Citação Direta Curta TCC: normas ABNT, exemplo e sugestões

A formatação de trabalhos de conclusão de curso segundo as normas ABNT é feita de acordo com várias regras importantes. Em se tratando de citação direta curta, esse tipo de formatação necessita de determinados cuidados para que o item a ser mencionado não saia do padrão exigido pela instituição de ensino.

Neste post, falaremos sobre todos os detalhes que você precisa saber para inserir uma citação direta curta em seu TCC. Além disso, ensinaremos como inserir citação direta curta através de exemplos e dicas adicionais para o seu trabalho de conclusão de curso. Confira tudo isso a seguir e muito mais. Citação Direta Longa TCC: veja as regras ABNT, exemplo e como fazer

 

Citação direta curta segundo normas ABNT

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável por instituir as Normas ABNT, que são normas técnicas padronizadas para a formatação de trabalhos acadêmicos. Por meio dessas normas, os trabalhos são formatados e elaborados com a finalidade de facilitar a compreensão do conteúdo. Citação Direta TCC

Essa é apenas uma das normas que existem para a elaboração de trabalhos acadêmicos. No entanto, cada instituição de ensino pode exigir uma norma diferente. Por isso, antes de realizar qualquer formatação em seu TCC é importante saber se a sua instituição de ensino exige determinada formatação. Esse tipo de informação deve ser consultada no manual de instruções de trabalho de conclusão de curso fornecido pela instituição.

Caso a instituição exija as normas ABNT como padrão para a elaboração do seu TCC, você deverá seguir as instruções que passaremos a seguir. Mas antes disso, você deve saber que a ABNT só considera citação direta curta se a mesma apresentar no máximo 3 linhas considerando a formatação do tamanho 12 e com alinhamento justificado. Se a citação for maior que 3 linhas nessa formatação, isso significa que a citação é direta longa.

Em se tratando da citação direta curta, você deverá sinalizar esse trecho em seu TCC sempre entre aspas, juntamente com o sobrenome do autor, ano de publicação do trecho citado e o número da página onde aparece determinada citação. Todas essas características devem ser empregadas ao inserir uma citação direta curta de acordo com as normas ABNT.

exemplo 1 citação direta curta exemplo 2 citação direta curta

 

Como inserir citação direta curta em TCC

Segundo as normas ABNT, a citação direta curta não deve ter mais que 3 linhas como já mencionamos anteriormente. Além disso, toda citação direta curta deve ser acompanhada de informações sobre a própria citação, como o sobrenome do autor, o ano de publicação e a página de onde a citação foi tirada. Tudo isso ainda deve ser empregado de acordo com a formatação exigida pela ABNT.

A citação direta curta é inserida no TCC ainda no corpo do texto. Isso significa que a citação não deve apresentar formatação específica, como tamanho de fonte ou alinhamento diferente do restante do texto. Todas essas informações devem aparecer em conjunto com o próprio texto. Nesse caso, a citação é mencionada sempre entre aspas, podendo ser feita de três formas diferentes. Veja a seguir alguns exemplos de como a citação direta curta deve ser inserida no TCC:

 

Exemplo prático

Como já dizia Queiroz (1878, p. 158), “É que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer”.

Nesse primeiro exemplo podemos observar o sobrenome do autor “Eça de Queiroz” e a menção ao livro “O Primo Basílio” publicado em 1878. A primeira forma de fazer uma citação direta curta é mencionando o nome do autor, do ano de publicação e da página antes de iniciar a citação.

 

Como já dizia Queiroz (1878), “É que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer”. (p. 158).

Já nesse segundo exemplo, temos que a menção do número da página vai para o final da citação. Essa também é uma forma correta de realizar uma citação direta curta.

 

Neste contexto, podemos afirmar “que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer” (QUEIROZ, 1878, p. 158).

Por fim, nesse terceiro exemplo temos que o sobrenome do autor, assim como todas as demais informações são mencionadas ao término da citação direta curta. Em todos os casos, a menção está correta e pode ser inserida em qualquer parte do TCC desde que as normas ABNT sejam seguidas corretamente.

*Vídeo retirado do canal: FACESLATERROR

 

Itens obrigatórios na citação direta curta

Como já mencionamos, a citação direta curta deve ser inserida no TCC juntamente com o sobrenome do autor, ano de publicação do item mencionado e o número da página de onde o trecho foi retirado. Todas essas informações devem ser fornecidas de forma clara e objetiva como expressam as normas ABNT nos três exemplos que mostramos anteriormente.

Além disso, você deve se atentar para não esquecer de acrescentar aspas na citação direta longa e de dar contexto para a informação que será inserida. Isso significa que você não deve apenas citar um trecho sem antes ter um contexto adequado para o que será mencionado em seu TCC.

 

Dicas importantes sobre citação direta curta

Se você for acrescentar uma citação direta curta esteja ciente sobre as normas ABNT e aplique todas as regras necessárias para que a citação esteja adequada ao seu trabalho. No entanto, você deve se atentar ainda mais para o contexto da sua citação. Tão importante quanto seguir as normas ABNT é utilizar citações que enriqueceram o seu texto, em vez de apenas lotar o trabalho com várias menções sem significado.

Partindo deste conceito, é interessante que você procure citações que tenham ligação com o que está sendo abordado em seu TCC. Nesse caso, você poderá explorar livros, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, periódicos, entre outras diversas obras que podem oferecer uma grande gama de citações incríveis para o seu trabalho de conclusão de curso.

Por fim, não se esqueça da ortografia da sua citação direta curta. Todas as citações devem ser livres de erros ortográficos, assim como as informações que serão acrescentadas juntamente com a citação. Além disso, tome cuidado para não fornecer informações falsas, pois isso pode comprometer o seu TCC.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas