Veja como fazer citação de dois autores no seu TCC ou Trabalho acadêmico

Saiba o que é e com citar dois ou mais autores em seu TCC seguindo as normas da ABNT.

Não é tarefa fácil fazer uma faculdade, muito menos produzir o trabalho de conclusão de curso para que possa concluir a mesma e alcançar o tão sonhado diploma, até porque este trabalho vem acompanhado de um outro desafio, que é a formatação conforme pedem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Há quem acredite que elas tornem a produção do trabalho acadêmico em uma tarefa mais fácil, mas há aqueles que creem que elas sejam uma verdadeira dor de cabeça; todavia uma coisa é fato: é obrigatório que o TCC seja redigido com base nestas normas.

Uma delas, mais especificamente a NBR 10520, fala sobre como fazer citação no TCC, o que é uma das principais dúvidas dos estudantes acadêmicos que precisam produzi-lo.

E falando sobre citações, é muito comum que muitos autores falem sobre o seu tema, então é normal que você encontre alguma citação feita por dois ou mais autores e, nesses casos, é preciso que você referencie todos eles corretamente.

Para saber como citar dois ou mais autores no TCC da forma correta de acordo com as especificações da ABNT, além de mais algumas informações, acompanhe este artigo.

Importância de ter uma citação no TCC

É fato que não dá para produzir um bom trabalho acadêmico sem que haja pelo menos algumas citações de autores presente no texto, seja como forma de comprovar teorias, levantar questionamentos, concordar ou discordar do que determinado autor falou, ou mesmo somente para enriquecer o trabalho e servir de embasamento teórico para o conteúdo.

Essa parte do trabalho consiste basicamente em compartilhar a ideia de outro autor em seu trabalho e é preciso que se tenha bastante cuidado neste momento.

É muito importante que você insira citações e dê os devidos e merecidos créditos aos autores dos pensamentos que você pretende compartilhar em seu trabalho acadêmico, para que você não caia nas garras do plágio, que inclusive é crime, com responsabilização penal para o aluno e professor-orientador do TCC, portanto, lembre-se sempre da seguinte regra: Leu, escreveu, citou!

Mas para inserir uma citação de maneira correta, é preciso que algumas especificações sejam colocadas em prática, entretanto, antes disso, vamos a algumas breves explicações básicas.

Quais são os tipos de citação

Antes de você inserir uma citação, seja ela com um ou mais autores, é preciso que você as separe corretamente em suas respectivas categorias.

Existem as citações diretas que consistem na transcrição idêntica do texto publicado, e elas podem ser curtas ou longas, que diferem em sua formatação.

Existem ainda as citações indiretas, que são aquelas em que o estudante lê um determinado material, faz a sua própria interpretação e o transcreve com suas palavras na monografia, podendo fazer isso no início da frase ou ao final da mesma.

Outras formas de inserir uma citação são por meio das notas de rodapé, com a citação de uma citação,  APUD, ou ainda retirá-las da internet.

Essas citações podem vir de um autor em específico ou há alguns casos em que mais de um autor chega a uma determinada conclusão e fazem uma publicação juntos, e se você escolher uma dessas situações você precisa referenciá-los da forma correta.

Portanto, voltando ao assunto principal deste artigo, descubra abaixo como citar dois ou mais autores no TCC.

Como citar dois ou mais autores no TCC

 Quando essa citação vier de mais de um autor, por exemplo, dois autores, a formatação deve seguir algumas regras.

A norma NBR 10520, que rege as regras a serem aplicadas nas citações em trabalhos acadêmicos, manda que em caso de citação direta de vários autores a formatação siga as seguintes regras:

  • Os autores devem ser separados por ponto e vírgula
  • Os nomes dos autores devem aparecer em ordem alfabética
  • O ano da publicação do documento deve vir imediatamente após o nome do autor, separado por vírgula

Neste caso, a citação ficaria da seguinte maneira:

(Autor 1, ano da publicação; autor 2, ano da publicação…)

Veja exemplos retirados da própria NBR:

Ela polariza e encaminha, sob a forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).

Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

Um modelo bastante usado para quando são apenas dois autores de uma mesma citação é o seguinte:

 (Autor 1 e autor 2, ano da publicação)

Ou ainda:

Autor 1 e autor 2 (ano da publicação)

Desta maneira os autores são obrigatoriamente interligados pela conjunção “e”.

Veja exemplos:

Uma das maneiras de formatação fica assim: (SANTOS e SILVA, 2011)

E a outra fica assim: SANTOS e SILVA (2011)

Ambas as formas de referenciar estão corretas e podem ser inseridas em seu trabalho acadêmico sem medo de errar.

No caso de mais de três autores numa mesma citação, alguns outros termos aparecem.

Nestes casos, cita-se o primeiro autor junto com a expressão “e col.” (abreviação de “e colaboradores”) ou ainda “et al.” (abreviação da expressão no latim “et alii”, cujo significado é “e outros”).

Confira um exemplo:

As mudanças climáticas podem comprometer o desenvolvimento da vida nas próximas décadas. (FERGUSON e col., 2015)

ou

As mudanças climáticas podem comprometer o desenvolvimento da vida nas próximas décadas. (FERGUSON et al., 2015)

como fazer citação com 2 ou mais autores

Tenha um consultor online para o seu TCC

Você está com dificuldades para fazer o seu trabalho de conclusão de curso, ou até mesmo precisa de ajuda para ter uma ideia de como começar o seu projeto? Nós do Projeto Acadêmico te ajudamos desde o início do TCC com sugestões de temas e dicas para a capa do mesmo, até a apresentação do seu trabalho.

Com conteúdo de confiança e com todas as regras da ABNT que você precisar utilizar, nós te auxiliamos com o seu projeto, e o melhor, totalmente grátis! Acesse já e seja um aluno nota 10!

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas