O que é Levantamento Bibliográfico? veja como fazer, ABNT e dicas

Fazer uma monografia ou qualquer outro trabalho acadêmico exige bastante estudo e pesquisa. Por não ser algo tão simples, a organização é parte fundamental para elaborar um bom trabalho. Nesse caso, o primeiro passo para manter a organização e não se perder na elaboração do trabalho é fazendo o levantamento bibliográfico.

Já escolheu o tema da sua monografia, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós te ajudaremos a “encontrar a luz no fim do túnel“, ou melhor, a fazer o levantamento bibliográfico do seu trabalho. Como fazer Referência Bibliográfica de Site: normas ABNT, TCC e exemplos

etapas do levantamento bibliográfico
Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/8685425/

O que é levantamento bibliográfico?

O levantamento bibliográfico consiste em um tipo de pesquisa onde é consultado bancos de dados nacionais e internacionais para saber o que já existe sobre um determinado assunto. Nesse caso, os estudantes que estão fazendo uma monografia ou outro trabalho acadêmico podem consultar bibliotecas e solicitar o levantamento bibliográfico de um tema em específico.

Ao fazer essa pesquisa, o estudante se torna um verdadeiro pesquisador sobre o tema, onde ele poderá reunir várias obras, pesquisas, estudos, entre outros projetos que tenham relação com o seu tema. Com todo esse material organizado e disposto para o estudo, o estudante terá uma grande referência do que já é conhecido sobre o tema e assim poderá definir uma nova abordagem para o assunto. Pesquisa Bibliográfica: entenda o que é, conceito, exemplo e como fazer uma

A maioria dos trabalhos acadêmicos exigem o levantamento bibliográfico. Isso porque é dessa forma que o estudante consegue identificar os pontos que ainda não foram abordados sobre o seu tema. Se essa etapa não existisse, as monografias e trabalhos acadêmicos teriam discussões muito semelhantes, o que iria diminuir significativamente o número de novas pesquisas e projetos totalmente inovadores.

Vale a leitura: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf

Exemplos e modelos prontos de levantamento bibliográfico:

Como fazer levantamento bibliográfico

Sabendo o que é um levantamento bibliográfico fica muito mais fácil de elaborar essa parte do seu trabalho acadêmico. A primeira coisa que você deve ter em mente para colocar o levantamento bibliográfico em prática é que a organização é a alma do sucesso do seu trabalho. Sendo assim, conte com ferramentas digitais, cadernos de anotações e vários outros recursos para anotar todos os dados que você coletar durante a elaboração desse levantamento. NBR 6023: atualizada 2018/2019, referências bibliográficas, dicas

Para garantir o sucesso do seu trabalho acadêmico também é importante que você tome certos cuidados ao fazer o levantamento bibliográfico. Veja a seguir algumas considerações na hora de escolher as obras para sua pesquisa:

Qualidade das obras – o sucesso da sua monografia diretamente atrelada a qualidade do material pesquisado. Quanto mais qualidade tiver as obras que você selecionou para o estudo, melhor será a sua monografia, pois você contará com os melhores recursos para criar algo totalmente do zero.

Autores renomados – outro ponto importante ao procurar por obras é a escolha dos autores relacionados ao tema do seu trabalho. Autores renomados sobre o assunto passam maior credibilidade para a sua pesquisa, além de proporcionarem conteúdos mais completos, considerando que eles são renomados por entenderem do assunto.

Data de publicação – procurar por pesquisas antigas poderá resultar em trabalhos com grande renome, no entanto, há apenas um problema nessas pesquisas, que é a atualização sobre o assunto pesquisado. Muitas vezes esses conteúdos estão desatualizados, por isso, eles não oferecem todo o parâmetro necessário para a sua pesquisa. Por isso é importante complementar o levantamento bibliográfico com obras mais recentes.

Levando em conta essas características, você deverá começar a sua pesquisa utilizando referências que você já conhece sobre o assunto. Procure em seus estudos nomes de pesquisadores, cientistas e outros especialistas no tema que você abordará em seu trabalho. Se você já estudou sobre uma dessas personalidades ao longo do seu curso, comece pesquisando suas obras dentro do tema.

Mas é importante que você não se limite a apenas um autor, lembre-se do que já mencionamos: qualidade das obras, autores renomados e data de publicação são fatores importantes para o seu levantamento bibliográfico. Sabendo de tudo isso, vamos as dicas de como fazer o levantamento bibliográfico para seu trabalho acadêmico:

*Vídeo da Profa Windyz Brazao Ferreira, PhD

1. Conte com bons bancos de dados

Diversas bibliotecas do país oferecem pesquisas em seus bancos de dados para que estudantes possam fazer o levantamento bibliográfico com o acervo disponível em seus arquivos. Opções de bancos de dados não irá faltar, mas você pode filtrar esses locais de acordo com o seu tema. Por exemplo, se o seu tema está relacionado com economia, procure por bibliotecas de faculdades com foco em economia.

Fazer o levantamento bibliográfico em outras bibliotecas não tem nenhum problema, mas você contará com mais chances de encontrar o que procura se for direto ao local de interesse. Mas se quiser aumentar sua busca, pesquise também em outras bibliotecas para ter uma boa análise sobre o assunto.

2. Pesquise na internet

Hoje em dia é muito mais fácil pesquisar sobre qualquer coisa, pois a internet oferece uma grande variedade de conteúdo interessante. Algumas bibliotecas até disponibilizam o acesso aos bancos de dados através da internet. Nesse caso, basta preencher alguns formulários e enviar a solicitação para a biblioteca.

Outro recurso interessante para você ter um bom levantamento bibliográfico pela internet é pesquisando no Google Acadêmico. Nesta seção do Google você encontrará apenas trabalhos acadêmicos sobre o tema pesquisado, podendo fazer pesquisas de acordo com o tema, nome do autor, universidade ou faculdade, dentre outros recursos.

3. Comece com nomes conhecidos

Como já mencionamos, você deve começar por nomes que você já conhece sobre o assunto. Se em algum momento foi mencionado que determinada pessoa é referência em relação ao tema da sua monografia, pesquise obras dessa pessoa. Na obra desse autor você poderá procurar pelas referências bibliográficas e conhecer todos os autores que foram pesquisados para a elaboração daquela obra.

Sendo assim, você poderá encontrar diversos autores que são renomados e especialistas sobre o assunto do seu trabalho acadêmico sem grande esforço. A ideia é começar por um nome conhecido e buscar suas referências. Se ele é renomado no tema da sua monografia, todos os autores das referências bibliográficas também são consagrados na área de estudo. Agora que você já sabe como fazer o levantamento bibliográfico, organize todas as informações que forem coletadas ao longo da pesquisa para não perder nenhum dado importante que poderá ser estudado para a sua monografia.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas