Aprenda como fazer referência de artigo científico

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Entenda como referenciar corretamente seus trabalhos acadêmicos.

Uma das maiores dúvidas de quem é novo no universo acadêmico, ou mesmo de quem está iniciando a produção do TCC, é a questão das referências de artigos científicos e outras produções textuais e imagens. Neste artigo você conferirá tudo o que precisa saber para referenciar qualquer conteúdo corretamente.


O que é referenciar?

Quando você introduz qualquer tipo de conteúdo em seu trabalho acadêmico, seja no TCC ou não, tudo deve ser referenciado corretamente. Em outras palavras, você deve explanar sobre o que se trata o conteúdo e quem são os autores.

Você não pode fazer isso simplesmente de qualquer maneira, mas precisa seguir o modelo estabelecido pelo conjunto de normas e regras da ABNT. As referências precisam estar no desenvolvimento e na bibliografia e em alguns momentos, em listas.

Essas normas são atualizadas periodicamente para garantir o padrão de qualidade. A NBR 6023: 2018 é a que trata de referências nos trabalhos acadêmicos. A versão anterior era de 2011. Nada foi mudado na estrutura, apenas novas possibilidades foram acrescentadas.

Abaixo você poderá conferir alguns itens que devem ser obrigatoriamente referenciados, segundo as diretrizes da NBR 6023: 2018. As NBR’s são as normas que foram aprovadas e estão em vigor, enquanto a ABNT é o órgão que institui e aprova essas normas:

  • Qualquer tipo de imagem, incluindo fotos, obras de artes, ilustrações, desenhos, etc
  • Qualquer tipo de tabela, gráfico ou similar
  • Qualquer tipo de documentação civil, como RG, certidão de nascimento, até mesmo as documentações históricas, como descobertas e documentos que comprovam essas descobertas, cartas, etc
  • Cartas, telegramas, fax, qualquer tipo de correspondência, incluindo as digitais
  • O meio digital não fica de fora e é incluído na NBR 6023. Qualquer tipo de conteúdo online também deve ser referenciado, como sites, blogs e até mesmo as redes sociais foram anexadas na atualização de 2018
  • Trechos e citações e qualquer produção textual também estão inclusos
  • Você deve referenciar, inclusive se forem de sua própria autoria

Sempre acompanhe a atualização das normas e regras da ABNT e as novas NBR’s. Elas costumam simplificar e abrir mais possibilidades de edição e liberdade do que dificultar. Você deve tomar cuidado para não encontrar instruções sobre as normas desatualizadas em suas pesquisas.

Como fazer a referência de imagens

Para isso, você precisa saber que as referências precisam estar no desenvolvimento e na bibliografia. No desenvolvimento, é mais simples e breve possível, todos os detalhes pertinentes devem estar na bibliografia. Confira abaixo:

  • No desenvolvimento, você deve escrever com a fonte padrão acima da imagem, a numeração, (se for a primeira imagem do texto é 1, se for a segunda é 2 e assim por diante) o título e o autor
  • A legenda deve ser inserida abaixo da imagem com fonte tamanho 10
  • Na bibliografia você seguirá de forma parecida. Escreverá a numeração da imagem, com o título e autores, com fonte padrão. A diferença é que aqui vão informações extras que são pertinentes, como data, local, pessoas que estão na foto, por exemplo. Se for necessário, deve escrever quando você coletou o material
  • Se optar por fazer listas de imagens, tenha em mente que só são recomendadas se houverem 10 ou mais imagens. Para referenciar será igual ao sumário, mas apenas contendo a lista de imagens, numeração e a devida página

Como fazer referências de artigos científicos e outros conteúdos textuais?

Se quer fazer referências de artigos, dissertações e outros conteúdos textuais, também existem normas explícitas, segundo a ABNT. Você pode conferir abaixo:

  • No desenvolvimento, escreva os trechos ou conteúdo entre aspas para diferenciá-los. Em seguida, explique do que se trata, por exemplo: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”, trecho de Carlos Drummond de Andrade

No caso, isso pode ter variações, você pode referenciar antes do trecho com uma frase do tipo: “De acordo com as pesquisas de…” Mas o trecho precisa estar entre aspas e você deve deixar claro no texto a quem pertence. Isso é válido para todo e qualquer tipo de conteúdo textual

  • Na bibliografia é um pouco mais complexo. Você deve referenciar o trecho, autores, datas, qual o tipo de documento (livro, revista, publicação, edital) e qual a instituição do autor (se for um antropólogo, por exemplo, deve especificar onde trabalha e onde trabalhava quando aquilo foi publicado
  • No caso de referenciar artigos científicos e outros conteúdos acadêmicos, é imprescindível que deixe a formação, data e instituição das quais os autores do conteúdo fazem parte.
fazer referência de artigo
Exemplos de referência de artigo

Para referenciar gráficos e tabelas

Qualquer tipo de conteúdo similar a gráficos e tabelas, ou seja, que contenham dados, devem ser referenciados como imagens. Na bibliografia você deve deixar explícito do que se trata a pesquisa, o ano, o local em que foi feita e os envolvidos.

A única diferença é que se houver muitas tabelas e gráficos, você tem a opção de criar uma lista à parte. Não precisa estar incluída na lista de imagens, mas uma exclusiva para tabelas e uma exclusiva para gráficos e assim por diante. Se preferir, pode incluir os gráficos e tabelas na lista de imagens.

Sobre as referências e as leis de propriedade intelectual e autoria

É preciso deixar claro que existem leis específicas para qualquer produção que tenha autoria e conteúdos intelectuais. Não referenciar conteúdos e simplesmente inseri-los em seu trabalho acadêmico, principalmente em TCC’s, que são trabalhos mais sérios, ou dissertações de mestrado, teses de doutorados, artigos científicos e etc, podem te prejudicar judicialmente.

Como se não bastasse a questão judicial, também se trata de algo antiético e pode prejudicar sua carreira profissional. Se pretende seguir carreira acadêmica não pode deixar de referenciar nenhum conteúdo que não seja sua propriedade, de maneira alguma.

Aprimore sua produção acadêmica

Não fique com nenhuma dúvida sobre nenhuma regra ou norma da ABNT, agora que você aprendeu a referenciar corretamente seus trabalhos! Aqui no Projeto Acadêmico você  descobre tudo o que precisa saber para produzir seus trabalhos universitários com excelências. Além de tudo, sobre as normas, você também confere as melhores dicas para produção do seu TCC e conteúdos científicos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>