Como Fazer Referência de Revista: normas ABNT, dicas e exemplos

O TCC e outros trabalhos acadêmicos é uma realidade dos estudantes de cursos técnico, tecnólogo, graduação e pós-graduação. Dentro desses trabalhos, normas e regras são sempre cobrados dos estudantes na hora de formatar e citar as fontes pesquisadas. Se você está pesquisando para um trabalho acadêmico e resolveu tomar como referência uma reportagem lançada em uma revista, saiba como fazer isso de acordo com as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Neste post vamos mostrar como os alunos de todos os cursos devem fazer para dar referência de revista de acordo com as normas da ABNT. Veja quais são os pontos importantes para o uso desta importantíssima norma de formatação. Veja tudo isso a seguir!

revistas cientificas

O que é referência ABNT?

Toda vez que um estudante deve cumprir com a entrega de um trabalho acadêmico existe a necessidade de ser utilizadas normas para a entrega deste trabalho. Uma dessas normas é a ABNT, que é um conjunto de normativas que regem a forma de pesquisa, mas principalmente a forma como a edição e formatação do trabalho devem ser apresentadas a instituição de ensino. Como Referenciar Imagens no TCC: regras ABNT, nossas sugestões e dicas

Dentre o conjunto de normas que regem a forma como o aluno deve apresentar o seu trabalho, podemos ver regras específicas ligadas as referências utilizadas em trabalhos acadêmicos, como são as regras de referências de jornais, revistas e conteúdos extraídos da internet. Em específico, as regras de referências de conteúdos extraídos de revistas estão ligadas ao fato do aluno citar algo ou um conteúdo completo extraído de uma revista qualquer.

Não importa qual seja o conteúdos extraído, as regras de citação de revistas incluídas no conjunto de normas ABNT também serão cobrados. Desta forma, é extremamente importante que os alunos que partem para essa abordagem fiquem atentos às regras sobre a utilização de citação de revista e façam isso dentro das normas de exigências. Neste post, vamos focar nas normas ABNT, mas é interessante que o aluno siga as normas cobradas pela instituição de ensino onde estuda, pois as regras podem ser referentes as normas ABNT, Vancouver ou APA. Como fazer Referencial Teórico: veja nossas dicas e exemplos práticos

Como fazer referência de revista ABNT?

A grande maioria das pessoas somente sabem que é possível fazer referência de livros em um trabalho acadêmico. Mas é possível fazer referências com citações de livros, jornais, revistas, conteúdos extraídos da internet, e de outros trabalhos acadêmicos, tudo respeitando as normas técnicas cobradas pela instituição de ensino e respeitando os autores em cada uma dessas citações.

Mas sabendo disso, é importante também entender como serão feitas as referências extraídas de revistas. De acordo com as regras exigidas, é extremamente fácil citar fontes de revistas em trabalhos acadêmicos. Para fazer o procedimento correto de citação de um conteúdo extraído de uma revista em um trabalho de TCC, tenha a fonte de informações sobre a revista de onde extraiu o conteúdo, o título do periódico com subtítulo se for esse o caso, o local onde foi publicado o artigo, a editora responsável pela publicação, o número e o volume da edição. As datas com dia, mês e ano também devem ser publicadas. Outros elementos também podem ser anotados para uma melhor referência.

Como referenciar uma matéria de revista em seu TCC?

Para referenciar uma matéria de revista em qualquer trabalho acadêmico, você pode citar um conteúdo em partes ou em sua totalidade. Porém, se o seu intuito é citar o conteúdo completo de uma revista, o caminho é bem específico. A referência completa da citação de um conteúdo composto de um artigo de revista deve trazer o nome do autor ou autores, o título da matéria, o nome da revista, o local, ano, volume, as páginas iniciais e finais e todas as datas.

exemplo referenciar revista no tcc
Artigo em revista: AUTOR do artigo (sobrenome, pronome). Título do artigo. Título da revista, local de publicação, volume, ano, número, página, data. Exemplo: TOURINHO NETO, F.C. Dano ambiental. Conulex: revista jurídica, Brasília – DF, ano 1, n. 1, p , fev SIMAS, FILHO, M. Ferrão de marimbondo. Isto é, Cajamar , n. 1717, p , 28 de mar Obs: Como mostrado nos exemplos acima, as palavras Neto e Filho não configuram sobrenome e, na referência, devem ser acompanhadas do sobrenome do/ autor/a.

Exemplos de referência de citações extraídas de revistas

CASTRO, Maria Fernandes de Aguiar de. Avaliação dos métodos educacionais brasileiro: conceitos e perspectivas. Ensaio: avaliação das políticas públicas envolvidas na educação de jovens e adultos, São Paulo, v. 7, n. 21, p. 350- 365, jun./set. 1999.

GADELHA, Francisco A. Lajes; COSTA, Maria Silveira. Segurança e desenvolvimento no Brasil: conceitos e desafios. Revista de Segurança Pública, Rio de Janeiro, v. 47, p. 14-21, dez. 2015.

SILVEIRA, L.; MENDONÇA, R. R. Diabetes: um problema nacional. Revista de Saúde, Rio de Janeira, v. 14, n. 2, p. 199-218, 2014.

É muito importante que ao fazer citação com referência de revista digital, o aluno disponibilize referências do site e do documento digital no TCC. Exemplo: Disponível em: <http://ds.doi.org/10.1271/16 4405810806700831>. Acesso em: 8 ago. 2019. Aprenda como fazer Referência de Site no seu TCC nas normas ABNT

Dicas para escolher conteúdos de revistas para o TCC

Os conteúdos lançados em jornais, revistas, livros e na internet são conteúdos que devem ser citados sem medo em um TCC. Mas, além de estar atento a parte técnica da coisa e saber citar e dar as referências da forma certa, é fundamental também que o estudante saiba escolher a fonte certa para sua pesquisa. Falando mais especificamente da pesquisa do que da formatação, busque em reportagens de revistas um trecho ou um conteúdo inteiro que de fato irá enfatizar e validar algo que você está dizendo em seu TCC.

Neste caso, não hesite em pesquisar bastante sobre os conteúdos ligados ao tema escolhido e tenha esses conteúdos a seu favor. Cruze o máximo de informações possível em revistas científicas de todos os tempos e nações, e saiba que você já tem a seu favor todos os dados sobre o autor obrigatórios em cada revista, além das datas e tudo mais. Em comparação com um material digital qualquer que tenha peso, porém sua autoria é duvidosa, tratando-se de uma revista isso já não acontece.

Ainda que seja uma revista digital, siga o exemplo dado logo acima para referenciar uma citação de conteúdo extraído de revista sem complicações. É mais fácil optar por revistas que tratam de assuntos científicos na grande maioria dos casos, mas isso não é uma regra e todas as revistas podem ter trechos com afirmações de outros autores que falam algo ligado ao tema que você decidiu abordar em seu TCC. Siga essas e outras dicas sobre como escolher conteúdos de revista para o seu TCC e use esta fonte rica em informações no seu trabalho acadêmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *