Delineamento Experimental: tipos, exemplos, aprenda como fazer

Descubra o que é delineamento experimental e como fazê-lo.

Chega o momento na vida de qualquer estudante em que é preciso realizar o TCC. O delineamento experimental é basicamente o plano ou metodologia para a produção de qualquer trabalho acadêmico.

Significados do termo

O termo “delineamento experimental” pode ter vários significados e dizer respeito a mais de um aspecto, mesmo quando se trata de um trabalho acadêmico. É preciso que você entenda o conceito e utilização para poder traçar um rumo na produção do seu trabalho acadêmico.

Delineamento experimental no sentido de metodologia

O termo “delineamento experimental” pode ser relacionado a uma metodologia para a produção de um trabalho acadêmico, sendo, ou não, relacionado às pesquisas para o desenvolvimento do tema.

Nesse caso, delineamento experimental se trata da organização dos itens e unidades experimentais apresentados no trabalho, assim como também podem referir-se aos resultados e conclusões.

Delineamento experimental no sentido de pesquisa

O termo também pode se referir, especificamente, à pesquisa experimental e todo o seu desenvolvimento no trabalho acadêmico. Nesse caso, é preciso entender toda a metodologia de uma pesquisa experimental, já que existem vários tipos de pesquisas.

Delineamento experimental em significados externos

Ele também pode ter relação direta com significados externos ao tema de produção acadêmica. Um exemplo disso é quando se trata de um desenho. O termo “delineamento” é sinônimo de esboço ou traçado. Um designer de moda, designer gráfico, ou arquiteto, poderia produzir um delineamento experimental para seu projeto. Nesse caso o termo “delineamento” se refere ao esboço de algum desenho ou ilustração.

O termo também tem relação com a biologia e com pesquisas experimentais, especial laboratoriais. O que pode ter uma relação direta com a questão acadêmica.

Trabalhando com o termo

Quando se trata de delineamento experimental, como plano ou metodologia para a produção do seu trabalho acadêmico, estamos falando de pesquisa e experiências. Diferente da pesquisa bibliográfica, trata-se de algo mais prático. Veja as características da pesquisa experimental:

  • É principalmente baseada na observação;
  • Aborda e apresenta resultados quantitativos ou qualitativos;
  • É dividia em diferentes grupos de experimentos, de acordo com o contexto para que se chegue no resultado almejado;
  • A pesquisa científica contém variáveis que podem mudar o seu rumo;
  • Traz resultados concretos, possuindo maior credibilidade dentre os tipos de pesquisa.

A pesquisa científica é basicamente prática, mas também requer uma apresentação de anotações e estruturação. A organização da parte escrita geralmente é feita nas normas da ABNT, mas isso depende da instituição, principalmente se tratando de algo profissional e não acadêmico.

Ainda assim, é importante saber qual é a estruturação de pesquisa padrão para o delineamento experimental, pois mesmo que não deva seguir as regras da ABNT, não correrá o risco de ficar incompleto.

Delineamento experimental diz respeito a todo o plano de estruturação da pesquisa experimental.

banner delineamento experimental

Delineamento inteiramente casualizado

É outro tipo de delineamento, se tratando de pesquisas experimentais. Se trata de algo mais simples, onde cada experimento é tratado de maneira aleatória, ao acaso. É normalmente utilizado em laboratórios, onde os riscos são controlados.

Quando pensar em delineamento inteiramente casualizado, sempre relacione à biologia, física ou outros segmentos científicos de caráter laboratorial. Não é um termo tão abrangente quanto o delineamento experimental.

Tratando o delineamento experimental como um esboço do trabalho

Como o próprio nome já diz, é quando você utiliza esboços e rascunhos para produzir o seu trabalho acadêmico, podendo incluir ou não a parte de pesquisa. Nesse caso inclui-se toda a metodologia do trabalho, inclusive a agenda, cronograma, orçamentos, etc.

Ainda assim, trata-se sempre de algo prático. Tenha isso em mente quando pensar sobre o que é delineamento experimental, sobre quaisquer hipóteses.

Dicas para fazer o seu delineamento experimental

O delineamento experimental basicamente trata-se do roteiro e da metodologia do seu trabalho, de uma maneira prática. Confira os itens abaixos para melhor compreensão:

  • Defina um tema para o seu trabalho e resultados concretos. Você precisa seguir um caminho sabendo onde deseja chegar, mesmo que não consiga por conta de alguma variável;
  • Observação é o principal, então todo o desenvolvimento do trabalho deve ser anotado. Se tratando de uma pesquisa de caráter experimental, isso é crucial, já que ela gira em torno da observação;
  • Os menores resultados podem ser peças ou passos para um resultado maior. Não despreze as pequenas mudanças de rumo que surgem na sua pesquisa ou desenvolvimento do trabalho;
  • A agenda é crucial. As datas das pesquisas precisam ter um término para que a produção escrita e apresentação do trabalho se iniciem;
  • A metodologia da pesquisa de caráter experimental é necessária para que sua proposta tenha consistência e objetividade;
  • Defina o local onde tudo ocorrerá;
  • Separe cada item ou fator, se houver mais de um e faça anotações individuais sobre cada um, além das anotações sobre as reações e resultados quando em conjunto.

Áreas de uso do delineamento experimental

O delineamento experimental é definitivamente predominante nas áreas laboratoriais e exatas, o que não impedem de estarem presentes nas áreas humanas, por exemplo, em experimentos sociais ou pesquisa de campo.

Ou mesmo nos campos artísticos, desde a maquiagem até a arquitetura, mas com uma conotação totalmente diferente.

Sobre o estudo experimental

A principal função do estudo experimental é trazer algo novo. Geralmente busca determinar um efeito causal entre dois ou mais efeitos ou fatores. O sucesso do estudo depende de uma rígida metodologia científica para organização e apresentação dos dados úteis obtidos por meio dos experimentos.

Dentre os tipos de estudo, o experimental é o que ganha mais prestígio, por se basear em observação e algo prático, praticamente não pode ser questionado, diferentemente de estudos bibliográficos, teóricos, etc. Mas isso não ocorre em detrimento dos outros estudos, já que eles se complementam.

Produzindo seu trabalho acadêmico com qualidade

Se você quer entender melhor sobre como funciona a pesquisa experimental, veja todos os detalhes nesse site, o Projeto Acadêmico. Aqui você encontra todas as informações necessárias para o seu TCC, pesquisas e desenvolvimento de quaisquer trabalhos de natureza acadêmica ou científica, normas da ABNT e muito mais para produzir o melhor trabalho possível.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas