Estrutura de um Artigo: veja nossas dicas e sugestões para montar um artigo perfeito

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Saiba qual a estrutura correta de um artigo científico e como redigi-lo seguindo as normas da ABNT.


Provavelmente você já deva saber que produzir um trabalho acadêmico, esteja ele em qualquer formato, como TCC, monografia, artigo científico, PIM, entre outros, não é uma tarefa das mais fáceis.

Dúvidas referentes à formatação de acordo com as normas da ABNT, padrão de escrita e estruturação são algumas das mais comuns que pairam sobre a cabeça dos estudantes acadêmicos.

Falando da estruturação de um artigo científico, há algumas partes que são essenciais em um trabalho acadêmico deste tipo, e este artigo reúne e explica cada uma delas.

O que é um artigo científico?

De acordo com definição da NBR 6022 da ABNT, que teve sua última revisão e modificação no ano de 2003, um artigo científico é uma “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.”

Um artigo científico nada mais é que um relato de resultados, estes provenientes da pesquisa de um determinado fenômeno ou qualquer que seja o objeto de estudo, com a principal finalidade de apresentar publicamente os dados pesquisados.

Por meio dele se discute ideias, métodos, processos e resultados em geral sobre a pesquisa realizada, tendo a possibilidade de posteriormente ser publicado em algum periódico.

Qual a estrutura correta de um artigo científico?

Muitos estudantes possuem dúvidas em relação a estruturação de um artigo científico, se você é um deles já pode ficar mais tranquilo pois não é nenhum bicho de sete cabeças.

Agora que você já sabe o que é um artigo científico, tenha em mente que a sua estrutura é a mesma que os demais trabalhos apresentam, contendo elementos pré-textuais, textuais e por fim os elementos pós-textuais e com algumas categorias em cada um deles. Veja a seguir:

1. Elementos pré-textuais de um artigo científico

Nos elementos pré-textuais de um artigo científico devem estar presentes informações referentes a autoria e temática do texto, bem como o nome da instituição de ensino.

Nestes casos também é recomendável que nas notas de rodapé insira-se informações de contato do aluno.

Ainda nesta mesma categoria, aparece o resumo, que apresenta de maneira breve e sucinta o objetivo do trabalho acadêmico, bem como todos os principais pontos que serão abordados no decorrer do artigo.

Logo após este resumo estão as palavras-chave, que são de extrema importância para o trabalho acadêmico pois são elas que servem como referência de pesquisa, além de promover um reconhecimento prévio do tema, por esses motivos elas devem ser bem pensadas e escolhidas de forma que representem com louvor o sentido e contexto do texto e alcance a compreensão de todos os leitores.

2. Elementos textuais de um artigo científico

Dentro da categoria de elementos textuais de um artigo científico, estão:

A introdução também deve apresentar, de maneira breve, a temática e os objetivos a serem alcançados por meio daquela pesquisa, bem como discorrer um pouco sobre a metodologia utilizada, de maneira a dar uma visão geral para o leitor dos assuntos que serão abordados.

A partir da introdução é preciso começar a trabalhar no desenvolvimento do artigo, que envolve de forma mais profunda e explicativa a metodologia utilizada, a fundamentação teórica do trabalho, os resultados e dados colhidos e por fim a conclusão.

Essa parte do artigo científico possui um caráter muito mais descritivo e é necessário dar detalhes sobre o material que foi utilizado, bem como o que foi feito para que se chegasse a uma conclusão para a problemática apresentada sobre determinado fenômeno ou objeto de estudo.

Na conclusão é essencial que haja informações sobre a interpretação do resultado, deduções sobre as descobertas e sempre deve responder aos questionamentos levantados no decorrer do artigo.

É importante também que você apresente ao final do trabalho acadêmico, recomendações e projeções para o futuro referente ao tema estudado.

3. Elementos pós-textuais de um artigo científico

Nos elementos pós-textuais de um artigo científico estão inseridos as referências e possíveis informações adicionais, como notas explicativas, resumo em língua estrangeira, entre outros, ondes estes podem aparecer como elementos opcionais, como apêndice, anexos, glossário, entre outros.

Nesta categoria também estão inclusos os agradecimentos a instituição de ensino e contribuintes do estudo e pesquisa em geral, sejam eles de forma ativa como entrevistados, ou de forma passiva como familiares e amigos.

As referências seguem especificações conforme NBR 6023 e tem certas especificações para que sejam apresentadas de forma correta e padronizada em um trabalho acadêmico.

A regra geral para que o referencial seja padronizado e facilite a busca pelos títulos na pesquisa é:

SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra (negritado). Edição (salvo quando esta for a primeira publicação). Cidade da publicação: Editora, data da publicação.

Um exemplo disso:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. São Paulo: Ed. Elsevier, 2004.

Caso haja consulta de referencial pela web, também é preciso identificar o endereço eletrônico de onde foi retirado algum conteúdo ou serviu de consulta, bem como a data de acesso.

Confira um exemplo fictício:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. São Paulo: Ed. Elsevier, 2004. Disponível em: <www.profeltonorris.files.wordpress.com.br/chiavenato-2004.pdf>. Acesso em: 24 jan. de 2019.

Você também pode conferir o que a norma pede na íntegra na imagem abaixo:

exemplo de estrutura

Lembre-se de sempre seguir as regras e especificações da ABNT, não só no material referencial como em todo o artigo, para que assim você possa fazer a entrega de seu trabalho acadêmico sem ser barrado ou sofrer maiores problemas por causa da padronização do mesmo.

Uma grande dica é que você já aplique as regras de formatação no trabalho à medida que for redigindo o mesmo, pois isso economizará tempo e fará com eu você encare essa tarefa de uma forma mais leve.

Como redigir trabalhos nota 10

Se você está com alguma dificuldade em seu TCC, seja em qualquer parte dele, ou até mesmo sobre o que é artigo científico, você encontra conteúdos exclusivos e de qualidade que poderão te ajudar no site do Projeto Acadêmico e tudo isso gratuitamente.

Quer tirar uma nota 10? Acesse os conteúdos e produza um trabalho com excelência digno desta nota!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>