Delineamento de Pesquisa: veja o que é, como fazer, tipos e para que serve

A pesquisa é um processo feito em diferentes etapas. Aprenda como fazer delineamento de pesquisa para elaborar seu TCC.

Escrever um TCC é uma tarefa extremamente importante, mas ela se constitui na ponta de todo o processo. Há uma série de etapas que são necessárias antes da confecção da monografia. O primeiro passo é elaborar planos. Por isso é essencial aprender como fazer delineamento de pesquisa.

A pesquisa é um processo constituído de diferentes fases e elementos. É claro que ela não é algo rigidamente estabelecido, ela pode sofrer alterações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Contudo, é preciso fazer planejamentos.

Ao longo deste texto, explicaremos como fazer delineamento de pesquisa, o que é delineamento de pesquisa, os tipos existentes, enfim, tudo o que é necessário para a compreensão e execução desse elemento tão importante para a pesquisa em si e para o TCC. Aproveite a leitura!

 

O que é delineamento de pesquisa?

Você sabe o que é delineamento de pesquisa? O delineamento diz respeito ao planejamento da pesquisa em um sentido mais amplo, abrangendo tanto a sua diagramação quanto a perspectiva de análise e a respectiva interpretação dos dados que foram coletados.

Em outras palavras, o delineamento leva em consideração o contexto no qual são retirados os dados, assim como os meios de controle das variáveis relacionadas ao caso.

Outro elemento que define o que é delineamento de pesquisa é que ele corresponde a uma fase na qual o pesquisador, no caso você, começa a levar em conta a aplicação de metodologias discretas, ou melhor dizendo, aquelas que propiciam os meios técnicos para a investigação.

Em suma, podemos explicar o que é delineamento de pesquisa como sendo um conjunto de aplicações teóricas, metodologias, objetivos, testes empíricos, controles, análises das relações e por fim a explicação dos fenômenos estudados.

 

Razões para fazer delineamento de pesquisa?

Existem diversas razões para fazer delineamento de pesquisa. Uma delas é criar as condições necessárias para que as preocupações fundamentalmente lógicas e teóricas da fase precedente sejam substituídas por problemas de ordem mais prática de averiguação.

Em um primeiro momento, na elaboração do projeto de pesquisa que posteriormente dará origem ao TCC, formula-se o problema, constroem-se hipóteses e efetua-se a identificação das ligações entre as variáveis. Essa é uma das razões para fazer delineamento de pesquisa.

Com isso, estabelece-se a linha conceitual da pesquisa, ou seja, o eixo teórico/metodológico que norteará o desenvolvimento da investigação.

Conforme isso é realizado, essa tarefa investigativa conquista uma natureza de um sistema devidamente coordenado e com conceitos e propostas coerentes.

Entretanto, somente isso não é o bastante para criar condições para que o problema a ser analisado possa ser empiricamente verificado. Entra justamente aí uma das razões para fazer o delineamento de pesquisa.

Outra das razões para fazer delineamento de pesquisa é a obtenção de respostas para as perguntas elaboradas no processo investigativo.

Dito de outra forma, é preciso ter em mente que a solução do problema ocorre por intermédio do teste das hipóteses. Existem inúmeras possibilidades para experimentação das hipóteses e para esses testes, é necessário determinar o delineamento de pesquisa.

 

Tipos de delineamento de pesquisa

O ponto mais relevante para a identificação dos tipos de delineamento de pesquisa é o procedimento escolhido para a realização da coleta de dados.

Dessa forma, pode-se estabelecer os dois principais tipos de delineamento de pesquisa:

 

1. Pesquisa bibliográfica e pesquisa documental

Nesse grupo se enquadram todas aquelas fontes que estão contidas no “papel”, ou seja, fontes escritas.

A pesquisa bibliográfica é elaborada utilizando-se um material que já está pronto, composto sobretudo por livros e artigos de caráter científico. Em tese, quase toda pesquisa usa esse curso, porém há estudos feitos somente a partir disso.

A pesquisa documental, por sua vez, é diferente da pesquisa bibliográfica, apesar de algumas similaridades. A única diferença entre ambas encontra-se na essência das fontes.

Na pesquisa bibliográfica se usa a contribuição dada por diferentes autores, enquanto que na pesquisa documental utiliza-se materiais que ainda não passaram por um tratamento analítico.

 

2. Pesquisa experimental

É aquela cuja fonte de dados e informações são as pessoas, ou seja, são elas que fornecem os dados necessários.

Como o levantamento de dados, o estudo de caso, a pesquisa pós-factual e também o estudo de campo.

 

Como fazer delineamento de pesquisa?

Aprender como fazer delineamento de pesquisa é uma tarefa complexa. Ela demanda uma série de etapas e uma cuidadosa reflexão. É preciso estabelecer um conjunto de coisas para que posteriormente se defina qual será o delineamento.

Mostraremos adiante um passo a passo detalhado para que você saiba como fazer delineamento de pesquisa.

1. Escolha do tema

A primeiríssima etapa do delineamento é a escolha do tema. O pesquisador, no caso você, selecionará um assunto para que o mesmo seja investigado e, dentro desse estudo, defina o problema da pesquisa.

O tema é o assunto que se deseja investigar, conhecer, destrinchar.

 

2. Problematização

Das fases da descoberta sobre como fazer delineamento de pesquisa, a problematização é uma das mais importantes. É ela que confere o caráter objetivo, formal da pesquisa.

É com a problematização do objeto estudado que se busca as explicações, a compreensão do fenômeno estudado.

Podemos caracterizar a problematização como uma espécie de defasagem entre aquilo que uma determinada coisa é e o que ela deveria ser. Para ela conseguir chegar a esse ponto é necessária uma solução, com poder de mudanças os aspectos ruins.

 

3. Hipótese

A hipótese é uma proposta que funciona como uma tentativa de averiguação da validade e legitimidade da resposta existente para o problema encontrado.

É como se fosse uma solução provisória, que precede a constatação dos fatos e que precisa ser experimentada para saber se ela é válida ou não.

 

4. Objeto de pesquisa

É o ponto específico dentro do tema, que será analisado. É o elemento-chave no qual reside o problema.

 

5. Objetivos gerais e específicos

Podemos definir os objetivos gerais e específicos como os caminhos que deverão ser percorridos para a compreensão e análise do objeto de pesquisa.

Eles são o que você pretende fazer na pesquisa, são metas com delimitação bem específica.

 

6. Variáveis

São propriedades aspectos ou fatores que podem ser discernido no objeto de pesquisa.

 

7.  Justificativa

Em poucas palavras, caracteriza-se a justificativa como uma explicação dada para falar a respeito da importância de se estudar o tema proposto. É a comprovação da validade e utilidade da pesquisa realizada.

 

8. Pesquisa bibliográfica/documental ou pesquisa experimental

Como já dissemos, existem duas modalidades de delineamento de pesquisa, que é a pesquisa bibliográfica/documental e a pesquisa experimental. Qual delas você vai utilizar dependerá do objeto a ser estudado.

Ela auxiliaram na definição dos contornos da pesquisa como um todo e formulação do problema e suas respectivas hipóteses.

 

Exemplo de delineamento de pesquisa

Um exemplo de delineamento de pesquisa é quando você deseja efetuar um estudo sobre a historiografia brasileira do século XIX.

Nesse caso, você precisará selecionar e coletar os documentos (trabalhos historiográficos dos autores da época) de um autor que seja relevante, o que pode ser encontrado no site do IHGB, por exemplo.

Como pode ser observado, você precisou fazer uma pesquisa documental para conhecer diferentes historiadores do século XIX, ler os trabalhos e analisar qual dele ajuda na compreensão da lacuna verificada.

Outro exemplo de delineamento de pesquisa, agora valendo-se da pesquisa bibliográfica, é a compreensão e análise da fortuna crítica a respeito do escritor português José Saramago, por exemplo. Você lerá periódicos, anais de congressos, dissertações e teses.

Podemos fornecer como exemplo de delineamento de pesquisa um estudo de caso a respeito de mulheres vítimas de violência doméstica nos bairros periféricos da cidade de São Paulo. Para isso serão usados formulários, questionários e entrevistas, por exemplo.

 

Aprendendo como fazer delineamento de pesquisa

Agora que você aprendeu como fazer delineamento de pesquisa, o desenvolvimento do seu trabalho ocorrerá de forma mais tranquila e os resultados serão muito mais satisfatórios.

Como é de se esperar, um dos resultados dessa pesquisa é a elaboração do TCC. Para saber como elaborar um TCC, vale muito a pena você entrar na página do Projeto Acadêmico. Aqui você encontra todas as instruções necessárias para fazer um TCC exemplar.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas