Aprenda como fazer Referência de Site no seu TCC nas normas ABNT

A internet é a principal fonte de pesquisa para quem está fazendo um trabalho de conclusão de curso ou qualquer outro trabalho científico. Pelo volume de informações é obrigatório saber como fazer as referências adequadas.

Fazer um trabalho de conclusão de curso sem o auxílio da internet é inimaginável atualmente. Há muito tempo que a Web se tornou o principal meio de pesquisa, especialmente para quem está estudando.

Os livros físicos continuam tendo o seu valor, mas tiveram que se adaptar à Revolução Cibernética.

No entanto, não é porque a informação está na internet que pode colocá-la de qualquer jeito em um trabalho, ainda mais científico. Por isso a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  estabeleceu padrões para fazer as referências de site e artigos online em um TCC.

 

Diferenças entre referências físicas x referência online

A Revolução Cibernética começou na década de 90, mas explodiu mesmo na virada do século, fazendo com que o processo de pesquisa de conteúdo científico migrasse em grande parte para o ambiente online.

Percebendo este movimento, a ABNT elaborou em agosto de 2002 a NBR – 6023 – “Informação e documentação – Referências – Elaboração”.

É imprescindível que quem for elaborar um trabalho de conclusão de curso fique por dentro de todo conteúdo dessa norma. Não é um documento grande, de centenas de páginas. São apenas 24, contando capa, sumário e definições.

Nesta NBR a ABNT normatizou, reformulou e atualizou todo processo de fazer as referências, tanto de obras físicas quanto o conteúdo online.

A diferença entre as referências de obras físicas para as virtuais está, basicamente, na forma e ordem de se colocar os dados da publicação no trabalho.

 

Referência de obra física

O item 7.11 da NBR 6023 determina:

“Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.

Exemplo: GOMES L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.”

Isso é básico que a norma estabelece. No decorrer dela apresenta-se outros padrões de fazer as referências de obras físicas com informações complementares.

 

Referência de obra eletrônica em elementos offline antigos

Apesar de não serem mais utilizados na atualidade, consta na norma como citar conteúdo de CD-ROM e até de disquetes. Vale lembrar que a ela é datada de agosto de 2002, em que a realidade da informática era completamente diferente. De lá pra cá muita coisa surgiu e se aprimorou.

Porém não pode-se descartar a necessidade de, em uma situação sui generis, ter de referenciar um conteúdo exclusivo, antigo e raro contido em um CD-ROM ou até mesmo em um disquete.

 

Referência online

Em esmagadora maioria, hoje o conteúdo eletrônico utilizado está armazenado na internet. De acordo com a NBR 6023, há várias especificações para fazer uma referência de um artigo ou site.

O item 7.22 da NBR 6023 determina:

“Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão ‘Disponível em:’ e a data de acesso ao documento, precedida da expressão: ‘Acesso em’; opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

NOTA – Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes.

Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.”

 

Quando a referência for parte de uma monografia online

Há diferenciação quando a referência online for retirada de uma monografia armazenada na web. Exemplo exposto na norma, no item 7.4:

“SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _____. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em:  Acesso em: 8 mar. 1999.”

 

Referência de periódicos (sites especializados em notícias, revistas em versão online, etc).

O item 7.5 da NBR 6023 traz a definição e exemplos de vários tipos possíveis de publicações contidas na internet que, se citadas todas aqui ficaria inviável a leitura deste artigo. Só para se ter uma ideia, há um tipo diferenciado de referência para:

  • Publicação periódica como um todo;
  • Partes de revista, boletim etc;
  • Artigo e/ou matéria de revista, boletim;
  • Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico;
  • Artigo e/ou matéria de jornal;
  • Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico.

 

Exemplos:

Fazendo referência quando se conhece o autor do artigo:

PINTO, Yohana. O que é análise SWOT? Conheça suas vantagens e como aplicar em sua empresa. AGREGO, 22 set. 2018.  Disponível em: <https://agrego.net/analise-swot/>. Acesso em: 16 de outubro de 2018

 

Fazendo a referência quando não se conhece o autor:

O que é análise SWOT? Conheça suas vantagens e como aplicar em sua empresa. AGREGO, 22 set. 2018. Disponível em: <https://agrego.net/analise-swot/>. Acesso em: 16 de outubro de 2018

 

E as referências oriundas das redes sociais?

Hoje em dia há muito conteúdo que é retirado de redes sociais, como Facebook, YouTube, Twitter, Instagram, para servir de base de pesquisa em um trabalho científico.

 

Como fazer a referência?

Vale lembrar que a normatização data agosto de 2002, bem antes das redes sociais chegarem ao Brasil. Só para servir de exemplo, o pioneiro e extinto Orkut chegou a esta país em 2004.

Até pouco tempo alguns acadêmicos não aceitavam conteúdo oriundo de redes sociais. Mas hoje não há como negar, pois o uso profissional das redes cresceu exponencialmente.

Nesta página da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) há uma explicação e exemplificação de como fazer as referências de conteúdo vindo das redes sociais em uma publicação científica, como uma monografia.

 

Observação importante

A normatização de trabalhos científicos de acordo com a ABNT é regra. Não é difícil de se fazer, mas trabalhoso e requer atenção e dedicação. Uma referência colocada de forma errada, que impeça o examinador da banca de verificá-la, pode colocar todo seu trabalho “por água abaixo”.

Converse com seu orientador. Mostre para ele como você referenciou ou citou o conteúdo online. Revise minuciosamente antes de entregar.

A internet é uma ferramenta excelente de se utilizar, mas de forma correta.

Por falar em ferramentas de auxílio da internet, uma dica especial é: continue acompanhando este site, Projeto Acadêmico. Confira todas as informações e dicas que vão te ajudar muito na elaboração de um trabalho científico.

Observação importante: se você ainda não definiu o tema de seu trabalho de conclusão de curso, ou está na dúvida do que definiu e quer analisar outros temas que podem ser mais interessantes de se trabalhar, neste site há várias opções de temas de TCC propostos para você. Clique aqui e confira agora mesmo.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora!

 

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento da Silva de Jesus

Contenu Produção Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *