Escolher o tema certo para o trabalho de conclusão de curso de marketing é uma grande tarefa. Essa missão é dada aos estudantes dos cursos de graduação, sendo um dos requisitos necessários para o término do curso superior. Embora isso seja simples para algumas pessoas, há alguns pontos importantes que os estudantes devem considerar ao escolher o tema do TCC.
Se você é estudante de marketing e ainda não escolheu o tema do seu trabalho de conclusão de curso, acompanhe este post até o final e veja várias dicas de temas para TCC de marketing. Além disso, falaremos algumas dicas úteis para você escolher seu tema com sabedoria. Confira tudo isso a seguir!
Como escolher o tema certo?
Os temas podem ser definidos pelas instituições de ensino ou serem de livre escolha de cada estudante. Para definir um tema para o seu TCC é importante considerar uma coisa muito importante: você fará o TCC sozinho, ou será um trabalho em grupo? Caso seja em grupo, é importante que todos aprovem a escolha do tema. Agora, se o TCC for feito de forma individual, você poderá adotar critérios próprios para a escolha do tema. Veja a seguir como escolher o tema certo nos dois casos:
TCC individual
- Use critérios;
- Classifique os temas em áreas de estudo;
- Aposte nos estudos que você mais gosta;
- Procure por temas dentro da área que você pretende atuar.
TCC em grupo
- Crie critérios com os demais integrantes do grupo;
- Liste as áreas de estudo de maior interesse;
- Procure por temas em áreas que agradem a todos os integrantes;
- Faça votações justas para decidir o tema.
A escolha do tema certo para o seu trabalho é algo de grande importância, principalmente se você fará o trabalho sozinho. Dependendo do que for abordado em seu trabalho, você poderá utilizar esse TCC para mostrar ao mercado de trabalho o quanto você se interessa pelo que foi abordado em seu estudo.
Modelos em PDF de TCCs sobre Marketing:
- http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/3263/TCC%20-%20FRANCILELLI.pdf?sequence=1
- http://tcc.bu.ufsc.br/Adm289573.pdf
- https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5989/1/TCC%20ANA%20LETICIA.pdf
- http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/48838.pdf
- http://www.tecsoma.br/tcc_administracao/MONOGRAFIa%20jose%20augusto.pdf
- https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0611180480.pdf
- https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/585/1/DGarcia.pdf
- https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67496/000868845.pdf?sequence=1
- https://usj.edu.br/wp-content/uploads/2015/07/TCC-ALICE-PLANO-DE-COMUNICA%C3%87%C3%83O-INTEGRADA-DE-MARKETING-UMA-ESTRAT%C3%89GIA-DE-DIVULGA%C3%87%C3%83O-DA-MARCA-BANDA-%E2%80%9CX%E2%80%9D.pdf
- http://www.facima.edu.br/instituto/revista/arquivos/revista_facima_ano_1_importancia_marketing_empresarial.pdf
Dicas de temas para TCC de marketing
Para ficar mais simples de escolher tema ideal para o seu TCC, listamos os temas de acordo com algumas áreas do marketing. Confira a seguir algumas ideias que podem ser úteis para o seu TCC de marketing:
Marketing para empresas
- O marketing e sua importância para pequenas empresas;
- Como o marketing pode ajudar empresas iniciantes a crescer;
- Marketing e seus pilares nos ambientes empresariais;
- A importância do marketing para o engajamento das empresas;
- Principais estratégias de marketing que ajudam empresas no mundo todo.
Marketing na internet
- Como o marketing digital influencia as pessoas na internet;
- Marketing através das redes sociais;
- A importância de ter canais digitais para o marketing empresarial;
- Evolução do marketing para as mídias digitais;
- Porquê o marketing digital é importante para as estratégias publicitárias.
Marketing para eventos, esportes, cultura e políticos
- Influência do marketing cultural na vida das pessoas;
- Como o marketing para políticos influencia as decisões de voto em eleições;
- A criação de fãs esportivos através do marketing;
- Como o marketing é importante para a divulgação de grandes eventos.
Marketing conceitual
- A psicologia do marketing e as decisões de compras dos consumidores;
- A história do marketing e a evolução das publicidades no mundo todo;
- Gatilhos mentais: a importância de utilizar mecanismos que levam a ação dos consumidores;
- Emoções que resultam em compras ou contratações de serviços;
- PNL, hipnose e técnicas subliminares do marketing.
Temas variados
Além das áreas específicas que citamos anteriormente, fizemos uma lista mais extensa com 20 temas variados que você poderá abordar em seu TCC. Confira as sugestões:
- A escolha do nicho de mercado ideal para um negócio;
- Estratégias de marketing para e-commerce;
- O marketing como decisão de compra para vendas;
- Marketing no varejo e suas vantagens;
- A importância do marketing para a publicidade de marcas;
- Como o marketing pode ser utilizado no mercado de conveniência;
- Estratégias de marketing úteis para qualquer negócio;
- Fundamentos do marketing na era digital;
- Marketing pessoal como estratégia para o mercado de trabalho;
- Papel dos influenciadores digitais e sua importância para as vendas;
- As estratégias de marketing mais utilizadas no mercado da moda;
- Principais processos internos que levam as decisões de compra dos consumidores;
- Plano de marketing e seus principais desafios para a publicidade de uma empresa;
- Segmentação do mercado através de ações de marketing;
- Comportamento do consumidor diante das estratégias de marketing;
- A importância de sites e blogs para o marketing empresarial;
- Telecomunicações como estratégias de marketing para a modernidade;
- Quais estratégias de marketing são eficazes para pequenas empresas;
- O mercado de petshop na visão do marketing;
- O poder e influência das marcas na decisão dos consumidores.
Dicas para fazer um bom TCC
Além de todas as dicas que já mencionamos até aqui, e temas que você poderá se inspirar para fazer seu TCC, nós reunimos uma seleção de dicas incríveis que te ajudarão a criar um TCC de qualidade. Então confira a seguir quais são todas essas dicas:
Planeje seu TCC
Todo projeto precisa de um bom planejamento para ser executado. Você como estudante de marketing, deve ter em mente que um trabalho de conclusão de curso de marketing é muito mais do que um trabalho comum de faculdade. Embora o TCC possa ser só um trabalho para outros cursos, para quem é estudante de marketing é um desafio enorme, ainda mais porque você terá que convencer quem estiver ouvindo sua apresentação de todos os argumentos utilizados no seu trabalho.
Pense que seu TCC é um projeto que você precisa entregar para uma empresa. A banca examinadora é seu cliente e você precisa convencer, através de suas estratégias de marketing, que seu trabalho merece grande reconhecimento. Nesse caso, comece do começo: planeje seu TCC. Com um planejamento completo você poderá fazer tudo por etapas e manter todo o seu trabalho organizado.
Pesquise muito
Antes de fazer, afirmar ou argumentar qualquer coisa, você precisa de dados que comprovem seus argumentos. Um bom TCC não é composto por achismos, mas sim por dados estatísticos, citações de pessoas importantes, pesquisas feitas por fontes confiáveis, entre outros aspectos que proporcionam credibilidade para o seu trabalho. Lembra que seu TCC é como se fosse um projeto de marketing? Então utilize as técnicas que você aprendeu em seu curso para influenciar a decisão dos seus examinadores. Mas faça isso no bom sentido! Faça isso mostrando o quanto você aprendeu em seu curso e quantas pesquisas fez para chegar ao final do seu TCC.
Obrigada pelas dicas
Exelente. Me ajudou muito.