Fichamento de Citação TCC (ABNT): como fazer, exemplo, modelo e sugestões

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Para que sua monografia tenha fundamentação científica, são necessárias citações de outras obras. Por isso é primordial saber como fazer um fichamento de citação é tão importante.

No processo de elaboração do TCC, é de grande relevância o auxílio de obras relacionadas ao tema do trabalho. Aliás, é obrigatório o uso de citações de obras de outros autores para que o TCC tenha fundamentação científica.

Diante disso, um processo muito importante é o fichamento de citação.

Neste artigo vamos apresentar como fazer um fichamento de citação, as várias etapas deste processo, dicas e orientações para o momento de fazê-lo e destacar o que é obrigatório.

Este artigo servirá como um guia de como fazer o fichamento de citação correto, usual e que lhe auxiliará, e muito, na hora de escrever sua monografia.

 

Tipos de fichamento

Antes de mais nada é importante salientar que há três tipos de fichamento:

  • Fichamento de resumo;
  • Fichamento bibliográfico;
  • Fichamento de citação.

Neste artigo, especificamente, vamos esmiuçar o fichamento de citação.

 

O que é fichamento de citação?

Fichamento de citação é o processo de organização das mais importantes e relevantes partes de uma obra que será usada para a elaboração da monografia.

O fichamento de citação visa trazer uma praticidade para o estudante.

Uma vez feito com muita dedicação e atenção, o fichamento de citação, permitirá para quem estiver fazendo o TCC, não mais ter que recorrer ao livro ou outra obra do tipo por inteira.

Basta conferir o fichamento de citação construído daquela determinada obra. Com isso ganha-se tempo e a certeza de que o conteúdo é o indicado.

Esse é um grande benefício deste procedimento: a economia de tempo.

Não há coisa mais importante para um estudante que está elaborando o TCC do que economizar tempo, pois sabe-se o quanto é trabalhoso e intenso o processo todo o desenvolvimento do trabalho, desde a escolha do tema, até a apresentação à banca.

Por isso, qualquer tempo que possa ser economizado em uma etapa para que seja utilizado em outra, é muito bem-vindo.

 

Como fazer um fichamento de citação?

1.  Leitura atenciosa

mulher lendo livro

A primeira coisa a se fazer em um fichamento de citação é ler, com muita atenção, o conteúdo da obra que passará por este processo.

Dica importante: não faça uma leitura padrão, aquela que fazemos normalmente quando estamos lendo algum livro, revista, jornal, etc. Faça uma leitura pausada, mais lenta, fazendo com que você não perca nenhuma informação relevante.

Não leia só uma vez. Faça uma primeira leitura. Você já terá uma noção das partes importantes. Após isso, refaça a leitura, agora com mais atenção para fazer as marcações das partes que serão destacadas da determinada obra.

Marcados os trechos, faça uma leitura de revisão para você ter certeza de que nenhuma informação relevante para sua monografia passará em branco.

Não se assuste em ter que ler três vezes (ou até mais no caso de alguma dúvida). A medida que você for lendo, a velocidade e o entendimento ficarão mais claros e rápidos. Tenha em mente que este não é um processo normal de leitura e sim especial, que terá grande influência em sua obra acadêmica.

 

2.  Marcação dos trechos importantes

marcando parte importante de um texto

Após fazer a leitura é hora de marcar as partes mais importantes e úteis para o TCC.

Aqui vai uma sugestão: use lápis ou lapiseira. Claro que pode-se fazer o fichamento com aquela caneta marca-texto, ou até mesmo com uma caneta esferográfica normal.

Só que com o lápis, ou lapiseira, você tem a possibilidade de corrigir uma marcação feita incorretamente. Já com o marca-texto ou a esferográfica, terá que ser feita uma rasura, que poderá implicar em confusão na hora da transcrição.

Importante: não se preocupe se o trecho que você fez a marcação seja desprezado por outra pessoa, como um colega, por exemplo. Nesta hora não há lugar para constrangimentos.

O que deve ser destacado é a informação importante para você, não para outra pessoa. Não se deixe influenciar por um comentário como: “nossa, mas você marcou esse parágrafo aqui? Nada a ver, amiga!”. Sem essa! O trabalho é seu e não da sua amiga, não é mesmo?

Observação: com fichamentos de citação feitos em obras online, como e-book, artigos científicos ou outros textos do gênero, geralmente em formato PDF, não há este problema, pois é só fazer a correção com a ferramenta de destaque.

Após essas duas fases, que são a essência do processo do fichamento de citação, é hora de transcrever os trechos.

Na hora de escrever a monografia, o estudante deve estar ciente que há três possibilidades para fazer uma citação: de forma direta, indireta ou por APUD, com suas variações. Tudo isso está normatizado por meio da NBR 10520.

Importante: usar citação, tanto direta, quanto indireta ou APUD em seu TCC o faz ter a fundamentação científica. Este detalhe será um dos primeiros que a banca examinará. Por essa razão, fazer um bom fichamento de citação é crucial para o êxito do seu trabalho.

 

Fazer a referência da obra fichada

mulher escrevendo no caderno

Para finalizar o processo de fichamento de citação, é preciso montar a referência bibliográfica da obra que passou pelo procedimento, obedecendo as normas da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas).

Veja os dados que o estudante precisará para montar a referência bibliográfica da obra que passou pelo fichamento de citação:

  1. Autoria (sobrenome e nome);
  2. Título e subtítulo;
  3. Local;
  4. Data de publicação;
  5. Editora;
  6. Ano;
  7. Número de páginas;
  8. Coleção.

Confira abaixo o exemplo da referência bibliográfica montada de um livro:


MAGNOLI, Demétrio. União Europeia: História e Geopolítica. 5.ed. São Paulo: Moderna, 2000. 80p. (Polêmica).


 

Faça uso de ferramentas que auxiliam no processo

Fazer um fichamento de citação não é um “bicho de sete cabeças”. Só exige-se concentração, atenção e esforço. E para acrescentar há várias ferramentas na internet que, sabendo utilizá-las, o trabalho será feito em menos tempo. Uma dica é a ajuda de profissionais especializados.

A indicação aqui é o “Projeto Acadêmico”, espaço voltado para o estudante que está na jornada da elaboração de seu trabalho de conclusão de curso.

Acesse agora, clicando neste link, o Projeto Acadêmico e conheça tudo o que é oferecido a você.

Com sua dedicação e esforço, juntamente com o auxílio de sites especializados como o Projeto Acadêmico, você caminhará para a tão sonhada nota dez, avaliada pela sua banca examinadora.

Boa sorte e bons estudos!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>