Capa TCC seguindo a ABNT: dicas e sugestões para o seu trabalho

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Existem normas para fazer uma capa de TCC, elas precisam ser seguidas para a padronização e para a aceitação do seu trabalho de conclusão de curso.

A primeira parte de um trabalho, a apresentação, a que ficará exposta e mostrará do que se trata o conteúdo. De acordo com a definição de alguns dicionários, como o Dicionário Online de Português, capa é aquilo que cobre algo e o protege, nesse caso é muito mais que isso, é o que revela o que está por vir, feita de forma padronizada para ser julgada. Isso é uma capa de TCC.

O costume de fazer diversas capas para trabalhos ao longo dos anos escolares não te deixa especialista no assunto, para um trabalho de cunho científico, como o de conclusão de curso, é preciso que ela esteja dentro dos padrões e normas estabelecidos pelo conselho regulamentador. A associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O seu trabalho pode estar com um conteúdo incrível, muito bem feito, com uma metodologia científica bem definida e explicada, com um ótimo referencial teórico, mas a capa é a que deixará a primeira impressão, por esse motivo e pela norma estabelecida, a deixe dentro dos padrões.

Agora que você já sabe a importância de fazer uma capa dentro das normas da ABNT, continue lendo esse artigo e veja como fazer uma capa para TCC.

 

Normas ABNT para fazer uma capa

A NBR que normatiza a produção da capa de TCC é a NBR 14724/2011, disponível desde de 2011.

Ela diz tudo que uma capa precisa ter. Você precisa saber quais as especificações de fonte, tamanho, espaçamento e também como deve ser o layout.

Agora veja quais são os itens obrigatórios e não obrigatórios em uma capa.

 

Capa dentro das normas da ABNT

  • Nome do autor. Elemento da capa que é opcional dentro das normas, confira na sua instituição se ela o adota como obrigatório;
  • Nome do autor. Deve ser colocado o nome de todos que fizeram o trabalho;
  • Título. É preciso que ele seja coerente com o trabalho, seja claro e não prolixo;
  • Subtítulo. Se o seu trabalho tiver subtítulo, o coloque após dois pontos;
  • Número de volume. Caso o TCC seja parte de um conjunto de produções, seja a primeira ou não, é preciso que seja identificado na capa;
  • Local (cidade) da instituição. O nome da cidade que o trabalho será apresentado;
  • Ano de depósito. Quando ele está sendo entregue.

Isso é tudo que pode e deve estar em uma capa, não permitido que ela seja enfeitada ou que as fontes para os títulos, como é de costume escolar, sejam alteradas para fontes mais redondas.

 

Como fazer uma capa para TCC?

Mas você deve estar se perguntando, como posso aplicar as normas para fazer uma capa? Como é a disposição dos elementos obrigatórios e dos opcionais?

Agora eu te mostrarei como fazer a capa dentro das normas da ABNT, veja o quão simples é.

 

Fazer a capa no Word

Esse processador de texto da Microsoft Office é o mais usado para redigir trabalhos, ele tem diversas funções que facilitam a aplicação das normas para fazer uma capa, facilitam para fazer o trabalho todo.

 

Primeiro passo, formatar a página

Abra o Word e certifique-se que a régua está visível, ela ajuda na visualização do trabalho.

primeiro passo capa ABNT

Caso ela não esteja, basta clicar em “Exibir” e depois selecionar a “Régua”.

passo 2 capa ABNT

Agora ajuste o layout, muitas pessoas fazem essa etapa após a inserção do texto, mas recomendo que sempre faça a formatação antecipadamente, pois isso gera menos problemas futuros.

Clique em Layout, depois em margens e margens personalizadas.

passo 3 capa ABNT

Você ajustará as margens de acordo com as especificações da ABNT, margens superior e esquerdas, três centímetros e as margens direita e inferior, dois centímetros.

No ícone “Papel”, confira se o formato da folha está em A4, em “Cabeçalho” o em “Espaçamento” precisa ser modificado para o número dois e no “Rodapé” também. Agora basta clicar em “OK”.

passo 4 capa ABNT

Volte para a página inicial do Word, clique na seta que abre as configurações de parágrafo, coloque “0” em “Recuo”, direita e esquerda, e “Espaçamento”, antes e depois de parágrafo. Em “Especial” selecione “Nenhum” e no “Espaçamento entre linhas”, selecione a opção “1,5 linhas”.

passo 5 capa ABNT

Agora a sua página está formatada!

 

Segundo passo, formatar o texto

Ainda na página inicial do Word, selecione a fonte de texto Arial ou Times New Roman, são os padrões da ABNT. Também mude o tamanho da fonte para “12”, centralize o texto e deixe a fonte em negrito.

capa ABNT fonte 12

Por último, selecione esta opção no Word, ela serve para que você possa visualizar a quantidade parágrafos do texto. Ela não aparece na impressão e para retirá-la basta clicar nela mais uma vez.

paragrafo capa ABNT

Agora que seu Word está formatado para atender aos requisitos das normas para fazer uma capa de TCC, veja como é o processo de fazê-la.

 

Terceiro passo, escreva as informações obrigatórias e as não obrigatórias, que você usará, na capa

INSTITUIÇÃO DE ENSINO (ELEMENTO OPCIONAL)  

Como dito, não é um elemento obrigatório nas normas da ABNT, então lembre-se de conferir se para seu caso é necessário e se há algum padrão próprio da faculdade.

Conte seis espaços entre os termos. (Pode variar se houver mais de uma linha no nome da instituição).

 

NOME DO ALUNO

 

Conte sete espaços entre os termos. (Pode variar se houver mais de uma linha no nome da instituição e/ou do aluno).

 

TÍTULO DO TCC

Subtítulo (elemento não obrigatório)

Número do volume

 

Os dois últimos itens precisam estar no final da página.

 

LOCAL (CIDADE) DA INSTITUIÇÃO

ANO DE DEPÓSITO

 

Este é padrão da ABNT para fazer uma capa, se houver dúvidas quanto aos espaços, lembre-se de sempre deixar tudo simétrico, bem dividido e centralizado.

Ainda resta alguma dúvida? Nós disponibilizamos um arquivo para você, formatado, pronto para inserir os dados referentes ao seu TCC. Clique aqui e o baixe de graça.

Continue nesta página, Projeto Acadêmico, e veja que fazer o seu TCC será muito fácil com este auxílio.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>