Resumo Crítico: veja como fazer, exemplos e dicas para elaborar um perfeito

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Elaborar um resumo crítico de acordo com as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos não é algo que precisa tirar o seu sono! Veja porque neste artigo.

Resumo  crítico e resenha crítica são dois elementos muitos comuns ao dia a dia dos estudantes, sejam eles universitários, do ensino fundamental ou médio. Se você tem dúvidas sobre como fazê-lo prossiga a leitura deste artigo!

 

O que você deve saber para elaborar um resumo crítico?

É extremamente comum, em qualquer nível de ensino, que os professores solicitem em algum momento aos alunos para elaborar um resumo crítico.

Apesar de ser algo comumente pedido, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como elaborar o texto do resumo crítico, o que torna-se um problema caso a pessoa não esteja familiarizada com esta proposta textual.

Porém, é muito difundida a ideia errônea de que resumo crítico e resenha crítica são a mesma coisa e esta é uma das dúvidas que podem induzir ao erro.

Portanto, a primeira função deste artigo é mostrar as diferenças entre estes gêneros textuais.

 

EXEMPLO DE RESUMO CRÍTICO

exemplo de um resumo crítico

 

Diferenças básicas entre Resumo crítico e resenha crítica

Para efeitos didáticos, precisa-se diferenciar bem um texto do outro, mesmo que eles possuam características em comum.

Vamos a eles:

  • Resumo: é a tipologia de texto que visa recapitular ou elaborar uma síntese das ideias principais e das ideias secundárias de um outro texto base. Subdivide-se em:
  1. Resumo descritivo ou indicativo;
  2. Resumo analítico ou informativo;
  3. Resumo crítico.

Em nossa página temos dicas de como fazer o resumo do TCC. Confira!

  • Resenha: é o texto em formato de apresentação ou descrição de um produto, dando um parecer favorável ou não a ele. Uma resenha pode ser feita dos mais diversos itens: Eventos culturais e sociais, músicas, filmes, restaurantes, livros, dentre outros…) Os tipos de resenha são subdivididos em:
  1. Resenha descritiva;
  2. Resenha crítica.

Agora que você compreendeu a função de cada um destes textos, passemos efetivamente à parte de como fazer um resumo crítico, objetivo principal deste artigo!

 

Como fazer um resumo crítico?

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos sempre visam fornecer uma diretriz que facilite e normatize, de forma idônea e padrão, um texto, objeto ou mesmo um produto.

 

Com texto do resumo crítico não é diferente!

Ao fazer um resumo crítico, você não pode e definitivamente não deve apenas fazer uma cópia de parágrafos inteiros da obra consultada, ou elaborar o famoso “copia e cola”.

Você deve sempre pensar no texto do resumo crítico como uma síntese que auxilie o leitor a compreender aquela obra.

O resumo visa extrair de forma coerente as ideias principais de uma obra, de parte dela ou de determinado texto. Deve seguir a mesma linha de raciocínio e as ideias propostas pelo autor original, mas expô-las com as suas palavras (lembre-se que plágio é crime!).

O resumo crítico dá sempre enfoque a uma análise baseada no ponto de vista de quem elaborou o resumo, dando sua percepção sobre as ideias expostas no texto original do autor da obra.

As outras tipologias de resumo, em geral, se detém a apresentar tópicos importantes da obra, sem colocar ideias aquém do conteúdo original, ou mesmo exprimir opiniões pessoais ou julgamentos de caráter subjetivo.

 

Que tamanho deve ter o texto do resumo crítico?

Outra dúvida bastante comum quando o assunto é elaborar um resumo crítico é a questão do tamanho do texto.

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos normatiza que o tamanho do resumo deve variar conforme o objetivo dele.

Quando o foco do resumo for apenas uma nota de comunicação breve ele poderá ser feito em parágrafo único de até 100 palavras.

Em casos de resumos de TCC, monografias ou artigos científicos, o tamanho aumenta para, em média, 250 palavras.

Já para relatórios e teses de doutorado o resumo pode conter até 500 palavras.

 

Montando o texto do resumo crítico

O texto do resumo crítico deve partir sempre de uma análise temática, já que esta tipologia textual pretende responder a determinados questionamentos:

  1. Qual o assunto/tema central do texto?
  2. Qual a problematização apresentada?
  3. Qual é a solução apresentada para o problema?
  4. Quais os argumentos apresentados para resolução da problemática?

Inicie o texto citando os dados bibliográficos mais relevantes, passando para as ideias principais, ressaltando os objetivos, resultados e métodos, bem como a conclusão a que o texto chega.

Sempre evite colocar elementos que gerem redundância e dê enfoque para aspectos que sejam cruciais no texto utilizado como base para elaboração do resumo crítico.

Selecione as palavras-chave que caracterizam o texto abordado na obra de melhor maneira. Mas lembre-se de não repetir as usadas no título.

No resumo crítico é necessário que você faça uma análise, comente sobre o que foi lido, mostrando porque o leitor deve consultar esta obra. Você pode usar paráfrases que julgue necessárias para expor seu ponto de vista, sua avaliação seja ela positiva ou negativa.

O objetivo primordial de um resumo crítico é que o leitor decida se quer aprofundar-se na obra, mas sem fornecer detalhes que substituam a leitura da obra original.

Sempre elabore o texto do resumo crítico com linguagem concisa, num texto corrido, trazendo as informações mais relevantes do texto com objetividade, finalizando com a sua análise pessoal e opinião a respeito da obra lida.

Caso deseje enriquecer o conteúdo da sua resenha, você pode contextualizar a obra sobre o contexto histórico que ela estava inserida no momento da escrita, bem como o público-alvo para o qual a obra foi dirigida ou recomendada.

*Vídeo do professor Ivan Guedes

 

Fazendo o comentário crítico da obra

Ao final do resumo crítico você deve elaborar um comentário pessoal sobre a obra, por isso lembre-se de incluir:

  • Avaliação do texto, mostrando aspectos que julgou positivo e também os aspectos negativos;
  • Apresentação do que ou para quem o texto apresenta contribuições, se ele traz informações novas ou relevantes;
  • Mostrar o que o autor fez ou mesmo desejava fazer ao escrever a obra;
  • Quando fizer um comentário de cunho crítico lembre-se de focar no texto, não no aspecto pessoal do autor;
  • Não use autores para embasar sua fala, use apenas suas percepções pessoais da obra.

E agora, ficou mais fácil elaborar seu resumo crítico? Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo com seus amigos ou colegas de estudo!

Quando precisar de ajuda, acesse o Projeto Acadêmico! Estaremos sempre prontos a tirar suas dúvidas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

3 respostas

  1. quero deixar aqui meus agradecimentos, pois estou no inicio de minha faculdade, e estou tendo muitos problemas em relação a resumo crítico, mas agradeço pelas dicas. foram ótimas pra mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>