Introdução TCC seguindo a ABNT: aprenda como fazer e veja nossas dicas

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Confira quais são os itens obrigatórios que a introdução devem conter, dicas importantes de como e quanto escrever e verificar a importância de como fazer uma introdução de TCC perfeita!

Uma coisa que mais tira o sono de quem está fazendo um trabalho de conclusão de curso é exatamente como fazer uma introdução de TCC. Dúvidas de como começá-la, quais itens colocar, tamanho, etc, “borbulham” na cabeça de quem está fazendo esse trabalho.

Neste artigo você terá um escopo geral de como fazer uma introdução de TCC. Verá qual a estrutura que deve ser utilizada, dicas e orientações para apresentar uma introdução ideal que possa ser o primeiro passo para sua nota 10. Veja como fazer seu TCC de forma correta e tirar a nota máxima

 

Como começar a introdução do TCC

Antes de mais nada você deve ter em mente que a introdução é uma ferramenta que visa conquistar o interesse dos avaliadores da banca. Uma introdução ideal é aquela que faz com que o leitor queira saber mais sobre o tema do seu TCC. Que aguce a curiosidade.

Portanto, na hora que você sentar na frente do computador para digitar sua introdução, esteja com a cabeça toda voltada só para ela e mais nada. Concentração para que ideias criativas façam com que os parágrafos que você escreverá capture a atenção do leitor.

Não seja prolixo. A introdução deve ser escrita em, no máximo, três páginas. Como Paginar TCC: aprenda como fazer a numeração de páginas na ABNT

Dica importante: o tempo verbal utilizado no discorrer da introdução é a terceira pessoa do singular, no tempo passado. Pois os leitores irão ler a introdução só quando trabalho estiver concluído.

Observação: não esqueça de padronizar todo seu trabalho de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Se tiver alguma dúvida sobre como adaptar seu trabalho nas normas da ABNT, conversar com seu orientador é a solução. Veja o que é Epígrafe no TCC, como e quando usar de forma correta seguindo a ABNT

*Vídeo de Evandro Queiróz – Saúde sem Mistério

 

Quando fazer a introdução: antes ou depois da elaboração do TCC?

Por incrível que pareça essa pergunta gera muita discussão na comunidade acadêmica. Há uma vertente que defende que a introdução deve ser feita antes de tudo, pois assim o formando já terá um norte para começar sua pesquisa.

Já há outro grupo que defende que a introdução deve ser a última coisa a ser feita no TCC pois com todo trabalho pronto será muito mais fácil montar a introdução em razão de você já está por dentro completamente do assunto.

Qual escolher? Aí é um particular de cada um. A orientação aqui é: conversar com seu orientador, escutar o que ele tem a dizer e colocar na balança se é melhor para você fazer a introdução antes ou depois do TCC. Aprenda como fazer Referência de Site no seu TCC nas normas ABNT

 

O que é obrigatório ter na introdução do trabalho de conclusão de curso

Ok. Você está com a inspiração de escrever aquela introdução que será como um ímã para atenção dos avaliadores. Mas há uma estrutura a ser seguida na montagem da introdução. São elas:

  • Apresentação;
  • Justificativa;
  • Problema;
  • Objetivo Geral;
  • Objetivos Específicos;
  • Resumo dos capítulos;
  • Hipótese;
  • Metodologia;
  • Conclusão.

organização da introdução do TCC

 

Apresentação

Como o próprio nome diz, aqui você vai apresentar seu tema. Mas não somente informar o que será abordado no seu trabalho. Se a introdução num todo deve despertar o interesse ao leitor para saber mais sobre seu TCC, a apresentação também deve servir para prender o leitor, fazer com que ele continue lendo seu texto com entusiasmo e prazer, e não somente por obrigação.

O tamanho da apresentação não deve passar de 3 parágrafos. É um texto que precisa ser extremamente objetivo e interessante.

Dica importante: caso você ainda não tenha definido seu tema, clique aqui e veja várias opções de temas que você pode utilizar.

 

Justificativa

Apresentado o tema, é hora de dizer para o leitor o porquê de você ter escolhido este tema, qual a relevância dele e qual utilidade que ele terá para comunidade científica da área. Um ou dois parágrafos já são suficientes para a justificativa.

 

Problema

É hora de colocar qual a questão que a pesquisa vai analisar e resolver. Neste elemento você vai escrever qual é o problema levantado por você sobre o tema escolhido e como pretende ser resolvido.

Dica importante: apresente o problema por meio de uma pergunta? Exemplo: “Como fazer uma introdução de TCC?”. No início sempre com pronomes interrogativos (Como, Quando, Quanto Qual, Onde, Por que, etc) e feche a frase com o ponto de interrogação.

 

Objetivo Geral

Aqui você vai escrever qual é a principal finalidade do trabalho. Qual é a intenção da pesquisa ser realizada.

A forma mais prática de você elaborar o objetivo geral é utilizar a pergunta formulada no problema. Então coloque um verbo na conjugação infinitiva na frente e retire o ponto de interrogação no final. Exemplo:

“Mostrar como fazer uma introdução de TCC”. Pronto este é seu objetivo geral.

 

Objetivos específicos

Os objetivos específicos é a divisão ou segmentação do objetivo geral. Análise a problemática, o objetivo geral e pense em dividi-lo em três partes. Vamos continuar o exemplo já exposto:

  1. Mostrar a importância que a introdução tem para o TCC.
  2. Descobrir quais as formas de fazer uma introdução do TCC.
  3. Delinear a estrutura ideal na montagem da introdução do TCC.

 

Resumo dos capítulos

Um breve resumo do que você vai tratar em cada capítulo de sua monografia. Um roteiro para situar o leitor como está posto o conteúdo de seu trabalho de conclusão de curso.

Se você optou por primeiro fazer a introdução, terá de fazer, ao menos um esboço e, quando o TCC estiver pronto, conferir se o esboço que traçou está correto ou precisa ser modificado alguma coisa.

 

Hipótese

A descrição da hipótese consiste em propor uma opção inicial para resolver o problema proposto. Após o levantamento da hipótese, essa pode ser refutada ou ratificada ao final do trabalho.

 

Metodologia

Após conversar com seu orientador, definir o tema, apresentá-lo e justificá-lo, propor a discussão de um problema, traçar os objetivos gerais e específicos e levantar a hipótese de resolução, é hora de informar como você vai fazer isso tudo, ou seja, qual a metodologia  que vai ser utilizada.

Exemplo: se sua pesquisa se baseará somente em bibliografia ou vai contar com uma pesquisa de campo também.

 

Resumo da conclusão

Aqui a premissa é semelhante à utilizada para elaboração do resumo dos capítulos. Você escreverá a conclusão somente após o término do trabalho. Caso você ainda não o tenha feito e optou por começar com a introdução do TCC, adote a mesma estratégia que você utilizou na hora de fazer o resumo dos capítulos ― faça um esboço.

 

Orientações finais

Vale destacar que a introdução deve ser escrita entre 10 a 15 parágrafos.

Dica importante: se valha das ferramentas oferecidas na internet que vão te ajudar não somente a fazer uma bela introdução, mas como o trabalho todo. Nesta reportagem da revista “Galileu” você encontra várias ferramentas online de todos os tipos.

Outra orientação é navegar por sites específicos em trabalho de conclusão de curso. Uma opção é o site “Projeto Acadêmico” . Neste site você terá várias dicas sobre como elaborar um TCC. Continue lendo os  outros posts aqui e tenha uma nota 10.

 

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento

Contenu Produção Criativa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>