Citação Direta TCC: veja as normas ABNT, como fazer, exemplo e sugestões

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Entenda para que serve e como funciona a citação direta em um trabalho de conclusão de curso.

Saber fazer uma citação direta é fundamental em qualquer trabalho monográfico. Por meio desse método é possível realizar menções  a outros autores sem que possa ser considerado plágio.

Desta forma, a reprodução do texto ocorre de maneira integral, sem alterações. Assim como acontece com a citação apud, devem ser acrescentadas as referências.

 

Conceito de citação direta nas normas ABNT

A ABNT define citação como uma “menção a informação extraída de outra fonte”. O objetivo de uma citação é apresentar uma parte do texto de outro autor. Obviamente, deve estar em sintonia com o texto apresentado, reforçando o ponto de vista do aluno.

O texto deve mesclar partes com a citação direta e a citação indireta. Desta forma, apresenta-se a pesquisa, sem cansar o leitor. Além disso, por meio da citação, o plágio é evitado ― desde que seja realizada de maneira adequada.

O plágio tem se tornado um dos principais problemas da atividade acadêmica no Brasil. A citação de um texto de outro autor, sem as devidas referências, constitui infração.

Além do plágio, outro perigo é a diminuição da nota por conta de erros da formatação. Veja também sobre citação indireta.

Na citação direta, diferentemente do que ocorre na citação indireta,  o autor apresenta com, exatamente as mesmas palavras, a fala de outrem. A transcrição pode ser de qualquer tamanho (teoricamente).

No entanto, é recomendável que seja uma transcrição relativamente pequena. Algumas linhas devem ser suficientes para apresentar o seu ponto de vista sobre aquela temática. Assim indica o bom senso.

Trabalhos acadêmicos com citações diretas muito grandes geram péssimas impressões. Algumas poucas linhas devem ser suficientes. Cada página pode até ter uma citação, mas o ideal é que a citação indireta ocupe maior espaço no texto.

Hierarquicamente, a citação indireta é a mais interessante para os avaliadores. A citação direta está em segundo lugar. Em último, a citação apud.

A análise crítica de um texto é feita de forma mais adequada por meio de uma citação indireta. Os avaliadores preferem esse tipo de citação, em detrimento das outras.

Ao realizar citações diretas, o aluno deve estar atento a algumas regras.  Estas regras são necessárias para conduzir adequadamente  esse tipo de citação.

citação direta ABNT

 

Copie e cole, fazendo a referência do autor

As normas da ABNT são claras quanto a citação direta. O trabalho de conclusão de curso apresenta regras específicas e que devem ser respeitadas.

A citação direta corresponde à transcrição, ipsis litteris, do texto publicado.  Isso quer dizer que é transcrição idêntica. Esse é o significado do termo em latim.

Portanto, diferentemente do que acontece com a  citação indireta, não há aqui a alteração de palavras, para que o texto seja escrito com as palavras do autor.

exemplo de citação direta

 

Tipos de citação direta

Para realizar citação direta, existem dois métodos. Pode ser uma citação direta de três linhas ou de quatro ou mais linhas. Existem diferenças entre os tipos de citação.

No caso da citação direta de três linhas deve ser feita entre aspas duplas. As aspas delimitam a fala do autor, o seu conteúdo apresentado.

Por sua vez,  no caso da citação com mais de três linhas,  a referência virá evidenciada no fim do texto. Não deve apresentar aspas e deve ter uma formatação diferenciada. Vamos observar melhor essa parte, abaixo.

No caso de uma citação direta, com mais de 3 linhas,  o autor da monografia deve diminuir o tamanho da fonte, para uma fonte tamanho 10 ou 11.

Além disso, o seu texto deve estar com recuo de 4 centímetros, com relação à margem esquerda.  Esse tipo de citação não deve ser colocado entre aspas. Atenção: deve ser criado um parágrafo especial para esse tipo de citação, diferentemente do que ocorre com a citação curta.

Por sua vez, no local da citação direta curta,  o limite de três linhas deve ser respeitado e essas três linhas devem ser colocadas entre aspas. O nome do autor deve ser colocado, em ambos os casos. Data e número de página devem ser colocados a seguir, separados por vírgula.

 

Importância das normas ABNT para citação direta

Um trabalho que se baseia em citações diretas bem-feitas é muito bem recebido pela banca.  Respeitar as normas da ABNT é fundamental para o trabalho ser bem realizado e  bem avaliado.

Importante também que tanto o número de página como o ano da publicação sejam informados. Esses dados são normas absolutamente obrigatórias.  Determinadas falas e textos não são paginados, conforme explicaremos a seguir.

É o que acontece com o caso dos textos retirados de sites ou falas obtida em debates ou palestras.

Alguns termos podem ser utilizados para modular os efeitos de uma citação.  São as supressões,  interpolações,  negritos e itálicos. Estes itens são chamados de recursos gráficos e servem para ser a ênfase ou para descartar determinados trechos da citação.

As supressões estão relacionadas a uma parte do texto que não é necessária. As interpolações, por sua vez, servem para trazer os dados que não estão no contexto.

Itálico serve para enfatizar determinada situação. Negrito serve para o mesmo objetivo.  Deve-se utilizar o termo grifo nosso, após a citação ser realizada, para justificar.

 

Usar o método numérico ou autor data?

Para finalizar, indicamos o método autor data, para apresentar citações, em detrimento do método numérico. Ele deve ser usado apenas para notas de rodapé, com outra finalidade. O método autor data é mais prático e organiza melhor o trabalho.

 

Exemplo do método autor data

No texto: A escola deve ser bem preparada (SCHIAVI, 1998, p.444).

Nas referências: SCHIAVI, R. Como educar as crianças. Buenos Aires, 1998, p.444.

Existem diferenças claras entre citação direta, citação indireta e citação APUD. O último corresponde a uma citação da citação.  A citação direta corresponde a extração do próprio texto do autor. A citação indireta, por sua vez, é a reprodução do texto do autor, com mudanças nas palavras apresentadas.

Projeto Acadêmico estimula seu resultado no trabalho de conclusão de curso. Nossa equipe te dá todas as coordenadas para a sua atividade ser perfeita e obter a nota máxima. São vários artigos disponibilizados, com informações essenciais para um bom resultado.

Estes artigos têm como objetivo estimular o aluno a produção acadêmica, estabelecendo as vantagens de trabalhos acadêmicos de qualidade e os benefícios que estes trabalhos podem oferecer para o futuro da sua carreira.

Assim, oferecemos passo a passo todas as regras que devem ser seguidas para um trabalho de qualidade e em conformidade com todas as normas da ABNT.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>