Citação Direta de Site: veja como fazer, normas ABNT e exemplos

Na internet encontramos uma grande quantidade de conteúdos interessantes e que cada vez mais podem ser tomados como base de importantes trabalhos acadêmicos. Desta forma, cada vez mais esses trabalhos tem conquistado um espaço de grande importância entre os alunos de diversos cursos de graduação, técnicos, tecnólogos, e também entre profissionais formados. Aprenda como fazer Referência de Site no seu TCC nas normas ABNT

Porém, por se tratar de um conteúdo provindo da internet, o aluno que deseja fazer uma citação direta de um site na internet deve se ater a critérios importantes. Neste post, vamos falar como fazer citação direta de site respeitando os critérios e normas para este tipo de citação. Saiba como avaliar o conteúdo que será citado em sua monografia e tenha certeza da credibilidade deste site. Veja tudo isso a seguir!

É permitido citar sites em trabalhos acadêmicos?

Se você tem pesquisado muito na internet e visto muito material interessante para o seu trabalho acadêmico, mas está em dúvida se é possível fazer a citação direta de um ou mais sites neste trabalho, saiba que isso é permitido desde que o aluno siga critérios importantes. Um dos principais critérios para o aluno fazer uma citação direta de site é dar a referência completa de onde partiu a informação para não ser considerado plágio.

O estudante que está elaborando um TCC e pretende citar um site em seu trabalho deve fazer isso seguindo os critérios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica). De acordo com a NBR 6023:2002, todo conteúdo online incluindo os provindos de sites devem ter suas referências bibliográficas citadas. A NBR também estabelece essa linha de exigência para todo o conteúdo físico além de conteúdo digital.

citar site

Tipos de citação de site

Um site pode ser citado de três formas diferentes, mas de um modo geral, é importante que o estudante tenha em mente que fazer a citação de um site em seu trabalho de TCC acontece praticamente da mesma forma que é citado qualquer tipo de fonte em um trabalho acadêmico. Os três tipos de citações de um site que podem ocorrer em um trabalho acadêmico são a citação direta, indireta e a citação da citação. Neste post vamos nos aprofundar somente na citação direta.

O mais importante em uma citação de site é tomar bastante cuidado com as diferenças entre os três tipos de citações e não se confundir com elas, e nunca esquecer de fazer as devidas referências bibliográficas. Desta forma, vamos mostrar alguns cuidados que o estudante deve se ater para evitar erros que podem afetar seu trabalho, como o plágio, por exemplo.

Cuidados importantes na citação de sites

Nos dias de hoje é mais do que comum que os estudantes primeiramente busquem na internet informações de pesquisa de porte acadêmico. Devido a facilidade de encontrar as informações na internet, as visitas em sites, blogs e portais de estudo são o primeiro alvo dos estudantes. Mas, é aí que o risco se encontra! Devido ao fato de haver tanto conteúdo disponível na internet, o risco de se deparar com conteúdos de baixa qualidade e com informações divergentes são grandes.

É importante estar ciente de que você será avaliado nos mínimos detalhes do seu trabalho e de como foi elaborado sua pesquisa. Por isso, fazer a citação de sites em seu trabalho de TCC é bom somente em situações onde você encontrar informações de grande importância que ainda não foram abordadas em um livro, pois os livros devem sempre ter a preferência neste caso.

Um outro ponto também muito importante para minimizar os riscos da citação de sites em um trabalho de TCC é fazer muito bem a escolha de sites e autores disponíveis na internet. É muito importante que a fonte de onde surgiu a informação utilizada em seu trabalho seja confiável para que os examinadores não questionem a veracidade desta informação.

Para fazer isso dentro de um certo padrão, busque utilizar somente artigos científicos e conteúdos técnicos disponíveis na internet. Os artigos científicos são conteúdos de textos que foram elaborados dentro das normas da ABNT e seguem uma metodologia científica em sua elaboração.

*Vídeo do Prof. Ivan Guedes

Como referenciar sites diretamente em um trabalho acadêmico?

Primeiramente, você deve saber que fazer isso é algo fácil e sem complicações. Siga o modelo logo abaixo e dê a referência de sites em seu trabalho de TCC:

Dê o sobrenome do autor como referência

Você deve saber o nome e o sobrenome do autor do conteúdo e citar o último nome deste autor em letras maiúsculas. Por esse motivo, é extremamente importante que em sua pesquisa fique claro quem é o autor do conteúdo e site citados.

Dê o nome do autor como referência

Da mesma forma que é importantíssimo dar a referência do sobrenome do autor do site e do conteúdo utilizados em sua citação, o nome deve ser indicado com abreviaturas ou não.

Forneça um Título

Forneça um título em negrito, seguido da Edição, Cidade, Editora, Ano.

exemplo de citação direta de site

Como fazer Citação Direta de Site

A forma mais comum de fazer citação de um site em um trabalho de TCC é fazendo a citação direta do site. Para você fazer a citação direta do site em seu trabalho de TCC é simples, basta copiar o conteúdo de texto de um site e colar esse conteúdo em seu trabalho. Caso a citação seja curta, é possível que você a insira dentro de um parágrafo do seu trabalho de TCC. Faça isso utilizando as aspas.

É possível que a citação seja longa, porém, menor que todo o conteúdo de um site. Neste caso, dedique um parágrafo somente para essa citação em seu trabalho de TCC com letras menores e utilize um recuo de 4cm. Utilize as referência  ABNT de forma com que os itens determinados sejam respeitados. A NBR 6023 deve ser estudada e utilizada em sua citação e referências. Não hesite em pesquisar mais sobre o assunto e não deixe de estudar todos os itens importantes da normativa. Deixe todos os pontos bem esclarecidos e não tenha medo em utilizar conteúdo de qualidade em seu trabalho acadêmico.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas