Citação Indireta TCC (ABNT): sugestões de como fazer, exemplo e modelo

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Para que o TCC tenha um embasamento científico, a utilização de obras referentes ao tema do trabalho é fundamental. As citações indiretas são eficazes neste caso e ainda agradam os avaliadores, pois mostra que o autor do TCC é conhecedor, de fato, do tema.

Qual é o alicerce de um trabalho de conclusão de curso ― TCC? O tema? A pesquisa? O referencial teórico? Bem, cada um pode ter seu ponto de vista, mas se você visualizar o TCC como um todo, o que o sustenta são as citações dos autores. Tanto diretas, como indiretas. É a matéria-prima do trabalho.

Neste artigo vamos falar especificamente da citação indireta. Revelar o porquê ela é mais valorizada pelos examinadores. Mostrar os modelos de citação indireta e como fazê-los.

 

O que é citação indireta?

Citação indireta é aquela em que você constrói com as suas palavras. Ou seja, você lê a parte que lhe interessou de determinada obra e explica do seu jeito o que aquele trecho do texto significa.

Vamos exemplificar, sem antes informar que existem mais dois tipos de citação: além da indireta, tem a direta e a citação da citação.

A citação direta é quando você coloca algum trecho de uma obra em seu TCC, de forma literal e sem alterar nada.

Já a citação da citação é quando uma citação já feita em outra obra lhe chamou a atenção, mas você não consegue achar o original dela. A solução é citar a citação, informando, claro, os dados autorais da obra que a citou primeiro. Ela é chamada de citação de APUD.

Mas, voltemos ao assunto principal do artigo que é citação indireta. Fichamento de Citação TCC (ABNT): como fazer, exemplo, modelo e sugestões

citação indireta ABNT

 

Tipos de citação indireta

Como já mencionado, a citação indireta caracteriza-se pela interpretação do estudante de um trecho de uma obra da qual ele leu e  explicitará com suas palavras dentro da monografia.

Há dois tipos de citação indireta: no começo da frase ou no final da frase. Vamos exemplificar:

 

Trecho original da obra


É de massas de jovens pseudoletrados que se compõe, precisamente, o “intelectual coletivo” do gramscismo: o aparelho partidário de agitação e propaganda, onde a distribuição de frases feitas, de preconceitos e de cacoetes mentais faz as vezes de vida intelectual. Daí o título deste livro.


O fragmento acima foi retirado do livro “O imbecil coletivo” do filósofo Olavo de Carvalho. Vamos fazer os exemplos das citações indiretas.

 

1 – Citação indireta no começo da frase


De acordo com Carvalho (1997) o discurso raso e a fácil influência ideológica de jovens que imaginam serem intelectuais é fruto do projeto de revolução cultural proposto por Antônio Gramsci.


Repare que, com a citação indireta no início da frase elaborada por quem está fazendo o TCC, somente a primeira letra do sobrenome do autor é maiúscula. Há também a necessidade de palavras de introdução como: “Segundo” “De acordo” “Conforme”, etc.

Em seguida, é colocado o ano de publicação da obra entre parênteses.

 

2 – Citação indireta no final da frase


O discurso raso e a fácil influência ideológica de jovens que imaginam serem intelectuais é fruto do projeto de revolução cultural proposto por Antônio Gramsci (CARVALHO, 1997).


Com a citação colocada no final da frase, há modificação na escrita. O nome do autor tem de ser escrito totalmente em letras maiúsculas, juntamente com o ano de publicação, colocado entre parênteses.

Observação: na citação indireta, diferentemente da direta, não há a obrigatoriedade de colocação do número da página da obra em referência no TCC.

Isso porque o estudante que está fazendo sua monografia pode ler uma obra inteira e fazer a interpretação da ideia de um capítulo, de várias páginas, ou de um trecho, como o que usamos de exemplo. Mas como serão palavras próprias do autor do TCC, a função de colocação da página perde o sentido.

 

Citação indireta é melhor

homem lendo um livro

Toda citação, seja direta, indireta e até citação da citação tem o seu valor. No entanto, há um senso comum entre o corpo docente de que citações indiretas agradam mais os avaliadores do trabalho. Por quê?

Pense comigo: se o estudante fizer uma citação direta, OK, mas ele simplesmente reproduziu algo que já estava escrito. Mesmo que dentro do contexto, pode se supor que não houve um entendimento todo daquela obra.

Já a citação indireta demonstra claramente que, primeiro, o autor do TCC leu de fato a obra, não só isso, a entendeu ao ponto de fazer uma interpretação pessoal do trecho, mostrando domínio no assunto que está exposto no trabalho.

Portanto, a mensagem é clara: utilize mais citações indiretas no seu TCC. Evidentemente que não só citações indiretas, mas em sua maioria.

 

Cuidado com o plágio

Pode-se pensar que, por conta da citação ter sido feita com as próprias palavras do autor do TCC, não há perigo de plágio. Errado! Vamos exemplificar novamente:


O discurso raso e a fácil influência ideológica de jovens que imaginam serem intelectuais é fruto do projeto de revolução cultural proposto por Antônio Gramsci.


Observe só: em um primeiro instante, não é detectado qualquer tipo de plágio. No entanto, analisando o trecho com mais afinco, pode-se fazer a pergunta: “Em que obra o autor do TCC se baseou para fazer essa afirmação?”

Este trecho, do jeito que está colocado, sem a menção do autor, mesmo que com as próprias palavras do estudante, é considerado plágio indireto. E plágio, além de invalidar completamente o trabalho, ou seja, reprovação, é crime.

 

Quando não há autor

Pode acontecer de o autor do TCC se deparar com uma obra que não contém autor específico. O que fazer? Neste caso a orientação é a colocação do nome da instituição responsável. Exemplo:


Um dos mais consagrados escritores brasileiros, Monteiro Lobato, é, sem dúvida, motivo de orgulho para população de Taubaté. Percebe-se que a admiração pelo criador da boneca Emília atravessa gerações (Museu Monteiro Lobato, 2016).


Dica importante: Antes de fazer as citações em seu TCC, sejam elas de todo qualquer tipo, é extremamente importante você ler a NBR 10520 que trata sobre “Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação”.

 

Dúvidas? Há solução

É conceito geral que o processo de elaboração de um TCC não é nada fácil. São várias etapas, grande período de dedicação, regras a serem seguidas.

Com todo este cenário não é de se estranhar que surjam dúvidas, não só sobre citações, mas de todo tipo. Nesta hora, contar com quem é especialista no assunto é a solução.

Uma indicação para você é este site, Projeto Acadêmico. É o site especializado em trabalho de conclusão de curso em que você tem toda estrutura de gente que entende do assunto.

Acesse já e tire suas dúvidas. Aproveite para navegar e, com certeza, você encontrará alguma coisa a mais para acrescentar em seu TCC.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>