Pesquisa Bibliográfica: entenda o que é, conceito, exemplo e como fazer uma

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Saiba como fazer uma pesquisa bibliográfica eficaz e como inseri-la em seu trabalho acadêmico de forma correta seguindo as normas da ABNT!

Se você é um aluno do ensino superior, sabe muito bem o que precisa ser feito para que conclua sua faculdade e se forme com honras, o tão esperado, quase sempre temido, TCC precisa ser produzido.

Uma das partes deste trabalho acadêmico, que muitas vezes não recebe o valor que merece, mas é de extrema importância para o desenvolvimento do projeto, é a pesquisa bibliográfica.

Essa seção mesmo que se encontre relacionada lá no final do trabalho de conclusão de curso é basicamente o início dele, onde tudo começa, pois, após definir o seu tema você precisa fazer pesquisas sobre ele para só assim apresentá-lo, não é mesmo?

Mas você sabe como as referências da pesquisa bibliográfica devem aparecer em seu trabalho? Tem dúvidas quanto a isso? Continue a leitura deste artigo para esclarecê-las.

 

O que é e qual a finalidade de uma pesquisa bibliográfica?

Como citado acima, a pesquisa bibliográfica é um dos passos iniciais do desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso, visto que ali se inicia a busca e conhecimento do tema escolhido.

Basicamente, essa pesquisa pode ser considerada uma investigação sobre o tema e pode levantar questões como:

  • Alguém já publicou algo semelhante ao que eu quero fazer?
  • É realmente interessante falar sobre este tema?
  • Como posso trazer algo novo a esta proposta?
  • Quais métodos devo utilizar para chegar ao meu objetivo?
  • Como posso enquadrar meu projeto nas necessidades atuais?

Essas e outras questões são comuns de surgirem na cabeça dos estudantes, elas são importantíssimas para o sucesso e bom andamento do trabalho acadêmico, visto que é neste momento que a ideia se solidifica na mente do autor e começa a criar formas e possibilidades.

Após todos estes questionamentos a pesquisa se torna mais específica e assertiva, na busca por autores que citaram algo que se encaixe perfeitamente no tema.

É nesse momento que você começa a conhecer a literatura já existente sobre o tema escolhido e a partir de então formular uma proposta ou uma problemática para o assunto.

Realizar essa busca mostra o quanto o assunto foi pesquisado e estudado para enfim ser apresentado.

*Vídeo de TVInteraja Interaja

 

Características da pesquisa bibliográfica

Para a realização dessa pesquisa, na maioria das vezes, são utilizados meios intitulados de fontes secundárias, que são aquelas com informações que já foram apresentadas em outro lugar e já passaram por algum tipo de análise, diferente das fontes primárias que também podem ser utilizadas como auxílio ou consulta, elas são aquelas que não sofreram nenhuma alteração ou análise, ou seja, uma fonte original.

Como exemplo de fontes secundárias temos:

  • Livros;
  • Matérias de jornais ou revistas;
  • Artigos;
  • Documentos;
  • Sites, desde que sejam confiáveis;
  • Entre outros.

Como exemplo de fontes primárias temos:

  • Diários;
  • Correspondências;
  • Registros privados e públicos;
  • Entre outros.

Existem ainda as fontes terciárias, que se formam por uma junção e compilado das fontes secundárias e primárias.

Um exemplo disso são as bibliografias que são criadas a partir de um conteúdo totalmente original, a história de vida de alguém e que para tal se utiliza de uma fonte e conteúdos secundários.

De que ponto partir para fazer uma pesquisa bibliográfica?

Primeiramente, antes de começar suas pesquisas, você deve definir exatamente o que gostaria de encontrar e para isso, como forma de ajudar na assertividade das buscas, deve estabelecer palavras-chaves que estão relacionadas ao seu tema.

Por que isso?

Os sistemas de buscas funcionam por palavras-chaves, de forma que é muito importante a definição de quais serão essas palavras para que encontre de forma mais rápida e fácil o referencial bibliográfico correto.

Essas palavras podem mudar no decorrer da pesquisa, à medida que você definir melhor o tema e a ideia do mesmo criar mais forma, isso você sentirá e com o tempo fará a alteração automaticamente.

É importante, que durante as pesquisas você guarde todos os registros e informações encontradas, por meio de anotações e fichamentos para que seja fácil de achá-los posteriormente, caso haja necessidade.

 

Dicas de como guardar o conteúdo encontrado:

icone do ms word

  1. Crie pastas específicas e intitule as mesmas de forma a relacioná-las com o trabalho acadêmico, como: “imagens para o TCC”, “Referências da pesquisa bibliográfica” entre outros títulos que permitirão que você encontre os conteúdos facilmente;
  2. Utilize um documento do Word e transcreva todo o conteúdo se preciso, nunca se esquecendo dos links ou referências para que volte a consultá-los, caso necessário;
  3. Em caso de imagens, anote de onde veio (site, livro), data da publicação, título da imagem, endereço da imagem (em caso de sites), título da matéria, etc. Essas informações estarão presente tanto nas referências quanto na fonte da imagem.

 

Como as referências da pesquisa bibliográfica devem ser apresentadas no TCC de acordo com as normas da ABNT?

Assim como o restante do trabalho, essa seção não foge às normas da ABNT, de forma que tem uma maneira correta e padrão para que essas informações sejam lançadas no projeto.

Em caso de referências de livros com apenas 1 autor, você deve utilizar a seguinte estrutura:

SOBRENOME, nome do autor (abreviado ou não). Título do livro: subtítulo (se houver). Edição (se não houver essa informação no livro deduz-se que é a primeira). Local de publicação: Editora, data da publicação da obra.

Veja exemplo:

“CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Barueri, SP: Ed. Manole, 2014.”

Quando o livro possuir mais que um autor o procedimento é o mesmo e o nome de todos devem ser citados.

Em caso de referências da pesquisa bibliográfica em sites, a estrutura deve seguir o seguinte padrão:

Título do artigo – ano – link – data de acesso.

Algumas informações, como autor do artigo e ano da publicação, vão depender muito se a instituição de ensino pedir, nem sempre eles precisam aparecer, isso serve também para a hora do acesso.

Veja exemplo:

Normas técnicas devem ser protegidas pelo Direito do Autor? Disponível em: http://www.abnt.org.br/noticias/5583-artigo-normas-tecnicas-devem-ser-protegidas-pelo-direito-do-autor. Acesso em: 08 de outubro de 2017.

 

Saiba como ter um TCC nota 10!

O site Projeto Acadêmico é um espaço voltado para alunos que estão realizando, ou prestes a realizar, o trabalho de conclusão de curso. Acesse agora, conheça todos estes conteúdos e produza um TCC digno de nota máxima.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>