Aprenda como colocar Fórmulas e Equações corretamente no seu TCC (ABNT)

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Aprenda a usar qualquer tipo de equações e fórmulas no TCC.

Se você está prestes a fazer seu TCC, já percebeu que terá que conviver com as normas da ABNT. Nessa altura do campeonato não podem haver falhas desse tipo. Ao inserir fórmulas e equações no seu trabalho, você precisa garantir que tudo estará dentro dos conformes. Confira abaixo tudo o que precisa saber sobre o tema para que seu TCC seja produzido corretamente.


Produzindo seu TCC

Agora que você já chegou aqui, deve ter noção sobre as regras básicas da ABNT, como espaçamento, listas, bibliografias, etc. Caso contrário, não se preocupe. As dicas aqui servem para qualquer trabalho acadêmico que precisem estar nas normas da ABNT.

Assim como todos os tipos de inserções em um trabalho acadêmico como citações, ilustrações, fotografias, trechos e etc; possuem regras específicas para serem introduzidos, isso não é diferente com fórmulas, cálculos e equações.

Inserindo as equações e fórmulas no TCC

Vamos ao que interessa. Se está pensando que será algo muito difícil e complicado, você se enganou. Não se preocupe, pois não terá trabalho com isso. A introdução em si não possui regras específicas e nem nenhum trecho na ABNT falando sobre o assunto, mas existem condições especiais. Você vai entender melhor abaixo:

1. Introduzindo os números normalmente durante o texto

Você pode introduzir as equações e fórmulas no seu TCC normalmente durante o desenvolvimento. Basta ficar atento à legibilidade e ao espaçamento. Não use isso em hipótese alguma se houver uma sequência de fórmulas ou equações.

Por exemplo: “A fórmula de Bhaskara é Ax² + Bx² + c = 0 e a aplicação é…”. Nesse caso, deixe tudo perfeitamente espaçado e em negrito para destacar.

  • Se houver uma sequência, esse método não é recomendado, por questões estéticas e de legibilidade. Logo é recomendado para fórmulas, mas não para equações e cálculos
  • O negrito não é obrigatório, mas muito recomendado. Caso contrário os números podem se perder no processo, a legibilidade fica difícil e, geralmente, quando um TCC desse tema vai ser analisado, os números são o principal

2. Introduzindo os números separadamente

Esse método é mais recomendado para equações do que para fórmulas, a não ser que sejam grandes. Se trata de escrever cada fórmula ou parte da equação em uma linha específica. Você pode centralizar ou deixar à esquerda, depende do seu gosto e de como fica a estética do seu TCC. Confira o exemplo abaixo:

– 2x = – 27

4      

– 2x = – 27·4

– 2x = – 108

x = – 108

– 2

x = 54

Você também pode centralizar a equação se preferir.

– 2x = – 27

4      

– 2x = – 27·4

– 2x = – 108

x = – 108

– 2

x = 54

Por não haver uma regra específica, você terá que ter o tato para saber qual se encaixa melhor no seu trabalho e em que momento. Algumas considerações sobre esse método:

  • Use para contas, como no exemplo acima. Simples fórmulas ou números que aparecem não são recomendados. Caso contrário haveria um grande espaço para uma pequena fórmula. Isso atrapalha a estética do trabalho

x + 7³ – 25 = x3                     

Como você pode conferir no exemplo acima, isso atrapalha e quebra o andamento do texto, por algo pequeno que poderia ser explicado em uma linha. Acrescentar uma outra equação pequena, abaixo, para um outro ponto e prosseguir escrevendo atrapalha a legibilidade mais ainda

  • A questão de usar os números centralizados ou à esquerda também cabe à você, mas é preciso ter bom senso de optar por apenas um, ou, no mínimo, saber quando vai usar cada um deles. Alternar simplesmente poderia custar a estética e organização do seu TCC
exemplo do uso de fórmulas no TCC
Exemplo de fórmulas no TCC

Alguma equação ou fórmula deve ter referência?

Sim! Principalmente trabalhos de outros acadêmicos, devem ser devidamente referenciados. Ao inserir fórmulas, cálculos e equações, ou se optar, uma imagem da equação ou fórmula de alguém, você deve deixar muito claro no texto à quem pertence.

Novamente não existe uma regra explícita sobre isso, dizendo exatamente como se referenciar equações, mas siga um padrão parecido com os da imagens. Insira a fórmula e a seguir, no texto, explique quem a criou. Os créditos também devem estar nos elementos pós-textuais.

Simplesmente inserir equações e fórmulas de outras pessoas pode te causar problemas por questões éticas, envolvendo a produção de conteúdo intelectual. Isso pode, além dos problemas judiciários, prejudicar a vida acadêmica. Você não quer fazer isso justamente no seu TCC, certo?

Se colocar imagens de uma equação, deve referenciar assim como faz com qualquer tipo ilustração ou fotografia. Nesse caso, você daria os créditos da ilustração (mesmo que fossem suas) e também os créditos de quem criou a equação.

Para todas as matérias?

As dicas acima são válidas para todas as matérias que utilizem números e vão além. É comum que não apenas matérias como física ou matemática utilizem essas fórmulas, mas também química e biologia, entre outras, as utilizam. Em todos os casos, as regras seriam as mesmas.

No caso de matérias como administração e economia que utilizam números e valores, funcionaria do mesmo jeito. Mesmo para valores pequenos, exemplos com dinheiro, porcentagem, frações, cálculos simples, enfim.

A filosofia e outros ramos do ensino possuem uma matéria chamada lógica. Basicamente existem equações como essas, mas são utilizadas letras. Tem um funcionamento diferente dos números, mas as regras para inseri-los no TCC são basicamente as mesmas. A diferença é que em vez de usar exemplos como “1 + 2 = 3” ou “2x -4x = 0”, vai utilizar o padrão da matéria.

Nesse caso é recomendado que usem o segundo exemplo. Centralizando ou deixando à esquerda, mas cada cálculo de lógica, na sua linha. Para facilitar o entendimento. Mesmo que seja curto, é algo que se desenvolve.

Para formular seu TCC com eficácia

Agora que já sabe como inserir quaisquer fórmulas e equações no seu trabalho, não fique em dúvida sobre nenhuma outra norma da ABNT. Basta acessar esse site, o Projeto Acadêmico, e conferir tudo sobre o universo acadêmico e científico. Tudo o que você precisa para se dar bem no TCC está aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>