Apêndice TCC: veja o que é, como colocar, exemplo e sugestões

Você sabe o que é o apêndice do TCC e no que ele contribui para o enriquecimento de um trabalho acadêmico? Sabe como elaborar e quais regras devem ser aplicadas para isso? Descubra tudo isso e muito mais sobre os apêndices de um trabalho de conclusão de curso aqui.

Se o momento de começar a produzir o seu trabalho de conclusão de curso chegou e você está com alguma dificuldade especificamente na seção do apêndice do TCC, não fique mais com essas dúvidas!

Continue a leitura deste artigo para saber tudo sobre a elaboração dessa seção.

Se as suas dúvidas são em outras partes da elaboração do TCC, como, por exemplo, na justificativa, na metodologia, lá no fim do seu projeto acadêmico, nas considerações finais, ou até mesmo na quantidade de páginas ideais que um TCC deve ter; você pode acessar o site do Projeto Acadêmico e tirar todas as suas dúvidas sobre esses temas e muitos outros.

Bom, mas voltando ao tema apêndice do projeto acadêmico; você sabe qual é a maneira correta de elaborá-lo e o acrescentar ao seu projeto acadêmico? Descubra agora!

exemplo de apêndice tcc

 

O que é o apêndice do TCC e qual a sua importância para o trabalho acadêmico?

O apêndice é um elemento pós-textual e o mesmo, de acordo com as normas da ABNT, não é necessariamente obrigatório para o desenvolvimento do trabalho.

Elementos pós-textuais são aqueles complementares ao trabalho, que não constam na parte de desenvolvimento do relatório principal, mas como já diz o nome, devem vir após o texto, como forma de completar o sentido do trabalho, se assim o estudante achar necessário.

O apêndice do projeto acadêmico está presente nesses elementos, assim como as referências, o glossário, o índice e os anexos.

Diferente dos anexos, o apêndice corresponde a produção do próprio estudante, com o fim de enriquecer os argumentos apresentados no trabalho, alguns exemplos disso são as realizações de pesquisas, questionários, tabulações, transcrição de entrevistas, entre outros.

Como já citado, a inclusão dessa parte no TCC é opcional e só deve ser adicionada ao trabalho caso o estudante e seu orientador vejam a necessidade de apresentar os “bastidores” de suas pesquisas e resultados para que haja um entendimento completo de todo o projeto.

A inclusão e anexo do apêndice do projeto acadêmico tem o seu valor e é muito importante e interessante para dar mais transparência ao trabalho, pois quem o ler verá qual foi o caminho percorrido para chegar ao resultado das informações que estão inseridas ao longo do desenvolvimento do texto.

*Vídeo de Fran Carniel

 

Qual a diferença entre apêndice e anexo?

Esta é uma pergunta muito importante, visto que muitos estudantes acabam confundindo essas duas seções de um trabalho acadêmico, ou até mesmo achando que são a mesma coisa. Veja a diferença entre apêndice e anexo.

Apêndices: São produções do próprio graduando. Um exemplo disso é o resultado de uma pesquisa ou relatório, por meio de uma tabulação, em que o estudante entrevistou 200 pessoas com a aplicação de um questionário sobre um determinado fenômeno.

Anexo: São documentos coletados por meio de fontes externas, como, por exemplo, passagens de jornais, tabelas com dados oficiais entre outros, como forma de comprovar ao seu leitor qual foi o seu embasamento teórico para criar o trabalho de conclusão de curso.

Ambas as partes possuem a finalidade semelhante, então, de acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas, a principal diferença entre apêndice e anexo se dá pelo autor que elaborou a mesma, ou seja, o responsável pela coleta e escrita das informações apresentadas.

*Vídeo de Evandro Queiróz – Saúde sem Mistério

 

Como essa seção deve ser apresentada no TCC?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, os apêndices, assim como todo o trabalho de conclusão de curso, seguem algumas regras. Regras essas como:

  • As letras devem estar em caixa alta, e devem ser consecutivas;
  • Um travessão deve vir antes do título;
  • O apêndice deve receber um título;
  • Os títulos devem estar em negrito.

 

Exemplo:

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO.

APÊNDICE B – RESULTADO NUMÉRICO DA PESQUISA REALIZADA SOBRE A QUALIDADE DOS PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO.

exemplo de apêndice monografia

 

Assim por diante, sempre seguindo uma sequência de letras nos apêndices.

 

Normas ABNT para o apêndice

Quanto a formatação, caso haja textos, deve seguir as mesmas regras aplicadas em todo o TCC, com fonte Arial tamanho 12 para conteúdo e 14 para títulos, deve ter seu alinhamento como justificado e o espaçamento entre as linhas de 1,5 cm.

O ideal, para continuar com a regra da padronização, é que também se mantenha a formatação referente às margens das páginas conforme o restante do TCC, com 3 cm nas partes superior e esquerda, e na inferior e direita 2 cm de espaço.

As margens são dispostas dessa forma para que não haja problemas na encadernação do trabalho.

Para facilitar, essas configurações podem ser salvas no Word, para que a formatação seja automática, ou sempre que precisar consiga acessá-las fácil e rapidamente.

Outra informação importante sobre essa seção do trabalho de conclusão de curso, é que a sequência de numeração das páginas continua normalmente e cada apêndice deve ter sua folha específica, ou seja, deve ser iniciado em uma folha nova, de forma que não constem 2 apêndices numa mesma página.

Essa seção deve constar no sumário do trabalho acadêmico e deve ser acrescentada antes dos anexos e após as referências bibliográficas do mesmo.

A elaboração do trabalho acadêmico dependerá muito da sua unidade de ensino, as regras da ABNT permanecem as mesmas independentemente do local, porém os orientadores dirão que trabalho deve ser entregue, se um artigo científico, ou um TCC e até mesmo o que deve constar nele que seja interessante para enriquecer o seu projeto.

 
Qualquer dúvida ou insegurança que surgir, procure o seu orientador de TCC para que ele direcione o seu trabalho e o aconselhe sobre o melhor caminho a percorrer.

Por fim, incluir essa seção no TCC não é tão difícil quanto parece não é mesmo? É só se manter atento às regras e a definição e é possível acrescentar o apêndice sem muito mistério.

Para ser um aluno nota dez quando o assunto for TCC, não deixe de consultar os conteúdos do site Trabalho acadêmico.

2 respostas

  1. Tenho duvidas
    Estou a fazer um trabalho de pesquisa do tema A Mendicidade da criança na baixa da cidade de Maputo e querem apêndice (guião de entrevista, questionário, inquérito e guião de observação) e não sei fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *