Pesquisa Explicativa: entenda o que é, como fazer uma, exemplos e nossas dicas

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Entender sobre a metodologia de pesquisa que você utilizará para produzir o seu trabalho acadêmico ou científico é fundamental. Ao final da leitura deste artigo, você entenderá o que é a pesquisa explicativa e como ela pode ser útil até mesmo para a produção do TCC.

Quando você lida com um projeto que exige o uso de técnicas abrangidas pela metodologia científica, pode acabar se deparando com o seguinte questionamento: Qual é a metodologia de pesquisa que melhor atende às minhas necessidades?

Para responder a essa questão, é importante que você tome conhecimento sobre quais são as metodologias de pesquisa já existentes e em quais situações cada uma delas se aplica.

Em outros artigos nós já falamos sobre a pesquisa documental e a pesquisa experimental; no entanto, um terceiro tipo ainda merece ser abordado: a pesquisa explicativa.

 

Uma visão ampla sobre a Pesquisa Explicativa

A pesquisa explicativa recebe esse nome devido ao seu caráter investigativo. Quando você embasa seu projeto nessa metodologia, deve estar focado em responder uma questão: Por quê?

Esse é o tipo ideal de pesquisa para encontrar as causas e razões envolvidas no acontecimento de um determinado evento ou fenômeno.

 

As principais diferenças entre a Pesquisa Documental, Experimental e Explicativa

Entender as diferenças entre os três principais tipos de metodologias de pesquisa pode esclarecer quaisquer dúvidas que possam atrapalhar o desenvolvimento de um trabalho. Então, vamos ver quais são essas diferenças?

 

Pesquisa Documental

Conforme um artigo publicado pela Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, a Pesquisa Documental pode ser definida como sendo aquela na qual busca-se, através da elaboração de documentos, analisar cuidadosamente os dados coletados por meio de fontes primárias relacionadas a um assunto.

Um exemplo de pesquisa documental comumente utilizado é a consulta a inventários de diferentes organizações: são consideradas desde uma consulta ao acervo de uma biblioteca até a análise do estoque de produtos de uma empresa.

 

Pesquisa Experimental

Segundo José Fernando Rodrigues Junior, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, uma pesquisa experimental é aquela que visa observar o comportamento de diferentes variáveis dentro de um objeto de  estudo.

Isso significa que esse tipo de pesquisa auxilia na compreensão de como um fenômeno acontece. Ela é bastante útil para destacar quais são os fatores, dentro de um objeto de estudo, capazes de influenciar e gerar diferentes comportamentos e, consequentemente, resultados para a pesquisa.

 

Pesquisa Explicativa: ferramentas para a solução de problemas

A esta altura, você já tem em mente o conceito de cada um dos três principais tipos de metodologia de pesquisa. Agora, como o foco deste artigo é a pesquisa explicativa, precisamos nos aprofundar um pouco no assunto; para isso, nada melhor do que nós apresentarmos ferramentas que te auxiliam durante o uso dessa metodologia de pesquisa.

Trabalhar com diferentes técnicas e ferramentas para a solução de problemas se mostra como um caminho prático para se alcançar resultados satisfatórios dentro de projetos nos meios acadêmico e científico.

Se tratando da pesquisa explicativa, as diferentes ferramentas que a constituem, auxiliam os pesquisadores durante processos investigativos, que são aqueles nos quais busca-se encontrar quais os fatores que geram um determinado cenário problema.

Dentre as ferramentas disponíveis para se chegar a uma resposta conclusiva sobre os porquês de uma situação, encontram-se:

  • A comparação de dados coletados previamente (por meio da Pesquisa Documental): a comparação entre diferentes amostras de dados pode acender algumas luzes no que tange determinado cenário. Tanto dados quantitativos quanto qualitativos podem ser úteis para os pesquisadores;
  • Investigação bibliográfica: a pesquisa em fontes confiáveis de informação pode ser extremamente útil durante as fases de uma Pesquisa Explicativa. É interessante se questionar se eventos similares àquele que é alvo de uma investigação já foram registrados anteriormente por outros pesquisadores;
  • Uso de lógica dedutiva: a lógica dedutiva baseia-se no conceito de procurar por motivações lógicas e causais que resultam em um determinado evento ou fenômeno. Isto é, qual a sequência de acontecimentos que têm maiores chances de tê-lo provocado.

Quando estas ferramentas são utilizadas da maneira correta, responder aos porquês levantados inicialmente se torna uma tarefa menos complexa, uma vez que toda a estrutura analítica envolvida durante a resolução do problema encontra-se à disposição dos pesquisadores, sejam eles estudantes ou profissionais já estabelecidos no mercado.

 

A importância de se trabalhar com diferentes metodologias de pesquisa

Durante a produção do TCC e de outros trabalhos acadêmicos, é provável que você tenha que trabalhar embasando-se em mais de uma metodologia de pesquisa.

Seja diretamente ou indiretamente, elas mantêm uma relação entre si, como se fossem as engrenagens de um sistema trabalhando em conjunto para atingir o mesmo objetivo.

A tabela abaixo ilustra como cada uma das metodologias auxiliam os processos de produção de um trabalho acadêmico e quais as principais ações e questionamentos envolvidos em cada uma delas.

Metodologia de pesquisaAção principalQuestionamento
Pesquisa DocumentalAnalisar dados previamente documentados, oriundos de diferentes categorias de fontesO que eu preciso constatar?
Pesquisa ExperimentalObservar eventos: analisar eventos para entender os mecanismos envolvidos durante as fases de execuçãoComo determinado evento acontece? Quais os mecanismos envolvidos?
Pesquisa ExplicativaInvestigar o que provoca determinados eventos e fenômenosPor que isso acontece? Quais fatores resultaram nessa situação?

 

Informação: a chave para um bom TCC

Apesar de constituírem uma parte importante envolvida na produção do TCC, apenas conhecer as principais metodologias de pesquisa existentes não é o suficiente para uma vida acadêmica bem-sucedida.

É importante que você se mantenha bem informado quanto aos diferentes aspectos envolvidos na produção de um trabalho acadêmico, tal como normas de formatação, como encontrar fontes com referências confiáveis e todos os outros pormenores que influenciam na qualidade final do trabalho.

Uma das melhores formas de garantir que todas essas informações cheguem até você é: escolher um site da sua confiança para ser acompanhado.

Nós recomendamos o Projeto Acadêmico. Além de ser capaz de te auxiliar com o que envolve a formatação e elaboração dos seus trabalhos, esse site ainda oferece orientação para dúvidas menos recorrentes que, ainda assim, impactam em sua qualidade final

Acesse-o e confira você mesmo o que ele tem a oferecer. Com certeza há muito o que absorver.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>