Veja como fazer a Citação de Citação (APUD) no seu TCC seguindo as normas ABNT

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Aprenda a realizar o APUD por meio de uma citação direta ou indireta.

Escrever artigos científicos pode ser muito mais interessante e fácil do que parece.  Por meio deste guia, ensinaremos como elaborar  artigos de qualidade, de maneira prática e dinâmica, seguindo as normas da citação ABNT, utilizando citação direta e indireta, para a produção de APUD.

Afinal, o que seria o APUD? Este nome estranho representa a chamada “citação da citação”. Ocorre quando um autor faz referência a outro autor, dentro de sua obra.

Em um primeiro momento, pode parecer um quanto complicado produzir artigos científicos. Ainda mais saber como usar corretamente as regras da citação ABNT. Citação então… APUD, por exemplo… Mas é bem mais fácil do que parece.

Toda produção de um artigo está relacionada a forma como uma ideia é apresentada em um texto.  É verdade, existe um verdadeiro pânico no que se refere a utilização das normas ABNT, especialmente para a realização de citação. No caso de outro autor, aumenta a ansiedade.

Entretanto, estamos aqui para ajudar nesse caminho. Tendo afinidade com o tema a ser explorado no artigo fica mais fácil produzir. E aí as regras de citação da ABNT se tornam mais tranquilas.

É necessário ter uma ideia consistente para explorar  ao longo do texto, com argumentos bons o suficiente para que sejam defendidos pelo autor.  De igual modo, é importante ter uma pesquisa bibliográfica que seja robusta o suficiente para a citação adequada.

Além disso, o autor deve produzir  os textos de maneira a apresentar um conteúdo que  seja novo no universo acadêmico, servindo como um diferencial. E compreendendo as regras da ABNT, para que o texto seja apresentado adequadamente na academia.

pessoa digitando no notebook e um livro ao lado

 

Sobre o APUD (citação indireta e direta)

O APUD corresponde a um termo latino, que significa “junto a”. Ao ser explorado em artigos acadêmicos, “APUD” significa citado por. Então, você já sabe: caso algum professor tocar no tema APUD, você já sabe que se trata de uma citação a ser feita.

Esse tipo de citação corresponde a uma modalidade especial, que está relacionada a textos que não foram lidos pelo autor do artigo, mas sim reproduzidos em outras obras e que podem ser aproveitados. Na prática, corresponde a uma “citação da citação”. Difícil? Nada!

Por exemplo, vamos supor que a obra foi realizada por Jorge Amado e ela está citada no texto de um professor de literatura qualquer. Então, o APUD serve para esse tipo de situação. Na prática, você não leu o livro do autor, o do Jorge Amado, mas leu a citação feita pelo professor e gostaria de reproduzir.

Vamos compreender melhor?

 

Como fazer citação APUD. Exemplos

O APUD pode ser utilizado no início da frase ou no final.

Caso você queira fazer alguma alteração na formatação da citação, você deverá utilizar sempre a expressão “grifo nosso”, para explicitar e justificar a mudança.

 

Primeiro exemplo de uso de APUD

Segundo Canotilho (1998, p.534, APUD DIDIER, 2014, p.43), “O direito constitucional deve ser estudado de maneira sistemática”.

 

Segundo exemplo de uso

Segundo Canotilho (1998, p. 534), “O direito constitucional deve ser estudado de maneira sistemática” (APUD DIDIER, 2014, p.43).

Isso significa que o APUD pode ser utilizado anteriormente ou após a citação. Interessante, não?

Você pode citar somente a ideia do autor (citação direta) ou pode também citar a frase do autor (citação indireta). Veja:

 

Exemplo de citação indireta

“Segundo Balboa (2011, APUD CAPEZ, 1999, p.34), pode-se depreender que…”

 

Exemplo de citação direta

“O direito penal está inserido no dia a dia da sociedade brasileira, de modo a estratificar comportamentos considerados inadequados.” (BALBOA, 2010, p.111 APUD CAPEZ, 1999, p.33).

Importante observar que o exemplo inicial não apresenta páginas em um dos autores, enquanto que no segundo exemplo há as páginas de ambos.

 

Usar ou não usar o APUD

Alguns autores de metodologia científica não recomendam a utilização do APUD. Estes consideram que a citação da citação acaba revelando defeitos do autor. Por exemplo, há pessoas que consideram que o uso do APUD pode ser visto como um sinal de preguiça, por parte do autor.

Esta corrente entende que alguns avaliadores interpretam o uso do APUD de maneira  pejorativa. Assim, acham que a sua utilização representa um perigo para a nota final do artigo.

A citação da citação, dentro de um cenário ideal, não deveria ser realizada, portanto. É o que entende uma boa parcela de autores.

Já outros entendem que não há problema em seu uso. Argumentam no sentido de que em alguns casos existe uma impossibilidade de se obter os dados referente a outra obra.

Por via das dúvidas, alguns estudantes olham para o APUD com maus olhos.

 

A importância da qualidade da pesquisa

Todo artigo de qualidade deve ter referências respeitadas dentro do universo acadêmico. Essas referências servirão para embasar o conteúdo explorado. São as citações acima comentadas. Não há perda de valor de uma citação feita por meio de APUD, embora parte da doutrina de metodologia científica não a recomende.
A pesquisa por meio de autores qualificados credencia o autor.

 

Qual o objetivo de produzir artigos científicos?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário encontrar formas para poder se destacar. Assim, um dos melhores meios de se sobressair no universo acadêmico é com a produção de artigos científicos.

Estes artigos podem ser importantes para revelar à academia novos conhecimentos, que podem contribuir significativamente para a expansão do conhecimento e para a inovação. Já pensou ser citado por alguém em uma futura obra, por meio de um APUD? Seria bacana, não?

As publicações acadêmicas estão aguardando pelas suas contribuições.

 

O que o Projeto acadêmico pode ensinar para você?

Por meio de nosso site, oferecemos vários mecanismos para que a produção de conhecimento se expanda. É só conferir. Por exemplo, você está sem criatividade suficiente para poder criar o seu tema de TCC?

Que tal conferir os nossos temas? Nós ajudamos nisso também. Preparamos uma lista atualizadíssima de temas especiais de TCC.

 

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento da Silva de Jesus

Contenu Produção Criativa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>