Tese de Mestrado: dicas de como fazer, normas ABNT e orientações básicas

Escrever uma boa tese de mestrado requer atenção, pois se trata de um trabalho de alta complexidade, que possui características exclusivas de suas ideias e reprodução.

Tese de mestrado é o trabalho acadêmico utilizado para a conclusão do mestrado. Por isso devem agregar além de qualidade, conhecimento, isto é, apresentar de fato um estudo aprofundado de determinado tema. A intenção é problematizar e buscar uma solução para o problema através da sua tese.

Independente da modalidade do texto, seja uma dissertação, uma monografia ou uma narrativa, é necessário manter o foco no assunto, além de ser criativo e ainda aliar tudo isso à fontes científicas. Ou seja, escrever um texto acadêmico requer muita dedicação e disciplina.

A seguir, abordaremos questões a fim de sanar dúvidas que possam surgir quando da elaboração da tese de mestrado. Com esse passo a passo você ficará por dentro de todo o necessário para construir seu trabalho.

O que é uma tese de mestrado?

A tese de mestrado nada mais é do que um trabalho acadêmico na forma de dissertação, elaborado com o objetivo de solucionar questões sobre determinado tema.

Por exemplo, um mestrando que cursou Direito poderia confeccionar sua tese a respeito das execuções de contratos digitais sem assinatura de testemunhas, com fulcro no Direito Processual Civil, onde no decorrer do trabalho poderá trazer questões que são passíveis de polêmica no meio, e posteriormente deverá solucionar o dilema através de seus levantamentos e estudos.

Diferentemente das teses de doutorado, as dissertações de mestrado não precisam ser originais. O mestrando poderá abordar assuntos já discutidos na seara acadêmica, mas mostrando uma nova perspectiva acerca da matéria.

*Vídeo de Alex Sousa

Problematize, defina o tema e elabore uma estratégia de abordagem

Tenha em mente exatamente o que pretende redigir, qual tema pretende desenvolver, além de pensar na forma como sua dissertação terá efeito sobre a discussão.

A fim de deixar sua tese bem elaborada, recomenda-se que antes pesquise e leia outros textos e trabalhos científicos semelhantes, pois assim poderá assimilar e concretizar melhor a ideia para depois reproduzi-la em um trabalho científico.

Isso servirá para que você também determine qual a melhor forma de apresentar seu trabalho acadêmico, por exemplo. Por isso é muito importante que haja estudo, antes de realizar a produção da dissertação.

A seguir, veja quais são os formatos de trabalhos acadêmicos mais comuns, para que você não se exceda, e nem deixe sua dissertação de mestrado tão sucinta:

  1. Monografia: com uma produção de em média 40 a 60 páginas, a monografia costuma ser adotada como trabalho acadêmico final em cursos de graduação. Se assemelha à tese, porém sua complexidade é bem menor, pois se apoia em um tema único.
  2. Dissertação: este tipo de trabalho acadêmico geralmente é adotado para conclusão de mestrados. Possui uma complexidade um pouco maior que a monografia, e possui em média de 80 a 100 páginas, entretanto, também possui tema único.
  3. Tese: por ser o trabalho acadêmico mais complexo, pois requer uma pesquisa bem profunda de determinado tema, mas que pode tanger outros temas mais amplos a fim de se comprovar uma teoria. Geralmente utilizada na conclusão de doutorados, e seu corpo exige que sejam produzidas mais de 200 páginas.

Todas as modalidades de conteúdo acadêmico necessitam de uma síntese para que seu trabalho científico fique bem elaborado e se desenvolva de forma coesa. Em nossa página você descobre como elaborar uma síntese para um texto acadêmico.

mulher escrevendo no notebook

O desenvolvimento da sua tese de mestrado deve ser objetivo

Eleito o tema o qual irá redigir, pense em como deixará seu estudo com uma construção mais “enxuta”. Isso não significa deixá-lo menor, mas sim mais objetivo e direcionado ao assunto o qual você optou escrever. Com isto, você irá delimitar sua ideia, além de facilitar a comunicação com o leitor.

Para realizar essas delimitações e cortes de forma mais correta, deve-se fazer alguns questionamentos, como quais experiências serão relevantes, forma de escrita, qual a relevância de determinado trecho ao trabalho, quanto tempo a pesquisa do subtítulo irá demandar, além de que outras questões poderão surgir no decorrer do desenvolvimento.

A forma de pesquisa é extremamente importante na hora de elaborar seu trabalho acadêmico, isso irá lhe poupar tempo durante o desenvolvimento de seu trabalho científico. Para saber como melhor organizar sua dissertação vale a pena olhar em nosso site como definir o tipo de pesquisa para seu trabalho.

Normas da ABNT

Ao se deparar com a necessidade de elaboração de um trabalho acadêmico como uma tese de mestrado, além do dever de organizar bem suas ideias e definir o tema, muitas são as regras de formatação e redação que devem ser atendidas. Quem rege tais normas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essa padronização existe para que, ao redigir um texto científico ou trabalho acadêmico, ele fique bem organizado, a fim de promover uma melhor interpretação textual. Além disso, são imprescindíveis para o trabalho acadêmico ser aprovado, sendo assim obrigatórias no desenvolvimento de seu projeto.

Todas as padronizações oriundas da ABNT são compatíveis com o editor de texto padrão Office Word, que é o mais utilizado. Para saber como aplicar essas normas à sua tese você pode acessar o site da ABNT e também olhar em nosso site as 10 normas da ABNT que são indispensáveis ao trabalho.

logo abnt

Busque por artigos científicos antes de iniciar a produção

Apesar do acervo gigantesco fornecido pela internet, muitos artigos são redigidos sem qualquer embasamento científico, isto é, não possuem sequer um rol bibliográfico ou ainda links com as fontes que deram origem ao respectivo artigo.

Para evitar infortúnios e não cometer erros no desenvolvimento de seu trabalho, você pode buscar por artigos acadêmicos pela ferramenta Google Acadêmico. Com ele você encontrará apenas textos, artigos e trabalhos elaborados desenvolvidos com base em dados concretos, o que irá colaborar para a veracidade do que será exposto em sua pesquisa.

Além disso, não fique preso apenas aos artigos. Vale muito a pena acessar o acervo da Biblioteca Nacional. Lá você encontrará além de livros, diversas teses e monografia que também acrescentarão em muito quando for começar a escrever sua tese.

Uma dissertação bem elaborada é a chave para a conclusão do seu mestrado

Captar informações, realizar pesquisas, definir um tema e por qual caminho sua tese irá seguir, são alguns dos fatores que podem ser determinantes para o desenvolvimento de uma pesquisa densa e bem instruída. Por isso sempre é bom buscar com frequência dicas que podem ser benéficas ao escrever um texto acadêmico. Nesse site, o Projeto Acadêmico, você encontrará diversas informações que podem somar às sua tese de mestrado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas