Início » Dicas » Quantas páginas deve ter um TCC? Elementos obrigatórios, estrutura

Quantas páginas deve ter um TCC? Elementos obrigatórios, estrutura

O trabalho de conclusão de curso é um dos projetos mais importantes desenvolvidos pelos estudantes antes de terminar um curso. Para este trabalho, é exigido diversas normas e regras que têm como finalidade tornar o documento padronizado de acordo com as formatações e elementos exigidos tanto pela Norma ABNT quanto pela própria instituição de ensino.

Neste post, falaremos todos os detalhes de como fazer um trabalho de conclusão de curso, considerando os itens obrigatórios, a estrutura do trabalho e a formatação exigida de acordo com a norma ABNT. Além disso, falaremos a seguir sobre quantas páginas um TCC deve ter. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

páginas de um TCC

O que são normas ABNT?

As normas ABNT são um conjunto de regras elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com a finalidade de padronizar as informações fornecidas em trabalhos acadêmicos. Diversas universidades do país utilizam essas normas como a formatação padrão para a elaboração de TCC, tese, dissertação, entre outras monografias.

No entanto, as normas ABNT não são as únicas regras instituídas com essa finalidade. Há ainda as normas Vancouver, as normas APA, entre outras definições padronizadas para formatações de trabalhos acadêmicos. De qualquer forma, cada instituição de ensino ainda elabora seu próprio manual do trabalho de conclusão de curso, onde é definido todas as preferências da instituição de acordo com a norma escolhida.

Na maioria dos casos, as normas ABNT aparecem como o padrão escolhido para a formatação e elaboração do TCC. Mas dentro dessas normas, é possível ainda variar na formatação, como na escolha da fonte do trabalho, que pode ser Arial ou Times New Roman. Por isso, é sempre importante consultar o manual do trabalho de conclusão de curso fornecido pela instituição antes de iniciar um TCC ou qualquer outra monografia.

Quantas páginas um TCC deve ter?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que nunca fizeram um TCC. Isso acontece, pois a resposta para esta pergunta varia bastante conforme o tipo de TCC que será elaborado. De acordo com as normas ABNT, não há um limite mínimo ou máximo que determina quantas páginas um TCC deve ter. No entanto, esse tipo de informação pode aparecer no manual do trabalho de conclusão fornecido pela própria instituição de ensino.

Mas se essa informação não aparecer como item obrigatório pela instituição de ensino, você deverá seguir o seguinte raciocínio: cada tipo de TCC possui uma recomendação diferente para o número mínimo de páginas. Por exemplo, um TCC elaborado em formato de artigo científico deve ter pelo menos 30 páginas. Essa é a recomendação geral entre professores e instituições de ensino.

No caso de monografias, que é um tipo de TCC, o número de páginas pode variar de 40 a 100. Já a recomendação para relatórios de projetos experimentais é de que o TCC apresente de 25 a 40 páginas. Agora, se você estiver pensando em fazer uma pesquisa de campo ou um estudo prático para colocar em seu TCC, é recomendado um total de 50 páginas para o seu trabalho de conclusão de curso.

Dica: Lembrando que o número de páginas mencionados considera apenas o conteúdo em si, deixando de lado capa, contracapa, referências bibliográficas, entre outras páginas obrigatórias no TCC.

Fonte: Joana Barbosa – TCC Academy

Páginas obrigatórias no TCC

Considerando as normas ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos, podemos dividir a estrutura do trabalho de conclusão de curso em até três modalidades diferentes, sendo elas: pré-textual, textual e pós-textual. Em cada uma dessas modalidades é exigido várias páginas como itens obrigatórios. Veja a seguir como é feito a estrutura do TCC e quais são as páginas obrigatórias em cada etapa do trabalho:

elementos e páginas de um TCC

Pré-textual

Os elementos pré-textuais são aqueles que aparecem antes do texto, ou seja, antes do conteúdo que será abordado. Nesse caso, esses elementos têm como principal finalidade apresentar o trabalho para o leitor. Por isso, essa modalidade estrutural do TCC é composta por itens como capa, sumário, entre outras páginas cobradas pelas normas ABNT como itens obrigatórios. Confira a seguir quais são as páginas obrigatórias nesta modalidade:

Nesta seção, há ainda alguns itens que podem aparecer no TCC, mas que não são obrigatórios. Sendo assim, podemos dizer que você pode acrescentar algumas páginas na seção pré-textual do seu trabalho se você quiser. Veja quais são essas páginas:

Textual

A seção textual do TCC é composta pelo próprio conteúdo que será discutido. No entanto, esta seção também apresenta alguns elementos obrigatórios que devem aparecer ao longo da abordagem do conteúdo. Confira quais são eles:

Ao longo do conteúdo, é recomendado ainda que o estudante introduza objetivo geral, objetivo específico, método, resultado e discussão. Todas essas etapas deixam o TCC rico em informação e mais fácil de ser compreendido.

Pós-textual

Os elementos pós-textuais são aqueles que aparecem após o conteúdo principal do trabalho de conclusão de curso. Nesta seção, é necessário introduzir apenas as referências bibliográficas como item obrigatório. No entanto, há outros itens opcionais que você poderá introduzir em seu TCC. Veja quais são eles:

Dicas adicionais para fazer um TCC

  1. Planeje o seu trabalho: o planejamento é a alma de qualquer projeto, inclusive de um TCC. Nesta parte do processo do seu trabalho, você deverá escolher o tema, estimar uma data de entrega do trabalho, definir o tipo de TCC, entre outras informações importantes para o seu trabalho.
  1. Faça uma rotina de estudos: assim como as provas e os demais trabalhos acadêmicos do curso, o TCC também precisa de uma rotina de estudos para que ele seja desenvolvido. Nesse caso, faça uma rotina de acordo com as suas possibilidades e programe estudar pelo menos 30 minutos por dia sobre o assunto que será abordado em seu TCC.
  1. Sigas as recomendações: se a sua instituição de ensino pede determinada formatação no TCC, use-a. Essa é a regra mais importante para formatar o seu trabalho. Não importante se as normas ABNT determinam isso ou aquilo, o que vale é a recomendação da sua instituição. Além disso, confira todo o conteúdo para entregar um trabalho livre de erros ortográficos e gramaticais.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

1 comentário em “Quantas páginas deve ter um TCC? Elementos obrigatórios, estrutura”

  1. Senhores:
    Meu TCC já está em fase final de conclusão e não tenho problemas com escrita e revisão. Atualmente, só estou com dois problemas, um, simples de resolver (tradução do resumo, o “abstract”) e outro mais complicado (defesa online).
    Vocês possuem alguma prestação de serviços de assessoria nessas áreas? Podem me enviar orçamentos para tradução do resumo e para a feitura da apresentação online? Já estou com a apresentação da defesa pronta, calculada para 8,55 minutos (sem narração) e 19 minutos com narração e explicação. Só preciso fazer a narração e explicação. Necessito que ela seja apresentada em tela cheia, no Google Meet, somente com a fala do apresentador e em tela única (não pode ser dividida porque possui imagens e gráficos com letras pequenas). Ao final, abrir o chat para as perguntas da banca, mas somente após ter terminado a apresentação.
    O que preciso? Orçamento para a rápida tradução do resumo (meia página A4) e elaboração do arquivo de apresentação e o passo a passo de como proceder. Posso enviar a apresentação já concluída (sem narração) e, se V. Sas. confirmarem poder fazer o arquivo de apresentação e o passo a passo, mando uma versão narrada (não se preocupem com a qualidade da narração porque a responsabilidade será minha).
    Agradeço e aguardo sua resposta!

    Responder

Deixe um comentário