Considerações Finais TCC: veja como fazer, exemplos e regras da ABNT

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Saiba como finalizar adequadamente o seu trabalho acadêmico, com critério e qualidade.

As considerações finais de um trabalho de conclusão de curso não são difíceis. O trabalho de conclusão de curso deve mostrar o resultado das pesquisas e tocar em todas as abordagens que foram apresentadas no texto.

 

Coesão e coerência

O trabalho de conclusão de curso realiza as considerações finais dentro desse contexto citado no título. Deve haver coesão e coerência com o trabalho realizado.  Mostrar seriedade e estilo no trabalho de conclusão de curso é importante e nas considerações finais deve ser utilizado.

Em todo caso, não se deve criar nada diferente para uma conclusão de um trabalho de conclusão de curso. Basta que seja um espaço para apresentar informações a respeito das conclusões de sua atividade, facilitando o trabalho para quem está lendo.

É evidente que você não vai poder colocar conhecimento novo e que ainda não foi apresentado em outra parte do trabalho. Seria uma atitude incoerente e inaceitável. As considerações finais devem ser de acordo com a conclusão.

O trabalho de conclusão de curso não abre espaço no fim para alterações nas considerações finais. O ideal é reafirmar o seu ponto de vista nesse texto. Importante considerar que não deve se estender muito em um trabalho de conclusão na parte de considerações finais. Não deve ser muito mais do que alguns poucos parágrafos. Veja como fazer seu TCC de forma correta e tirar a nota máxima

 

Não há necessidade de referências

Como dissemos acima, seria uma atitude totalmente incoerente, na parte de considerações finais, fazer referências a comentários que não foram encontrados no desenvolvimento do seu trabalho.

Nessa parte, não é necessário acrescentar referências bibliográficas. O ideal é que seja uma parte do trabalho baseado  em próprias palavras. Ao mesmo tempo, não deve se limitar a um mero resumo. Deve aproveitar e citar resultados da metodologia. O trabalho não deve ser resumido exatamente na página de considerações finais de um trabalho.

 

Dicas estilísticas e normas da ABNT

O objetivo dessa parte do trabalho é mostrar seriedade e finalizar o texto.  Sob o ponto de e vista da conveniência, é importante apontar para o texto na terceira pessoa. Trata-se de uma saída estilística adequada e interessante.

 

Objetivo conforme normas da ABNT (citação ABNT)

As considerações finais do trabalho de conclusão de curso servem também para demonstrar ao seu pesquisador que se atingiram os seus objetivos fazendo a pesquisa. Não é muito comum usar citação ABNT nesta parte do trabalho.

No caso, é importante demonstrar que a investigação atingiu os resultados ou não. É óbvio que não existe um manual específico para fazer uma conclusão de monografia. No entanto, é muito interessante prestar atenção em alguns detalhes.

 

Diferenciação entre conclusão e considerações finais

A nomenclatura (citação ABNT) adequada para esse tipo de atividade varia. O trabalho de conclusão de curso, por mais que seja uma atividade que tenha a sua profundidade, não é um trabalho tão complexo assim.

Desta forma, trazer conclusões definitivas, que possam alterar o rumo do pensamento daquela disciplina, não deve ser um objetivo de quem faz um TCC de acordo com uma citação ABNT.

Assim, é importante ressaltar que o trabalho de conclusão de curso, apesar de ter o seu valor, não é tão importante academicamente como mestrado ou doutorado, que vão causar um impacto muito maior dentro do universo acadêmico.

Por isso, o termo mais correto atualmente seria considerações finais de um trabalho e não conclusão. Não há conclusão do tema, já que o conhecimento é infinito.

*Vídeo do canal Evandro Queiróz – Saúde sem Mistério

 

Dicas finais para uma boa avaliação, com coesão e coerência

Para contemplar a análise dos resultados, é necessário prestar atenção no tipo de esclarecimento que deve ser passado ao público, com o objetivo de fazer com que o resultado não seja uma decepção por parte do leitor.

A justificativa deve ser reforçada. Da mesma forma que na introdução, a justificativa é feita e deve ser reforçada, pautada na relevância dos resultados obtidos.

Importante também prestar atenção em outros elementos, como a insuficiência de abrangência de alguma atividade monográfica.  Trabalho de novos objetivos, resultados, que podem ou não ser alcançados.

É muito importante levar em consideração a limitação que uma monografia possui e apresentar esse tema dentro de considerações finais de um trabalho de conclusão de curso.

Essa limitação é relevante e tem o objetivo de não fazer com que se torne uma pesquisa que se aprisionou na conclusão de curso. Nem todas as pesquisas vão conseguir objetivamente o resultado esperado.

Uma conclusão de trabalho desse tipo representa um mero número, dentro de uma imensidão de textos no trabalho acadêmico. Ela deve mostrar qual a contribuição daquela pesquisa para o universo acadêmico da disciplina ser abordada. As considerações finais servem para isso.

Algumas pessoas utilizam o termo conclusão enquanto outras pessoas utilizam o termo considerações finais. Preferimos o segundo, pela justificativa apresentada.

Em todo caso, é importante estar atento para qual tipo de nomenclatura é utilizada pela instituição de ensino a qual você está vinculado. Saber as melhorias e as dicas para as próximas pesquisas também tem seu valor.

Ainda sobre este tema, muitas pessoas na internet criticam e dizem que o termo conclusão não deve ser utilizado em um trabalho de conclusão de curso.

Justificativa? O fato de que esse termo define uma temática que já estaria encerrada, como uma espécie de verdade final sobre aquela temática.

Desta forma, nenhum pesquisador teria condições de utilizar o termo conclusão, porque seria o último trabalho de conclusão de curso a respeito daquele tipo de tema.

Apesar de o trabalho científico ser delimitado, ele é infinito, lato sensu.

 

Considerações finais

As dificuldades e limitações abordadas no seu tipo de trabalho também devem ser sempre considerados nesse tipo de conclusão. As recomendações para outras pesquisas também devem ser colocadas em um espaço de considerações finais, como uma espécie de abertura para novos trabalhos que devem ser realizados.

Atenção: como acontece em qualquer outra parte do trabalho de conclusão de curso, é muito importante que o trabalho seja feito com qualidade e com um cuidado especial com a língua portuguesa.

Ainda mais forte do que acontece no desenvolvimento, o trabalho deve ser realizado de uma maneira na qual as suas palavras se tornem ainda mais valorizadas, já que não será necessariamente um texto pautado em textos de outras pessoas.

 
Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento

Contenu Produção Criativa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>