Como Fazer Resumo de TCC: veja sugestões, normas ABNT e exemplos

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

O resumo é um dos itens obrigatórios da monografia, sem o qual ela não pode ser considerada completa e, portanto, é um dos requisitos para a aprovação do trabalho de conclusão de curso.

No entanto, muitos estudantes da graduação e formandos têm dúvidas sobre o que é o resumo do TCC e chegam a essa etapa de sua formação sem saber o necessário para conseguir fazê-lo.

Informações e dicas sobre como fazer um resumo de TCC de maneira fácil podem ajudar esses alunos e contribuir para aliviar um pouco da pressão e da tensão que cercam o trabalho de conclusão de curso.

Se você está passando por essa etapa de sua formação e está precisando desse tipo de conhecimento, leia o artigo até o final.

 

O que é o resumo de TCC?

O resumo é um dos primeiros elementos textuais do TCC e a introdução do trabalho para quem o lerá. Isso, por si só, já faz dele uma parte importante da monografia — e mostra a importância de saber como fazer o resumo do TCC.

O resumo deve ser uma síntese de tudo que será abordado no trabalho, uma “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho”  como definem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Isso quer dizer que ele deve ser completo, mas não se estender demais: de 150 a 500 palavras é o recomendado. Uma quantidade ideal seria entre 250 e 300 palavras. Para alguns, esta também deve ser a quantidade máxima de palavras do resumo.

Para aqueles que têm dúvidas sobre como fazer o resumo do TCC, ele pode conter apenas uma introdução ao tema do trabalho, a hipótese defendida, explicar brevemente a metodologia utilizada, os resultados e as contribuições. Na maioria dos casos, isso é suficiente.

O resumo deve incluir parte da introdução e das considerações finais, mas não deve copiar exatamente o texto de nenhuma delas. Também não deve conter referências bibliográficas.

Da introdução, devem constar os objetivos, a justificativa e metodologia e as considerações finais, os resultados obtidos na pesquisa. Por isso, recomenda-se que ele seja uma das últimas coisas a serem feitas.

O resumo também deve contar, logo abaixo do texto corrido, as palavras-chave que definem o trabalho. O recomendado é utilizar de três a cinco termos.

exemplo de um resumo de TCC

 

Como fazer o resumo do TCC de maneira mais fácil?

Existem algumas dicas que o estudante pode utilizar para elaborar o resumo do TCC de maneira mais fácil e certa. Porém, antes, é importante (além de ajudar muito) saber o que dizem os itens da NBR 6028, que tratam-se das normas ABNT para o resumo de TCC.

Como tal, elas definem o que é o resumo de TCC e suas regras gerais e de apresentação:

  • “O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.
  • Ele deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.
  • Também deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.
    • A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação, etc).
    • Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
    • As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por pontos.
    • Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas, etc; que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem”.

 

Para definir o que incluir e entender como fazer um resumo de TCC de maneira fácil, um método recomendado por especialistas é o estudante se fazer quatro perguntas:

  1. O quê?

Primeiro é necessário explicar o título da monografia, a ideia do trabalho de forma mais simples e direta;

  1. Por quê?

Dizer o motivo de ele ter sido escolhido;

  1. Como o TCC foi elaborado?

Explicar o tipo de pesquisa, quais técnicas foram utilizadas e como se chegou à bibliografia que dá fundamentação teórica ao trabalho. Explicar a metodologia;

  1. Qual a conclusão?

Constatar o que foi analisado e desenvolvido durante o texto principal do trabalho.

 

Outra dica muito útil para quem está em dúvida sobre como fazer e o que colocar no resumo do TCC é consultar exemplos de trabalhos aprovados. Há muitos na internet, fáceis de encontrar com uma busca no Google acadêmico. Ou, se preferir, você pode consultar o acervo de TCC’s na biblioteca de sua faculdade.

Importante: não se esqueça das normas ABNT para o resumo de TCC.

*Vídeo do professor: Ivan Guedes

 

Onde colocar o resumo

Agora que já sabe o que deve constar e como fazê-lo, você pode estar se perguntando “onde colocar o resumo do TCC?”

Como falado, o resumo é um dos primeiros elementos do trabalho. Ele faz parte dos elementos pré-textuais — que antecedem introdução, desenvolvimento e conclusão, os elementos textuais —, vindo depois de capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos e epígrafe e antes do sumário.

Como alguns desses elementos são opcionais, o resumo acaba sendo a introdução ao trabalho e o primeiro contato mais aprofundado com o conteúdo de que ele trata.

Por conta disso é importante ter bastante cuidado ao fazer seu resumo. Afinal, ele será a primeira impressão causada pelo seu trabalho e por onde outras pessoas interessadas descobrirão se vale a pena, para elas, lê-lo ou não.

Você já sabia o que é o resumo do TCC? E como fazê-lo? Se este artigo foi útil de alguma forma para o seu trabalho, compartilhe com colegas e amigos que também estão precisando dessas informações.

Se você tem outras dúvidas quanto ao TCC como, por exemplo, usar sites como referência ou fazer citação de citação (APUD) no seu TCC, visite os outros conteúdos do Projeto Acadêmico ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

 
Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento

Contenu Produção Criativa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>