Início » ABNT » Fonte e Legenda de Imagem ABNT: exemplo e como fazer corretamente

Fonte e Legenda de Imagem ABNT: exemplo e como fazer corretamente

Todos os elementos incluídos em um trabalho acadêmico precisam ser formatados de acordo com a norma vigente. Caso você esteja fazendo um trabalho que precisa ser formatado pelas Normas ABNT, saiba que fonte e legenda de imagem são itens obrigatórios para a inclusão de imagens.

Quer saber as regras estabelecidas pelas Normas ABNT para formatação de fonte e legenda nas imagens incluídas no trabalho acadêmico? Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto! Como Referenciar Imagens no TCC: regras ABNT, nossas sugestões e dicas

Normas ABNT para ilustrações, figuras e imagens

As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelecem todos os itens obrigatórios e opcionais de um trabalho acadêmico. Além disso, são elas que apontam a formatação necessária para cada etapa do trabalho.

O mesmo conceito se aplica a imagens, figuras e ilustrações que são incluídas no trabalho acadêmico. De acordo com as normas técnicas, são considerados ilustrações as seguintes imagens: desenhos, gráficos, fluxogramas mapas, organogramas, figuras, quadros e fotografias. Tabelas, Gráficos e Imagens no TCC

No entanto, é importante saber diferenciar tabelas e ilustrações. Ambas as coisas podem ser parecidas, mas para a ABNT há grandes diferenças na hora de formatar o conteúdo. Por isso, a ABNT define o que são cada um desses elementos da seguinte forma:

  • Quadro (ilustração) – é formado por linhas verticais e horizontais com fechamento em todas as extremidades. Esse tipo de elemento é usado comumente para expressar dados qualitativos.
  • Tabela – é formada por linhas verticais e não apresenta fechamento nas extremidades. Esse tipo de elemento é usado comumente para expressar dados quantitativos.

A principal diferença entre esses dois elementos ao formatar o trabalho acadêmico é que o quadro precisa ser descrito na lista de ilustrações, enquanto que a tabela precisa aparecer na lista de tabelas.

Exemplo de lista de ilustrações TCC
Exemplos de como fazer a lista de ilustrações no seu TCC

Fonte para imagens, ilustrações e tabelas

As normas técnicas da Associação Brasileira de Norma Técnicas especificam como obrigatório a menção da fonte ao inserir uma imagem no trabalho acadêmico. Isso porque, assim como no caso das citações, as imagens possuem direitos autorais que precisam ser reconhecidos, independente de onde a imagem seja extraída.

Mesmo as imagens elaboradas pelo próprio autor do trabalho, é preciso informar a fonte. Veja a seguir alguns exemplos de fontes que podem aparecer em seu trabalho acadêmico:

Imagens em geral

  • Fonte: Nome da fonte, ano.

Imagem criada pelo autor

  • Fonte: Compilação do autor.

Imagens extraídas de sites ou de redes sociais

  • Fonte: Nome do site ou rede social onde a imagem foi obtida.

Tabelas criadas pelo autor

  • Fonte: Nome do próprio autor do estudo (ano).

Tabelas extraídas de sites

  • Fonte: Nome do site (ano).
legenda imagem TCC

Legenda para imagens, ilustrações e tabelas

Assim como a fonte, a legenda é um elemento obrigatório ao inserir imagens, ilustrações e tabelas. A legenda considera características da imagem inserida no trabalho acadêmico e deve oferecer de forma clara e objetiva do que se trata a imagem.

Para inserir a legenda, é fundamental ainda informar o tipo de imagem junto a um número. Por exemplo:

  • Fotografia 1
  • Imagem 2
  • Figura 3
  • Tabela 1

Depois do nome da imagem e o número que deve ser sempre em ordem crescente, é preciso informar em uma pequena frase o título da imagem ou ainda algo que especifique a utilização da imagem. Por exemplo:

  • Tabela 2 – Tabela da introdução alimentar
  • Fotografia 5 – Recomendações sobre introdução alimentar
  • Figura 3 – Alimentos indicados para bebês de 9 meses
fonte imagem ABNT

Formatação para fonte e legenda de imagem ABNT

Agora que você já sabe que é obrigatório informar a fonte e a legenda de cada imagem incluída no trabalho acadêmico, você precisa aprender a formatar esses dois elementos em seu trabalho. Fique tranquilo que a formatação nesses dois casos é bastante simples e fácil. Confira a seguir o que você precisará utilizar na formatação:

  • A legenda deve aparecer próxima à imagem;
  • Antes da legenda, é necessário informar o tipo de imagem e o número sequencial;
  • Posteriormente deve ser inserido a legenda com o título da imagem;
  • A imagem deve ser centralizada, assim como o título, legenda e fonte;
  • A fonte utilizada para a imagem deve ser a mesma utilizada no corpo do texto;
  • O tamanho da fonte do texto deve ser 10;
  • O espaçamento entre linhas deve ser simples;
  • Montagens feitas pelo autor do trabalho utilizando várias fontes diferentes precisam ter na fonte todos os locais consultados;
  • A informação “Compilação do autor” deve ser inserida junto a um número de rodapé para que as informações sobre autoria sejam especificadas nas notas de rodapé;
  • Todas as imagens devem aparecer nas referências bibliográficas.
*Fonte: Clérice Moura

Criação da listas de tabelas e ilustrações ABNT

Ao inserir 10 figuras em um trabalho acadêmico, a ABNT determina que pode ser inserido a lista referente ao tipo de figura. As listas não são obrigatórias, porém, caso o estudante queira acrescentá-las elas devem aparecer nos elementos pré-textuais.

Embora isso pareça algo simples, é preciso ter bastante organização ao criar listas de figuras, principalmente se o trabalho contar com várias figuras. A organização de todas essas figuras é a palavra-chave para a criação de listas.

Na lista de figura, você deverá informar através de números em ordem crescente conforme aparece cada figura no trabalho acadêmico. Além disso, o tipo de figura também deve ser especificado na lista de figuras. Nesse caso, também é importante inserir o número da página onde aparece cada uma das imagens apresentadas na lista de figuras.

Você pode ainda criar várias listas para cada tipo de figura que aparece em seu trabalho acadêmico ou uma lista única. Já a lista de tabela deve ser feita sempre separadamente a de figuras.

Isso porque a ABNT reconhece que figuras e tabelas são coisas diferentes e precisam aparecer de formas diferentes em uma lista. No entanto, a formatação e todas as demais informações a serem inseridas na lista de tabelas segue o padrão já mencionado: número sequencial da tabela, nome da tabela e número da página.

Para concluir, resumimos os principais conceitos ao criar listas para figuras e tabelas segundo as Normas ABNT:

  • A partir de 10 imagens pode ser criado a lista de figuras;
  • Tabelas não devem ser inseridas na lista de figuras;
  • Todas as listas devem apresentar número sequencial, título e número da página;
  • Ao citar 3 vezes um tipo específico de figura (fotografia, por exemplo), pode ser criado uma lista exclusiva.
Lista de ilustrações TCC

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

2 comentários em “Fonte e Legenda de Imagem ABNT: exemplo e como fazer corretamente”

Deixe um comentário