Veja como fazer um Glossário de forma correta

Muitas pesquisas demandam a confecção de um glossário, a fim de facilitar a compreensão do tema pesquisado e tornar a leitura mais fluida. Aprenda, aqui, como fazer um.

É consideravelmente comum haver em trabalhos acadêmicos, como um TCC, a utilização de termos específicos de uma determinada área. Se porventura alguém ler o trabalho, sem ter um conhecimento prévio do assunto, terá dificuldades em compreendê-lo e se sentirá perdido. Desse modo aprender como fazer um glossário é importante.

Ele não é um componente obrigatório do TCC, mas é uma excelente maneira de deixar o trabalho bem mais acessível para todos os públicos. Nunca se sabe de fato quem irá ter contato com aquilo que você elaborou.

Quer aprender como fazer um glossário? Então continue lendo esse artigo até o final!

 

O que é glossário?

Você sabe o que é glossário? Bem, ele nada mais é do que uma espécie de “dicionário” específico voltado para a explanação de palavras e expressões que não são muito conhecidas, pelas mais variadas razões, como fazer parte de uma língua estrangeira, campo específico do conhecimento, expressão regional e assim por diante.

Pela regra, o glossário compõe o capítulo inicial ou então o capítulo final de uma certa obra, efetuando uma listagem, em ordem alfabética, dos sentidos e definições corretas de palavras bem peculiares no decorrer do texto.

As expressões e o vocábulo que marcam presença no glossário são as mais incomuns, sobretudo por significarem elementos técnicos ou dotados de maior complexidade.

Dito de outra forma, são palavras cujo conhecimento ocorre majoritariamente no círculo e pessoas habituadas com determinadas áreas.

Também aparece com expressiva frequência no glossário os significados atuais de expressões ou palavras que já caíram em desuso, porém que eram úteis na definição de certos conceitos ou situações em épocas mais antigas.

Em nível de esclarecimento, para se entender o que é glossário, recorre-se a classificação do mesmo e suas origens. Corresponde a um substantivo masculino.

O termo é originário do Latim glossarium, que quer dizer “coleção de glosas” (glosas equivalem às anotações dentro um texto para fins elucidativos).

Apesar de não ser um componente obrigatório do TCC, sua utilização é bastante recomendável, ainda mais se seu trabalho fale a respeito de um ou mais temas que os integrantes da banca não possuam um domínio mais completo e efetivo.

Quando se sabe o que é glossário e se elabora um com qualidade, ele impede ao máximo o acontecimento de interpretações equivocadas, pois a medida que a palavra esteja contida e explicitada no glossário, o leitor conhecerá o significado dela naquele contexto.

exemplo de glossário

 

Diferença entre glossário e dicionário

É bastante comum as pessoas confundirem glossário com dicionário. No entanto, é válido ressaltar que, apesar de algumas similaridades, existem uma clara diferença entre glossário e dicionário.

Como já dissemos, o glossário funciona como uma espécie de pequeno dicionário, no qual são totalmente permitidas a colocação de orações ou de mais de uma palavra que sejam dotadas de uma explicação unificada.

Geralmente, os glossários são detentores de termos técnicos ou específicos de uma área, a explanação de palavras não muito conhecidas do público ou ainda que já são bastante antigas. Servem para a compreensão do assunto abordado.

Quando se entende de maneira mais precisa ambos os elementos, a diferença entre glossário e dicionário fica ainda mais clara.

Dicionário, por sua vez, constitui-se em uma obra de referência, na qual são encontradas palavras registradas ou então expressões de um determinado idioma.

Nele estão presentes uma série de informações de cunho linguístico a respeito de cada uma dessas palavras, com o seu respectivo significado, a classe a qual fazem parte, fonética, etimologia e por aí vai.

Tendo tudo isso em consideração, podemos dizer então que a diferença entre glossário e dicionário é que o glossário contém os significados de palavras dentro de uma área e/ou contexto específico, enquanto que o dicionário é um marco referencial no qual tem-se a explicação de todas as características e classificações de uma palavra no idioma em questão.

 

Como fazer um glossário?

Uma das dúvidas mais frequentes dos estudantes é sobre como fazer um glossário. Por mais simples que possa parecer inicialmente, elaborá-lo requer todo um processo e uma infinidade de pormenores para que ele seja capaz de atender aos seus propósitos.

É importante ressaltar que não há apenas um único modelo de glossário. Há, na realidade, diferentes formatos. Você pode construir um de acordo com as necessidades e particularidades do seu trabalho e as normas da universidade.

Preste atenção adiante pois mostraremos, passo a passo, como fazer um glossário:

1.  Tenha clareza e objetividade

Ele precisa ser o mais claro e objetivo possível, incluindo terminologias específicas do assunto e que demandem uma explicação mais profunda.

2.  Seleção dos verbetes

É essencial ter em mente que um verbete no glossário tem um papel determinado: explanação de algo desconhecido e/ou então que não foi explicitado no texto.

3.  Revisão do texto como um todo

Procure fazer uma revisão de todo o seu TCC para ver e anotar todos os termos que exijam explanação, além também de todas as partes do texto nas quais eles se encontram. O verbete precisa ser sintético e curto.

4.  Explicação factual

As explicações precisam ser factuais, ou seja, calcadas em fatos concretos. Nada de tecer comentários pessoais ou conselhos.

5.  Utilize fontes confiáveis

Ao assinalar os conteúdos elucidativos das palavras contidas no glossário, procure usar somente fontes confiáveis para dar mais credibilidade ao trabalho.

*Vídeo criado por Liliane Vieira

 

Tipos de glossário

Os tipos de glossário são bastante variados. Em outras palavras, eles podem existir em diferentes formas, para o uso nas mais variadas áreas.

Em obras literárias os glossários também são úteis para explanar certos neologismos construídos pelo autor e que não seria viável elucidar os significados no decorrer do texto, pois isso prejudicaria sensivelmente o ritmo da leitura.

Em determinados trabalhos de caráter acadêmico ou científico, podemos encontrar outro dos tipos de glossário. Esse exemplo de glossário é entendido como fundamental para que seja mais fácil se identificar conceitos e termos que auxiliem o leitor na compreensão do sentido da interpretação proporcionada pelo autor quando se estuda sua obra.

Mas não é apenas na literatura ou dentro do universo acadêmico que esse componente estrutural do TCC tem sua utilidade. No ramo da tradução, vislumbra mais um dos tipos de glossário.

Pode-se criar, por exemplo, um glossário bilíngue. Ele é um exemplo de glossário que consiste na explicação e tradução de palavras para outra língua. É aplicado ainda na elucidação de termos técnicos, comumente usados por profissionais de áreas específicas.

Um glossário de informática envolverá conceitos relacionados ao computador, aos programas, à internet e coisas do gênero. Por outro lado, um glossário ambiental conterá palavras pertinentes a assuntos como meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem e muitos outros.

 

Aprendendo como fazer um glossário de qualidade

Aprender como fazer um glossário de qualidade requer uma boa dose de pesquisa e cautela. Busque reunir um material de base que lhe forneça informações robustas. Conheça um exemplo de glossário para que você possa ter um ponto de referência para construir o seu.

Vale sempre lembrar que o glossário é apenas um “apêndice que ajuda a sustentar o trabalho. Para saber mais como escrever um TCC, uma excelente dica é ler os outros conteúdos deste site, o Projeto Acadêmico. Aqui você encontrará instruções úteis que farão a diferença na produção do seu TCC!

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas