Como usar Imagens e Figuras no seu TCC seguindo as normas ABNT

Você sabe como inserir imagens, figuras ou ilustrações no TCC de forma correta? Tire todas as suas dúvidas sobre esse tema neste artigo.

Após anos de estudo, muito deles suados e considerados sofridos, o aluno precisa colocar em prática todo o seu aprendizado, por meio da produção de um trabalho chamado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), para que assim consiga chegar a sua tão almejada formação e ser considerado pronto e apto para o mercado de trabalho.

Esse trabalho apresenta uma maior dificuldade, pois precisa ser redigido de acordo com uma formatação específica, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), só sendo aceito e considerado concluído ao seguir essa mesma padronização.

O momento de iniciar o TCC é temido por todos os alunos e a maioria deles se sentem extremamente perdidos, visto que não é somente escolher um tema e falar sobre ele, existem normas a serem seguidas, de forma que as vezes não sabem nem mesmo a maneira correta de redigi-lo.

Existem elementos que são obrigatórios inserir no trabalho de conclusão de curso, como, por exemplo capa, folha de rosto, folha de aprovação, referências bibliográficas, entre outros. Há também os opcionais, ou seja, o aluno somente insere tal elemento em seu trabalho, se achar necessário ou se considerar que o enriquecerá de alguma forma; esse é o caso das figuras e imagens.

As figuras, ilustrações e imagens, como falado a pouco, não são obrigatórias, porém trazem uma organização ao texto e transmitem de forma visual a mensagem que se quer passar.

Como em todos os outros elementos, para inseri-las em uma monografia, e claro, da maneira correta, é preciso que algumas regras sejam respeitadas.

Você já chegou a essa parte de sua monografia? Sabe como seguir adiante? Se a sua resposta a esta pergunta foi negativa, continue a leitura desse artigo e descubra tudo sobre como inserir imagens no TCC de maneira correta.

exemplo de imagem no TCC seguindo a ABNT

 

O que diz a ABNT sobre o uso de imagens no TCC?

A ABNT determina que sempre que uma imagem aparecer no TCC, a mesma deve ser devidamente identificada, contendo as seguintes informações:

  • Nome específico;
  • Travessão;
  • Título.

Exemplo: Figura 1 – Logotipo da ABNT

A medida que outras figuras são inseridas na monografia, essa sequência deve ser seguida: Figura 2, Figura 3, Figura 4 e assim por diante, com suas respectivas descrições.

O autor do trabalho deve ainda inserir a fonte do lugar de origem da figura, na parte inferior da mesma e deve citá-la o mais próximo possível de onde ela foi representada, de preferência no parágrafo imediatamente abaixo da figura, imagem, ilustração, gráfico, entre outros. Veja exemplo:

 

Figura 1 – Logotipo da ABNT

logo ABNT

Fonte: http://www.abnt.org.br

 

A formatação para essa citação de imagens deve ser feita da seguinte forma:

  • Fonte Arial 12 para o título da figura;
  • Fonte Arial 10 para a citação da fonte logo abaixo da figura.
  • Ambos devem ser centralizados.

Essas imagens não precisam constar no sumário inicial, mas aconselha-se que apareçam em uma listagem separada e específica para essas figuras, de forma que esse material seja localizado com mais facilidade e rapidez.

Essa lista deve ficar antes do sumário dos títulos, logo após o Resumo do trabalho e caso sejam inseridas mais do que as imagens como, por exemplo, tabelas, gráficos, entre outros elementos, eles ficam na mesma listagem e devem seguir a seguinte ordem:

  • Lista com as ilustrações;
  • Lista de tabelas;
  • Lista de abreviaturas e siglas;
  • Lista de símbolos.

Os gráficos, desenhos, fluxogramas, organogramas, entre outros, entram na categoria de ilustrações, que podem ser agrupados em tipos ainda mais específicos, mantendo a sequência presente no texto, assim como um sumário comum, com as respectivas indicações de página logo à frente. Veja exemplo:

 

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Logotipo da ABNT    —————————————-    3

Figura 2 – Título da figura  ——————————————   10

 

As regras utilizadas nesta lista, assim como mandam as normas da ABNT, devem ser nos títulos e descrições das figuras a fonte Arial com tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas, e o título “LISTA DE FIGURAS” se utiliza da mesma fonte, porém com o tamanho da letra 14, deve estar em negrito, letras em caixa alta e com o alinhamento centralizado.

Uma dica que pode fazer toda a diferença, é a automatização do sumário da lista de figuras, pois é normal que os números das páginas sofram alterações à medida que modificações são realizadas no trabalho de conclusão de curso.

Essa será uma preocupação a menos para você, visto que toda a alteração de páginas que ocorrer será automaticamente reconhecida pelo sumário da lista de figuras e você não precisará revisar o conteúdo diversas vezes.

No Word, você consegue fazer isso inserindo legendas em suas figuras, é só ir na aba “Referências” e procurar a ferramenta “Inserir legenda”, fazendo isso é possível compilar as legendas e criar um índice que funcionará de forma automática, de maneira que quando houver qualquer alteração a paginação será simultaneamente alterada.

Livre dessa preocupação, é possível otimizar o seu tempo para se concentrar em detalhes mais importantes da formatação do seu TCC.

*Vídeo retirado do canal: Fran Carniel

 

Importância do uso de imagens no TCC

Nem só de textos é feito um TCC, não é mesmo? O uso de imagens no TCC é importante sim e eu te explico o porquê!

Ao escrever trabalhos acadêmicos, a inclusão de fotos, imagens, figuras, tabelas, gráficos, entre outras formas de representação, se fazem necessárias para demonstrar de forma mais dinâmica, interativa e clara determinados dados e informações.

A inserção de tais itens auxiliam o posterior leitor do seu trabalho de conclusão de curso, a compreender melhor as informações apresentadas no texto, bem como auxiliam na análise dos dados apresentados de forma mais completa e ampla.

 

Onde encontrar dicas e tutoriais que me ajudarão a concluir meu TCC?

O site Projeto Acadêmico possui conteúdos que compartilham dicas  que vão desde a confecção de um sumário da forma correta, até ideias de temas para o seu monograma de acordo com o seu curso!

Todos os conteúdos voltados para excelência do seu trabalho! Acesse, siga as orientações e tire nota 10 no seu TCC!

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas