Nota de Rodapé ABNT: veja como inserir no Word, exemplos e dicas

Você tem feito um TCC ou monografia e não tem utilizado notas de rodapé em cada página do desenvolvimento argumentativo? Saiba que você deve repensar sobre isso e utilizar notas de rodapé em seu TCC ou outro trabalho acadêmico. Ao utilizar essas notas no rodapé de cada página quando necessário, você terá uma organização melhor e será mais fácil para quem estiver lendo entender melhor algumas palavras e pontos destacados na nota. Mas, para utilizar este recurso, é importante estar atento às normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre este tipo de ferramenta.

Neste post, vamos falar mais sobre notas de rodapé ABNT e como esse elemento é extremamente importante em monografias, dissertações, teses e projetos acadêmicos em geral. Veja como utilizar de forma correta a nota de rodapé, o que são notas de referência, notas explicativas e como inserir nota de rodapé no Word. Veja tudo isso a seguir!

Notas de rodapé ABNT

Segundo a ABNT, todas as notas de rodapé utilizadas em um trabalho acadêmico devem conter em sua margem inferior (localizada na parte inferior da página), uma chamada numérica que esteja diretamente “interligada” ao texto naquela página. Em relação a formatação das notas de rodapé, elas devem seguir da seguinte forma:

  • As notas de rodapé devem ser separadas por um traço contínuo de 3 cm;
  • Todas as notas deverão seguir um espaçamento simples entre linhas;
  • A fonte da nota de rodapé deve ser menor do que a fonte utilizada no texto, e a ABNT recomenda a utilização de fonte tamanho 10;
  • Todas as notas de rodapé devem ser alinhadas após a primeira palavra e todas sem espaço.

Forma correta de utilizar nota de rodapé

O objetivo de uma nota de rodapé em um trabalho científico ou acadêmico é apontar pontos importantes e fazer considerações com mais esclarecimento e profundidade sobre algo. Você pode fazer isso nas notas de rodapé caso não tenha sido possível fazer isso no texto. Por exemplo, você utilizou uma palavra complexa e explicou o que significa essa palavra na nota de rodapé. Isso também vale para uma expressão, para um trecho ou informação que você queira destacar e explicar com mais clareza.

O ponto positivo de utilizar notas de rodapé, é que você consegue abrir este “parênteses” em um local fora do corpo do texto, mas ao mesmo tempo sem estar tão distante do texto como nas partes pré e pós-textual. Utilizar as notas de rodapé permite você abrir uma ressalva sem interromper o texto para isso. Mas, fique atento a forma correta de utilizar as notas de rodapé em seu trabalho acadêmico, prezando sempre pelas normas técnicas cobradas por sua instituição de ensino e prezando pelos seguintes pontos:

  • Esse é um recurso que deve ser utilizado somente quando necessário e o mínimo possível. Caso você extrapolar no uso das notas de rodapé, gerará um texto no rodapé da página, e ao invés de elucidar sua argumentação, você pode deixá-la mais cansativa e dificultosa para quem irá ler;
  • Caso exista essa necessidade, você pode utilizar citações diretas ou indiretas no corpo do texto e não saturar as notas de rodapé com muitas informações em uma só página;
  • Utilize as notas de rodapé sempre na parte inferior de cada página, utilizando numeração consecutiva expressas em algarismos arábicos.

O que são notas de referência no rodapé da página?

As notas de referências podem ser vistas como aquelas notas que surgem na parte inferior da página de um texto acadêmico para dar mais crédito a fonte bibliográfica. Essas mesmas informações também são utilizadas na lista de referências na parte pós-textual do trabalho.

O mais importante ao elaborar uma nota de referência é saber incluir e fazer a inclusão do sobrenome do autor mais a data de publicação. Caso seja um material consultado na internet, a nota deverá possuir o endereço do site por extenso e data de acesso com o referencial. Não se esqueça que a primeira citação de uma publicação deverá ser expressa de forma completa.

Exemplo de nota de referência no rodapé:

JENKINS, Mary. Cultura da Divergência. Rio de Janeiro: Aleph, 2009.

O que são notas explicativas no rodapé da página?

As notas explicativas podem ser utilizadas por um autor para inserir um comentário, um esclarecimento, uma complementação ou uma observação. São essas notas que mencionamos ao longo deste post. Elas podem ser utilizadas para fazer a referência de trabalhos que ainda não foram publicados ou que foram mencionados por meio de comunicação pessoal.

Exemplo de nota explicativa no rodapé:

1 Informação Concedida por Reginaldo Mendonça, no Congresso Brasileiro de Educação e Cidadania, Rio de Janeiro, fevereiro de 2009.

1 Trabalho elaborado com o financiamento da FAPESP.

exemplo nota de rodapé ABNT

Como inserir uma nota de rodapé no Word?

O Word é uma das ferramentas de edição de texto mais utilizadas no mundo todo. Os recursos disponíveis no Word são abrangentes, e permitem a inclusão de notas de rodapé sem dificuldades. Neste importante editor de texto, você pode trabalhar a formatação de seu trabalho acadêmico sem dificuldades, bastando seguir as determinações das normas técnicas que você estiver seguindo.

Por isso, mais uma vez lembramos que, o ideal, é você buscar conhecer as normas técnicas ABNT e outras normas técnicas para saber o que está fazendo. As especificações das normas são bem definidas e não deixam margens a erros. Veja as especificações das notas de rodapé ABNT e utilize o Word para formatar o seu trabalho. Não hesite em pesquisar mais sobre o uso das normas técnicas em relação as notas de rodapé antes de começar a formatar o seu trabalho.

como inserir nota de rodapé no word

Para você utilizar as notas de rodapé no Word, siga o seguinte passo a passo a seguir:

  1. Abra um documento no Word em seu computador.
  2. Selecione uma palavra que faz sentido conectar a uma nota de rodapé, faça isso utilizando o mouse do seu computador.
  3. Na parte superior da tela do Word, escolha a opção “Referências” e clique nessa opção.
  4. Logo após, escolha a opção “Inserir nota de rodapé” e insira a nota de referência ou explicativa conforme sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *