Como Fazer uma Pesquisa Documental? exemplos e conceito

Saber o que é pesquisa documental é essencial para a compreensão do objeto de pesquisa do TCC.

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Você sabe o que é pesquisa documental? O conceito de pesquisa documental é essencial para o processo de análise do seu objeto de estudo e, posteriormente, a exposição disso no seu TCC.

Que tal entender melhor o que é pesquisa documental e assim poder fazer um TCC como um verdadeiro gênio? Continue lendo esse artigo para aprender mais!

Conceito de Pesquisa Documental, entenda para que serve e quando utilizar

O conceito de pesquisa documental é utilizado para caracterizar estudos feitos partindo-se de documentos, sejam eles contemporâneos ou históricos, considerados como sendo verdadeiramente científicos.

Em outras palavras, o conceito de pesquisa documental define a análise de uma variedade imensa de materiais, como documentos oficiais de um governo, cartas, relatórios, vídeos, fotos e assim por diante. As informações contidas nessas fontes de pesquisa documental possibilitam a você fazer uma pesquisa qualitativa do seu objeto a ser estudado.

A pesquisa documental configura-se uma técnica fundamental nesse tipo de pesquisa, a qualitativa, como uma forma de complementar informações obtidas por meio de outras técnicas ou então revelando novos aspectos sobre um determinado assunto.

Esse conceito é importante, sobretudo, para as ciências sociais e humanas. Um dos seus maiores atributos é se valer de fontes que ainda não passaram por um processo de análise.

Ela não se mantém em um apoio bibliográfico, mas sim em dados secundários oriundos de livros, periódicos, entre outros. É um recurso bastante usado como uma ferramenta complementar, que proporciona uma base de apoio com fontes variadas com intuito de consulta.

pilha de documentos

As principais fontes de uma pesquisa documental

Constituem-se em fontes de pesquisa documental uma diversidade gigantesca de elementos. A relação de fontes possíveis é vasta. Ela vai desde tabelas e documentos formais a cartas, pareceres técnicos, fotos, atas de reuniões, relatórios variados e obras originais de qualquer tipo (pintura, escultura, etc).

O documento como fonte de pesquisa documental pode tanto ser na forma escrita, como não escrita, tais como:

  • Filmes;
  • Vídeos;
  • Fotografias;
  • Notas;
  • Diários;
  • Projetos de lei;
  • Ofícios;
  • Discursos;
  • Mapas;
  • Testamentos;
  • Inventários;
  • Informativos;
  • Depoimentos orais;
  • Depoimentos escritos;
  • Certidões;
  • Correspondência pessoal;
  • Correspondência comercial;
  • Documentos informativos arquivados em repartições públicas;
  • Documentos e materiais de associações;
  • Materiais e documentos de igrejas;
  • Documentos oriundos de hospitais;
  • Documentação e materiais diversos de sindicatos também são considerados como fontes desse tipo de pesquisa.

Esses documentos todos são usados como fontes de informações, como forma de elucidar certas questões, além de servir como comprovação para outras e para a exposição de resultados, em consonância com o interesse de quem pesquisa.

Guia completo: como fazer uma pesquisa documental com excelência

Uma das maiores dúvidas de quem fará a apresentação de TCC, monografia ou qualquer outra modalidade de pesquisa científica é como fazer uma pesquisa documental.

Aprender como fazer pesquisa documental pode ser determinante para o sucesso do seu projeto de pesquisa e, consequentemente, a tecitura do seu TCC.

Ela pode ser classificada como um meio de complementar a revisão bibliográfica. O motivo é muito simples: nem sempre os livros e periódicos científicos são capazes de dar conta de auxiliar na compreensão do assunto.

Uma multiplicidade de dados que auxiliam na explicação de um determinado objeto são devidamente registrados. Esses registros podem ser encontrados em diferentes formatos: impressos, áudios, vídeos e assim por diante.

Com o advento da Internet e a tremenda popularidade das redes sociais,  uma parcela desse acervo pode vir na forma de tweets, postagens de redes sociais ou publicações em um blog corporativo, por exemplo.

É necessário ressaltar que sempre deve-se verificar a idoneidade, ou seja, a credibilidade dessa fonte. Jamais se deve usar qualquer fonte de maneira indiscriminada, mas sim averiguar a confiabilidade dessa autoria e também da própria informação em si.

Em termos práticos, mais do que saber como fazer pesquisa documental é ter a ciência de como efetuar a análise criteriosa dessa compilação de material. De nada adianta reunir um material robusto e rico de dados, porém não ter os conhecimentos sobre como analisar as informações contidas.

Uma fonte pode ser, por exemplo, os trabalhos solicitados a alunos da rede pública de ensino. Alguém que realizou a licenciatura em alguma área do conhecimento ou uma pessoa formada em pedagogia é capaz de fazer a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos de um estudante.

A pesquisa documental é dividida basicamente em três etapas:

1.   Pré-análise

A primeira etapa é a pré-análise dos materiais reunidos, ela se inicia com a seleção dos documentos que serão analisados. Estes devem ser classificados de acordo com critérios bem definidos.

2.   Formulação de hipótese

Logo depois, deverá ser elaborada uma hipótese que será confirmada ou refutada após a análise dos documentos.

3.   Análise documental

Depois dessa etapa, os documentos precisam ser devidamente preparados para a análise. É aqui que se fará as interpretações necessárias para tirar-se as conclusões.

Fonte: Prof. Thaís Moura TCC

5 elementos que não podem faltar em uma pesquisa documental

  1. Objetivo claro: É fundamental definir o propósito da pesquisa documental, estabelecendo os objetivos específicos que nortearão a coleta e análise dos documentos.
  2. Fontes confiáveis: Selecionar fontes de informação relevantes e confiáveis é essencial para garantir a qualidade da pesquisa. Isso inclui documentos oficiais, livros, artigos científicos, relatórios técnicos, entre outros.
  3. Coleta e organização dos documentos: Realizar a coleta dos documentos pertinentes à pesquisa e organizá-los de forma sistemática, utilizando critérios como data, autor, tema ou categoria.
  4. Análise crítica: Realizar uma análise criteriosa dos documentos coletados, identificando informações relevantes, estabelecendo relações entre os dados, comparando diferentes pontos de vista e avaliando a consistência das fontes.
  5. Relatório claro e objetivo: Ao final da pesquisa documental, é necessário elaborar um relatório que apresente os resultados de forma clara, objetiva e estruturada, ressaltando os principais achados, conclusões e recomendações, além de citar corretamente as referências utilizadas.

Exemplos de pesquisa documental

Os exemplos de pesquisa documental são os mais diferentes possíveis. Um deles é a procura por críticas e resenhas de filmes em sites e revistas especializadas para saber qual foi a receptividade de uma determinada obra cinematográfica.

Outro desses exemplos de pesquisa documental são os diários de uma certa personalidade do passado a fim de se descobrir como ela construiu sua identidade dentro daquele contexto histórico específico.

Alguns dos exemplos de pesquisa documental mais utilizados são os dados divulgados por órgãos e instituições ligados ao governo, como o IBGE, ou então jornais de grande renome na mídia, como a Folha de São Paulo, Estadão e outros.

Dados e estatísticas oficiais sempre ajudam a dar maior densidade ao trabalho, conferir a credibilidade a sua pesquisa evidenciando que ela está bem sustentada.

Veja algumas pesquisas em PDF:

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1 comentário em “Como Fazer uma Pesquisa Documental? exemplos e conceito”

  1. Muito legal a postagem. Vocês teriam alguma referência que pudessem me repassar sobre pesquisa documental em redes sociais tendo como objetos postagens? Grato desde já

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