Início » Acadêmico » 5 trabalhos que podem ser complementares ao TCC (Ensaios, Artigos, Iniciação científica…)

5 trabalhos que podem ser complementares ao TCC (Ensaios, Artigos, Iniciação científica…)

Veja alguns trabalhos que complementam o TCC e que também podem te ajudar no momento da elaboração do mesmo.

Durante todo o processo acadêmico é normal que alguns trabalhos sejam solicitados, ou que você produza algum conteúdo sobre um determinado tema.

Mas você sabia que todos estes trabalhos podem ser complementos ao TCC e te ajudarem na elaboração do mesmo?

Isso porque ao produzi-los você pode relacionar o tema abordado e as pesquisas realizadas para que sejam complementos ao TCC e até mesmo enriqueçam o seu trabalho de conclusão de curso, se não o tema, algumas técnicas que usou na elaboração e formatação do mesmo podem ser aplicadas ao seu projeto final.

Abaixo, confira alguns desses tipos de trabalhos, como são produzidos e como podem se relacionar e complementar o seu trabalho de conclusão de curso.

 

Conheça alguns tipos de trabalho complementares ao TCC que podem te ajudar!

1.  Ensaios acadêmicos

Um ensaio acadêmico é um tipo de texto caracterizado por permitir que a opinião do autor se encontre bastante presente durante a discussão do tema, que é sua principal característica.

Em seu conteúdo as ideias, pontos de vista e opiniões do autor são expostas, tendo como referência uma pesquisa sobre um determinado tema, apresentando ao final uma conclusão.

Para este tipo de trabalho busca-se originalidade na escrita e clareza quanto a temática escolhida e a tese que será defendida, porém as pesquisas e opiniões não costumam explorar ou se aprofundar no tema de forma exaustiva.

Por ser um trabalho não muito longo e exaustivo, o mesmo deve prender a atenção do leitor e, principalmente, os primeiros parágrafos precisam ser bem trabalhados.

Este é um dos tipos de trabalhos que complementam o TCC, podendo ser aperfeiçoado, utilizado como base ou referência, ou até mesmo que as técnicas para a realização da pesquisa ou sua estrutura sejam copiadas e reproduzidas.

Sua estrutura possui elementos textuais iguais aos do TCC, tais como:

*Vídeo criado por Mari Ella

 

2.  Paper

O paper se caracteriza por ser um pequeno artigo científico, cujo propósito é o de encontrar ou criar uma problemática, para estudá-la, encontrar hipóteses, coletar dados para utilizar como referência, escolher o método original que utilizará para as pesquisas, só assim finalizando com a conclusão do mesmo apresentando uma possível solução.

Neste trabalho, diferente dos ensaios acadêmicos, a opinião do autor é velada, com uma abordagem mais imparcial e distante possível, sem que as opiniões do escritor se mostrem claras no decorrer do conteúdo, o que se assemelha mais a um TCC que sempre deve ser redigido em 3ª pessoa, não podendo conter opiniões do autor.

Sua estrutura também é semelhante, contendo elementos desde a capa até as referências, seguindo as formatações exigidas pela ABNT.

Este tipo de trabalho é bastante utilizado em cursos de especialização, e até mesmo em mestrados e doutorados, podendo também ser publicado em algum periódico.

 

3.  Resenhas

As resenhas são textos com um resumo crítico que permite que as opiniões e julgamentos do autor também sejam incluídas em seu conteúdo, geralmente durante os últimos parágrafos. Resenha Descritiva: veja como fazer, exemplo e sugestões

Geralmente em seu conteúdo um determinado tema é abordado de maneira crítica e sofre comparações com temas semelhantes ou do mesmo gênero, destaca pontos positivos e negativos e estuda o objeto de pesquisa em questão para fazer um relato técnico minucioso sobre o mesmo.

As resenhas, mesmo que usualmente sejam mais curtas que outros tipos de trabalho, também devem ser devidamente formatadas seguindo os padrões da ABNT e, dependendo da instituição de ensino, possuem elementos como capa e as especificações técnicas do objeto de estudo.

 

4.  Iniciação Científica

A iniciação científica é um programa voltado para projetos de pesquisa, onde o estudante opta por realizar uma pesquisa básica a qual precisa ter uma abordagem de modo a compreender novos tipos de fenômenos, ou pode optar pela pesquisa aplicada que objetiva um determinado resultado ou fim prático, tudo isso utilizando os métodos científicos.

Durante a produção deste trabalho, o estudante deverá entregar um relatório parcial após seis meses de duração de sua iniciação científica, para após um outro período entregar o relatório final, com suas conclusões.

Este pode entrar para a categoria de trabalhos que complementam o TCC, pois por meio dele é possível que você tenha um maior contato com métodos científicos de forma que ele venha a servir como uma boa referência em uma outra ocasião.

Outro fator que assemelha a iniciação científica a um trabalho de conclusão de curso é a duração das pesquisas, que tende a ter um tempo mais longo.

Este tipo de pesquisa ainda pode ser acompanhado por uma bolsa de fomento para auxílio do estudante, como aquelas que são oferecidas por instituições e fundações como CAPES ou a FAPESP.

 

5.  Artigos

Um dos complementos ao TCC, mas que vem só depois de sua produção, são os artigos, pois você pode transformar o seu trabalho acadêmico em um artigo científico fazendo algumas modificações nele.

Para isso é preciso enxugar bastante o conteúdo do seu trabalho acadêmico, pois geralmente os artigos publicados variam entre 03 e 30 páginas, mas basicamente você pode copiar alguns trechos só se preocupando em reescrever algumas partes para que fiquem mais resumidas, contudo sem que percam seu sentido e ideia principal.

Lembre-se de avaliar atentamente a importância de cada um dos elementos do texto para que não tire partes que sejam cruciais para a compreensão do mesmo.

Para que haja a publicação, você deve também escolher um periódico, pois uma das coisas que diferencia um TCC de um artigo científico é sua publicação, por isso é importante que antes de tudo você encontre a plataforma que gostaria de publicar, para que assim adeque o seu TCC às especificações de formatação e quantidade de páginas que o periódico exige.

Transformando o seu TCC em artigo, isso pode também afetar muito positivamente em sua vida profissional e ajudar em seu currículo!

 

Conquiste nota máxima em seu TCC

Para saber muito além dos trabalhos complementares ao TCC e descobrir sobre tudo que envolve a produção deste trabalho acadêmico, acesse o site do Projeto Acadêmico, aqui você encontra conteúdos que te ajudarão a alcançar a excelência em seu TCC! Acesse já!

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário