para cada classificação, visto que cada uma delas possuem custos diferentes.
Exemplos e modelos prontos de TCC sobre MEI
- ANÁLISE DO PERFIL DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL – MEI NO DF
- MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL – MEI : UM ESTUDO DOS VENDEDORES AMBULANTES DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE SÃO JOSÉ
- OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS AO TRABALHADOR INFORMAL PARA FORMALIZAÇÃO ATRAVÉS DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
- LINHAS DE CRÉDITO ESPECÍFICAS PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL COMO FORMA DE INCENTIVO PARA AMPLIAÇÃO DOS NEGÓCIOS
- UM ESTUDO SOBRE O GRAU DE INOVAÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DE SANTA ROSA EM SEU NEGÓCIO
- MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE MATO LEITÃO
- Perfil Do Microempreendedor Individual: Uma Analise na Cidade de Volta Redonda
Confira abaixo 8 dicas para construir seu TCC sobre microempresários individuais:
1. Veja a situação por diversos prismas
Você pode abordar a questão da burocracia para os microempresários, pois embora sejam títulos fáceis de conseguir, é preciso muito cuidado para mantê-los, já que a partir do momento que o negócio se expande até certo ponto, você não pode usar mais certo título.
Outro ponto de vista seriam as mudanças no mercado de trabalho e o surgimento de tantos empreendedores. Muitos deles são microempresários individuais que possuem negócios de sucesso sem depender do vínculo com nenhuma empresa. Quais seriam as mudanças com a alta introdução de MEIs no mercado? Isso tende a diminuir ou aumentar?
Você ainda pode definir a experiência dos freelancers e como conseguem se manter no mercado de trabalho, estudando os MEIs de muito sucesso e os que estão com dificuldades, explicando o andamento do mercado.
2. Busque conhecer universo MEI na pele
Solicitar um CNPJ para se tornar um microempresário é uma tarefa fácil e com poucos custos. Você pode experimentar pessoalmente e intensificar a pesquisa para seu TCC buscando viver esse universo.
Investigue os sites e os locais que abrem espaço para o trabalho dos MEI e, se possível, trabalhe como um por um tempo. Assim você terá um repertório muito mais profundo para tratar do tema, do que teria se apenas fizesse pesquisas em livros e na internet.
O que não significa que pesquisas online, como por exemplo, os sites que disponibilizam vagas possuem padrões, empresas que preferem contratar profissionais ali ou em livros que retratam como esse mercado surgiu, para ter uma noção do que já mudou até agora, não sejam importantes e até mesmo essenciais para seu TCC.
3. Conheça microempresários
Tente conversar com microempresários, nem que seja online, para entender como se introduziram no mercado e como se mantém. Você pode até buscar pessoas que fizeram negócio crescer para ter uma noção de como saíram de MEI para uma grande empresa, por exemplo.
Pesquisas meramente bibliográficas não vão deixar seu TCC completo. Ele precisa ser enriquecido com experiências humanas e mais profundas.
4. Escolha como apresentará seu TCC
Se você vai focar no empreendedorismo em si e em como o mercado de microempresários funciona, talvez seja interessante optar por monografias, dissertações e outros trabalhos escritos, mas se quer focar em pessoas de sucesso, com um olhar mais humano, apresentações em audiovisual são mais adequadas para passar a mensagem, ainda mais se a pessoa em questão oferecer algumas dicas.
A maneira de apresentar é muito importante ao produzir um TCC sobre MEI.
5. Fuja dos temas mais usados
Se você pesquisar na internet, perceberá que a maioria dos TCCs sobre MEI focam em empreendedores e no mercado de trabalho em si. Esse é o um complemento do primeiro item. Busque ver a situação por novos prismas, sempre com o cuidado de não repetir nada que já foi feito. Fuja do comum para não criar algo enfadonho.
6. Conheça as áreas em que isso ocorre com frequência
Boa parte dos MEI estão na área da comunicação e trabalhando online, mas isso não significa que sejam as únicas áreas e que não existam outras promissoras.
O mercado de programadores freelancers não para de crescer, assim como microempresários individuais (MEI) com negócios de artesanatos e culinária. Existem muitas previsões para esses nichos no mercado de trabalho e a tendência é que cresçam.
7. O intercâmbio entre MEIs
O mercado de trabalho cada vez mais está abrindo espaço para que relações internacionais ocorram. Com os trabalhos online é possível que pessoas trabalhem para empresas brasileiras estando em outra parte do mundo. Surgem cada vez mais empresas digitais.
Tenha uma noção global de como esse mercado se modifica e se movimenta, afetando pessoas de diversos países. Claro que você terá que fazer um recorte específico, como “MEIs no Brasil na atualidade” ou “O futuro dos MEIs em SP”, mas ter uma noção do todo é importante para o desenvolvimento do seu TCC.
8. O mercado muda o tempo todo
Você pode ter a noção de que o mercado de freelancers é inseguro e impreciso, onde nada é certo e não se sabe o dia de amanhã, mas a verdade é que a estabilidade de empresas também é uma ilusão. Não é apenas o mercado de MEIs que muda constantemente, mas todo o mercado de trabalho em si.
Mantenha suas informações sempre atuais, pois certos detalhes que foram inseridos no seu TCC podem não ser mais válidos enquanto você ainda está desenvolvendo. Esteja pronto para fazer ajustes e correções quando necessários.
Definindo seu projeto acadêmico
Você está em dúvida sobre qual será o tipo de TCC apresentado? Não pense que não deve planejar isso só porque não está perto do fim do seu curso. É melhor planejar tudo com antecedência para que seu trabalho tenha muita qualidade. Busque no site contábeis para saber por onde começar e não ter que criar tudo do zero.
Se você precisa de dicas para se dar bem no mundo acadêmico ou se ainda sofre com as normas da ABNT, continue nesse site para não ter mais nenhum problema com o ambiente universitário.