Veja como usar corretamente o Et al. seguindo as normas ABNT

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

A expressão et al. é um tipo de abreviação que se refere a três diferentes expressões em latim, sendo elas: et alii, et aliae e et alia. Em todos os casos, a expressão se aplica ao significado de “e outros ou outras”. Sendo assim, é comum ver esse tipo de abreviação ao final de uma obra que possui muitos autores.

Neste post, falaremos em detalhes o que significa a expressão et al., para que serve, quando você deve utilizar em seu TCC, entre outras informações. Além disso, falaremos a seguir como utilizar a expressão et al. da maneira certa. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é et al.?

Como já mencionamos anteriormente, a expressão et al. trata-se de uma abreviação de três diferentes termos em latim, que na verdade possuem o mesmo significado. Et alia é a forma neutra para dizer que uma obra possui muitos autores, no caso do termo et alii a referência de autores ocorre na forma masculina e o termo et aliae se aplica a muitas autoras.

Em todos os casos, a expressão é utilizada apenas quando há vários autores e há a necessidade de se abreviar essa informação. Quando isso acontece, é comum indicar apenas o primeiro autor e colocar a expressão et al. logo em seguida. Geralmente, a expressão et al. é mais utilizada após alguma citação bibliográfica que possua vários autores diferentes. No entanto, ela pode ser utilizada em qualquer trecho que possua essas características e tenha como necessidade a abreviação dos autores.

 

Para que serve?

A maior finalidade da expressão em latim et al. é abreviar a informação de que há mais autores para determinado texto. Independente do tipo de texto, a expressão é utilizada com a mesma finalidade, informar que há mais autores envolvidos na criação de determinado trecho. Sendo assim, a expressão et al. serve para informar ao leitor de que o texto foi desenvolvido por muitos autores, e por isso, foi utilizado uma abreviação para não prolongar a lista de autores.

Embora a utilização da expressão seja de fácil compreensão, é importante avaliar a que tipo de norma segue o texto em questão. Isso porque dependendo da norma utilizada a expressão em latim deverá ser informada de forma diferente. Todas essas características diferentes podem ser observadas na norma, formato ou padrão adotado para a aplicação da expressão et al. ao final de um texto escrito por vários autores.

Por exemplo, a norma ABNT NBR 6023:2002 determina que a expressão seja empregada da seguinte forma: SOBRENOME, Nome et al. Enquanto que a norma NP 405-1 determina que a expressão seja utilizada da seguinte forma: SOBRENOME, Nome [et al].

Aqui no Brasil, a utilização da expressão é indicada através da ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Já em Portugal, por exemplo, essa mesma indicação aparece em “Regras Portuguesas de Catalogação“. Nesses dois casos, o uso da expressão é indicado quando há mais de três autores em um único texto.

 

Quando usar et al. em TCC?

O trabalho de conclusão de curso é regido por diversas normas e padrões que são estabelecidos pela banca examinadora. Nesse caso, a utilização do et al. segue os padrões estabelecidos pela norma em questão. Na maioria dos casos a utilização da expressão em latim é obrigatória quando há mais de três autores envolvidos na criação de um único texto.

Para saber como utilizar a expressão et al. em seu TCC corretamente você deve primeiramente se informar sobre a norma aplicada. A norma ABNT possui variações que determinam padrões diferentes para a utilização do et al. como abreviação de autores. Sendo assim, é indispensável que você pesquise a utilização indicada para a norma que você terá que seguir em seu TCC.

Tirando essas características que se diferem, a utilização do et al. deve ocorrer sempre que você realizar uma citação ou menção de um texto que foi escrito por mais de três pessoas. Nesse caso, temos os seguintes exemplos de utilização do et al. seguindo a norma ABNT NBR 6023:2002:

  • 1 autor – (SOBRENOME, Nome, ano);
  • 2 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano);
  • 3 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano);
  • 4 ou mais autores – (SOBRENOME, Nome, et al., ano).

No exemplo acima vemos que a utilização do et al. se aplica a uma referência bibliográfica. No entanto, a expressão et al. pode ser utilizada em citações ao longo do texto e em outros momentos quando necessário. O mais importante é que a utilização do et al. seja feita em TCC apenas quando necessário. Quando há a possibilidade de informar o nome dos autores, como ocorre no caso de três autores na norma ABNT, a expressão et al. não deve ser usada. Mas quando há mais de três autores, é importante abreviar essa informação.

 

Como utilizar et al. no TCC?

A utilização correta do termo et al. ocorre quando a norma vigente é respeitada. Sendo assim, não há uma única forma de se utilizar a expressão. É importante antes de tudo conferir as regras padrões para a utilização do et al. de acordo com a norma em questão. Mas de uma forma bem simples, você deve utilizar o termo sempre que a norma obrigar a abreviação para um determinado número de autores.

Além da indicação de autores nas referências bibliográficas, o et al. pode ser utilizado ao longo do texto. Por exemplo, se o texto apresenta uma citação que possui muitos autores e precisa de abreviação, é utilizado o termo et al. para designar que há muitos autores. No meio do texto, o termo é aplicado da seguinte forma:

    • Sobrenome et al. (ano) continuação do texto.

No entanto, é importante avaliar como a norma vigente exige que essa informação apareça em seu texto. Essa é a forma como a ABNT exige que o termo apareça no meio do texto, mas você deve conhecer a norma do seu TCC antes de iniciar a utilização do et al.

*Vídeo retirado de: Biblioteca Central Sebastião Fernandes

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>