Folha de Rosto TCC (ABNT): o que é, como fazer, modelo e sugestões

Apesar de não parecer, a folha de rosto é um item importante do trabalho de conclusão de curso. É a identidade, a apresentação, uma espécie de “cartão de visitas” do seu trabalho.

Quando estamos fazendo um TCC, nos preocupamos com inúmeras coisas que pensamos serem mais importantes. O tema, as obras de referência, pré-projeto, etc.

Ficamos aficionados em entregar o melhor conteúdo possível. No entanto, há pequenos elementos que vamos perceber somente na hora de fazer o trabalho, como a folha de rosto

Neste artigo vamos ver juntos como fazer adequadamente uma folha de rosto para um trabalho de conclusão de curso. Vamos verificar as regras que devem ser seguidas e detalhes teóricos definidos pela ABNT ― Associação Brasileira de Normas Técnicas.


Dica importante: se você quer saber mais sobre a aplicação das normas da ABNT nas diferentes partes do TCC, acesse aqui.


folha de rosto ABNT

 

O que é a folha de rosto?

De acordo com a NBR 14724 a folha de rosto é a “folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho”.

Vale destacar que constam dados tanto no anverso (parte da frente) quanto no verso (a parte de trás) da folha.

A folha de rosto  vem logo depois da capa e é elemento obrigatório no trabalho acadêmico.

Como já citado, as regras exigidas para fazer uma folha de rosto para trabalhos acadêmicos estão definidas pela NBR 14724 (Informação e documentação — Trabalhos — acadêmicos — Apresentação). Vejamos como elaborá-la.



 

Dados que constam na folha de rosto

Em um modo geral, os dados que constam na folha de rosto, determinados pela NBR 14724 são:

  • Nome do autor (ou autores quando houver mais de um);
  • Título;
  • Subtítulo (quando houver);
  • Volume (este caso é bem menos usual, pois as monografias estão cada vez mais objetivas);
  • Ementa.

 

A ementa é formada por várias informações:

  1. Natureza do trabalho: Se o trabalho acadêmico se trata de uma tese, dissertação, TCC’s e outro trabalhos de natureza acadêmica. No nosso caso trata-se do trabalho de conclusão de curso;
  2. Objetivo: para que o trabalho foi realizado, como obtenção em aprovação em uma disciplina, obtenção de grau de mestre, doutor, especialista, etc;
  3. Instituição: a universidade em que o trabalho foi elaborado;
  4. Área de concentração: a área de pesquisa do trabalho;
  5. Nome do orientador e coorientador quando houver;
  6. Cidade;
  7. Ano.

Com todos estes itens definidos, monta-se um pequeno texto. Exemplo:


Monografia apresentada à banca examinadora da Universidade de Taubaté – Unitau – como requisito para a obtenção de título de Bacharel em Comunicação Social – habilitação em jornalismo sob a orientação do Professor Doutor Marcelo dos Reis Pimentel.


 

Formatação da folha de rosto

O estudante precisa ficar ligado na formatação da folha de rosto, que tem dados bem definidos. Veja as especificações:

 

 

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES)

(Limite da margem superior -Fonte 12, CAIXA ALTA, sem negrito)

 

 

TÍTULO e SUBTÍTULO

(título: fonte 12, em negrito, se houver subtítulo deve ser precedido de: fonte 12, sem negrito, CAIXA ALTA)

Trabalho apresentado à banca examinadora da (nome da instituição), como requisito para a obtenção do título de bacharel (licenciatura ou tecnólogo) em (nome do curso), sob a orientação do professor (nome do professor).

(fonte 11, espaçamento simples entre linhas, recuo 7 cm da margem esquerda)

 

 

CIDADE

ANO

(Limite da margem inferior, fonte 12, CAIXA ALTA)

 

*Vídeo postado por NIAH História

 

Verso da folha de rosto

De acordo com  o que define a NBR 14724 no verso da folha de rosto “Deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente”.

 

Código de Catalogação Anglo-Americano

Se há no Brasil a ABNT para padronizar as normas em geral no país, o Código de Catalogação Anglo-Americano é direcionado à organização de obras de toda a espécie.

Simplificando, nada mais é do que aquela ficha que vem em todos os livros contendo dados e códigos como ISBN, nome do autor, editora, áreas em que a obra é direcionada, direitos autorais, número da edição, em caso de obra estrangeira o título original, entre outros.

Como a monografia trata-se de uma publicação oficial, é obrigatória a ficha de catalogação.

Nesta ficha deve constar:

  • Título por extenso;
  • Registro;
  • Ano;
  • Nome por extenso do orientador;
  • Natureza;
  • Nome da instituição;
  • Assuntos;
  • Sobrenome;
  • Nome;
  • Novamente o nome da instituição;
  • Título.

 

Você não está sozinho

A elaboração de um trabalho de conclusão de curso para um universitário representa bem mais que um simples trabalho. É a visualização concreta da vitória, da superação, de toda luta em quatro, cinco ou até mais anos de estudo.

Para muitos, representa a realização de um sonho. Sonho este às custas de muito suor, tanto no trabalho para poder pagar a faculdade, tanto na faculdade para poder chegar ao final.

Este sonho de ter um curso superior ainda é muito presente no brasileiro. Sinal disso é o mercado crescente de faculdades à distância (EAD), programas de acesso à universidade como Prouni, financiamento de cursos como FIES.

Por isso, falar de TCC vai muito além de teoria, de regras, de normas, de temas. Falar de TCC é falar de futuro. O TCC significa vitória. Por esta razão deve ser levado tão a sério

Mas por que estou falando tudo isso? Porque há pessoas que se dedicam exclusivamente para ajudar outras que estão nesta fase da vida. Que estão na formulação de seu TCC.

Pessoas como as do Projeto Acadêmico. O Projeto Acadêmico é muito mais que um site. É um refúgio para aquele estudante que se vê sozinho e precisa de ajuda. Que se sente solitário mesmo em meio a uma sala de aula cheia. Pois só ele sabe a angústia que está sendo a jornada do TCC.

A missão do Projeto Acadêmico é proporcionar a solução para este estudante. Proporcionar a serenidade de poder fazer um trabalho de conclusão de curso com tranquilidade.

Pra que quando chegue a hora de apresentar frente a banca examinadora, o estudante possa chegar confiante e apresentar a concretização do seu sonho sendo realizado e tendo como recompensa a nota dez!

Acesse agora o Projeto Acadêmico. Continue a navegar pelo site e aproveite o vasto conteúdo oferecido a você. São inúmeras informações que, com toda certeza, serão muito úteis para você.

Diante de tudo, o Portal Acadêmico coloca-se a disposição e deseja boa sorte nessa jornada inesquecível e marcante na sua vida. A jornada do TCC.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas