Tabelas, Gráficos e Imagens no TCC

Descubra como estruturar figuras no TCC corretamente!

Chega o momento na vida de todo estudante em que é preciso produzir seu trabalho de conclusão de curso. É comum que se utilizem tabelas, gráficos e imagens no TCC para enriquecer e fundamentar suas ideias, mas você sabia que existem regras específicas para inserir imagens no TCC de acordo com as normas da ABNT? Descubra tudo nesse texto.

 

Definindo imagens no TCC

De acordo com a ABNT, figuras são qualquer tipo de imagens que apareçam no seu TCC, como ilustrações, fotografias, tabelas, gráficos. Qualquer imagem inserida dentro de um trabalho acadêmico precisa seguir o padrão de normas da ABNT, principalmente um trabalho de conclusão de curso.

As imagens podem se dividir em três categorias: quadros, tabelas e figuras. Cada uma com características específicas, além de possuírem normas únicas de estruturação, de acordo com as regras da ABNT.

Quadros

Os quadros são, geralmente, formados por linhas verticais e horizontais e devem ser fechados em suas extremidades. São utilizados para expressar dados qualitativos, diferentemente das tabelas.

Tabelas

Tabelas são formadas por linhas verticais, mas mantém as extremidades abertas, sendo utilizadas para expressar dados quantitativos.

Figuras

É uma categoria muito mais abrangente, incluindo fotografias, ilustrações, gravuras, gráficos, mapas, fluxogramas, etc.

exemplo de gráfico tcc

 

Normas ABNT para as imagens no TCC

Ao inserir tabelas, gráficos e imagens no TCC, as regras de introdução e referências no desenvolvimento são iguais. No entanto, quando se pretende criar listas, existem orientações específicas para tabelas, figuras e quadros.

Veja abaixo como inserir e referenciar imagens no seu TCC, seguindo as normas da ABNT:

  • Insira a imagem centralizada em qualquer hipótese, independente do tipo de imagem (figura, tabela ou quadro) ou tamanho;
  • Na parte superior à imagem, insira a legenda da imagem, seguido de um travessão para o próximo passo;
  • Identifique seu gênero (fotografia, ilustração, fluxograma, tabela, quadro, etc) logo após a legenda;
  • Identifique o número da figura, de acordo com a ordem em que ela aparece no desenvolvimento. Se for a primeira figura do texto, insira o número “1”, se for a segunda, o número “2” e assim por diante;
  • Na parte inferior à imagem você deve referenciar a origem, citando o autor, autores e fontes;
  • A parte superior deve ser escrita com fonte normal, enquanto a parte inferior deve ser escrita com fonte tamanho 10;
  • Você deve referenciar o autor, sempre, mesmo que a imagem seja de autoria própria.

 

Criando listas de imagens

Agora que você já sabe estruturar figuras no TCC, precisa entender como criar listas. As listas são elementos não obrigatórios, mas que podem auxiliar muito a tornar seu trabalho mais rico e organizado visualmente.

A lista de imagens deve ser inserida antes do sumário, sendo que ambos possuem estruturas muito parecidas e é extremamente recomendado criar uma lista caso seu TCC contenha 10 imagens ou mais. Confira abaixo as orientações para criar listas de imagens em seu TCC:

  • O processo para criar uma lista de quadros, tabelas ou figuras é basicamente o mesmo, diferindo em poucos pontos;
  • Antes do sumário você introduz o item “Lista de figuras”;
  • Escreva “Figura 1”, seguida de um travessão com a legenda da imagem (a mesma que precisa estar no desenvolvimento). Ao final da página introduza a página do trabalho em que a figura se encontra;
  • Siga o mesmo processo do sumário, utilizando pontos finais para preencher o espaço, até chegar ao número da página;
  • Lista de tabelas e de quadros precisam de listas específicas, separadamente das listas de figuras;
  • Você pode criar uma lista de figuras geral, como orientado acima, ou pode criar listas específicas, por exemplo, “Lista de fotografias” ou “Lista de ilustrações”. O processo é o mesmo, a única diferença é que estará mais subdividido.

exemplo de lista de imagens no TCC

 

Imagens na bibliografia

Na bibliografia o processo de referenciar as imagens é basicamente o mesmo feito ao introduzir imagens no seu TCC. Você escreve “Figura 1”, a legenda da imagem e a página em que aparece. O mais importante é inserir as fontes e autores da imagem, mesmo que sejam de autoria própria.

Você também deve inserir todas as informações que são relevantes no seu trabalho nesse ponto, por exemplo, a data em que a imagem foi coletada ou inserida no trabalho, desde que isso seja algo pertinente ao seu TCC. Não trabalhe nisso se não tiver relevância nenhuma.

 

Orientações gerais para inserir imagens em seu TCC

  • Procure inserir imagens de qualidade na medida do possível. A questão estética do trabalho também é importante e pode influenciar muito na impressão do TCC para a banca;
  • Não se esqueça de citar fontes e autores em hipótese alguma. Isso é uma questão de ética e que pode acarretar em problemas judiciais. Lembre-se que o TCC é um trabalho sério;
  • A não ser que você esteja fazendo um curso extremamente visual, evite o excesso de imagens no seu trabalho;
  • Mesmo que você esteja concluindo um curso que envolve muita escrita e pouco estímulo de imagens. Encontre maneiras de inserir imagens pertinentes ao seu tema, para enriquecer seu TCC e dar espaço para “respiração” na leitura;
  • Crie lista de imagens somente se seu trabalho possuir uma quantidade considerável. Não precisa criar uma lista, caso ele possua 5 tabelas ou quadros. O número mínimo recomendado é 10, mas isso não é uma regra;
  • Trabalhe as listas de imagens depois de terminar o trabalho, assim você sabe em qual página cada imagem está. É um processo muito parecido com a criação do sumário;
  • Ao inserir imagens em seu TCC, principalmente gráficos, tabelas, fluxogramas, etc, certifique-se de que são de fontes confiáveis. Seu trabalho deve ter fundamento e referências.

 

Elaborando seu TCC de maneira adequada

Agora você já sabe como introduzir imagens no seu TCC da maneira correta, seguindo todas as normas da ABNT. Nunca fique em dúvida sobre nenhum aspecto da produção de seu TCC. É um trabalho muito importante para ficar incompleto.

Se você tem alguma pergunta sobre qualquer item de seu TCC, acesse o site Projeto Acadêmico para encontrar todas as respostas. Você encontra tudo sobre projetos científicos, acadêmicos, TCCs e uso de normas da ABNT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *