Diferença entre Anexo e Apêndice: regras ABNT e como fazer cada um

Trabalhos acadêmicos costumam dar muito “trabalho” em relação as normas técnicas de exigências e outras normas cobradas pela instituição de ensino. Em relação a isso, tudo que você puder aprender para facilitar o seu dia a dia no planejamento e na elaboração de um TCC deve ser absorvido para que as dúvidas sejam eliminadas. Uma dessas dúvidas é sobre a diferença entre anexo e apêndice em trabalhos acadêmicos.

Neste post vamos falar mais sobre a diferença entre anexo e apêndice para que não restem mais dúvidas sobre esse importante assunto no mundo acadêmico. Veja o que é apêndice e o que é anexo, observando de uma forma simples a diferença entre os dois. Veja tudo isso a seguir!

O que é Anexo em TCC?

Em ocasiões em que existe complemento em um trabalho de TCC desenvolvido por terceiros, esse complemento(s) é um documento que tem o objetivo de fundamentar o embasamento teórico em um TCC, e recebem o nome de Anexo(s). Ou seja, de acordo com a NBR 14724 criada em dezembro de 2011, os anexos são documentos que foram criados por terceiros com o total objetivo de complementar as argumentações e assim fornecer uma base para a fundamentação teórica de um TCC.

exemplo de anexo no tcc

O que é Apêndice em TCC?

Apêndice em trabalhos acadêmicos são todos os documentos formulados pelo próprio autor do trabalho com o objetivo de informar mais sobre o trabalho. Necessariamente, apêndice é algo opcional em trabalhos acadêmicos, e são complementos que não interferem diretamente no trabalho elaborado. Os apêndices devem ser identificados de forma correta com título em negrito e com o uso de letras maiúsculas.

exemplo de apêndice no TCC

Qual a diferença entre Anexo e Apêndice?

De acordo com a ABNT (Associação de Brasileira de Normas Técnicas), a diferença entre um anexo e um apêndice em trabalhos acadêmicos é que os apêndices são documentos criados pelo próprio autor do trabalho, que servem para complementar a sua argumentação. Já os anexos são documentos elaborados por terceiros também para ajudar na validação da argumentação do autor do trabalho. É importante os alunos estarem cientes de que ambos são elementos utilizados após a elaboração do texto, ou seja, são elementos pós-textuais.

Se os estudantes utilizarem esses complementos devem prezar por sua colocação correta no trabalho. Quando se utiliza anexos, ele deve aparecer após os apêndices, que por sua vez devem aparecer após as referências. Logo abaixo você pode ver de uma forma bem definida como os anexos e apêndices devem aparecer em um trabalho de TCC:

Anexo

  • Definição ABNT – Anexo é um texto ou qualquer tipo de documento utilizado para complementar um trabalho acadêmico em sua argumentação, porém, sendo este documento de autoria de terceiros.
  • Autor – Documento elaborado por terceiros.
  • Sumário – O anexo deve estar contido no sumário do trabalho.
  • Posicionamento – Anexos devem aparecer após os apêndices.

Apêndices

  • Definição ABNT – Apêndices são os documentos elaborados pelo próprio autor do trabalho acadêmico com o objetivo de complementar ainda mais sua fundamentação teórica.
  • Autor – Próprio autor do trabalho.
  • Sumário – O apêndice deve aparecer no sumário do trabalho.
  • Posicionamento – Os apêndices aparecem após as referências em um trabalho de TCC.

Como e quando utilizar anexos em um TCC?

Os anexos devem sempre ser utilizados em um TCC quando o autor do texto sentir que existe a necessidade de complementar seu embasamento teórico com dados e fatos contidos em outros documentos elaborados por terceiros. Neste caso, como saber a hora de realmente usar um anexo em seu trabalho de TCC? Para responder isso, vamos dar alguns exemplos de situações que podem levar um estudante ao uso de anexos em seu trabalho.

*Vídeo de Liliane Vieira

Exemplos

  • Em seu trabalho de TCC você entrevistou alguns moradores de uma cidade do interior de São Paulo. Ao longo do conteúdo apresentado por você em seu trabalho, você acabou falando o nome de bairros deste município. Neste caso, seria interessante fazer o anexo do mapa da cidade mencionada em seu trabalho mostrando em detalhes um pouco mais da região urbana.
  • Para fazer o seu trabalho, você teve que entrar em contato com um empresa e conseguir mais informações sobre um ponto do tema abordado em sua monografia. A resposta que você precisava veio por meio do correio eletrônico. Neste caso, você deve informar isso em anexo além do endereço de e-mail que serviu como fonte desta informação.
  • Imagine que o seu trabalho de TCC é sobre a criação de um produto em específico que será lançado pela indústria alimentícia. Imagine que você tenha lançado valores para a publicidade de seu produto. Neste caso, uma dica é inserir em anexo os valores e de onde eles foram extraídos, mostrando todo o orçamento para o lançamento deste produto em anexo.

Como usar Apêndices de acordo com a ABNT?

Segundo as normas da ABNT, os apêndices devem ser indicados com letras maiúsculas, localizados logo na região central da página. A palavra “Apêndice” deve sempre aparecer quando você estiver informando um. Um exemplo, se você possui mais de um apêndice, eles devem sempre ser indicados por Apêndice A, Apêndice B e Apêndice C…

Assim como todos os outros componentes em um trabalho de TCC, os apêndices não aparecem no corpo do texto e sim na parte pós-textual do trabalho. Os apêndices devem aparecer com páginas numeradas e seguir a ordem do trabalho que está sendo realizado. Além disso, eles também apareceram no sumário do trabalho, identificados como estão na página de apêndices. Neste caso, eles serão identificados como já dissemos, como Apêndice A, Apêndice B, Apêndice C… Agora que você já sabe a diferença entre anexo e apêndice e sabe um pouco mais quando e como utilizá-los, esperamos que suas dúvidas sobre este assunto importante tenham sido tiradas neste post. Seguindo todas as dicas que mencionamos, você conseguirá fazer um bom trabalho. Você também pode pesquisar mais sobre o assunto e refinar ainda mais seu conhecimento sobre anexos e apêndices. Procure na ABNT os pontos exatos que são determinados como os anexos e apêndices devem aparecer e conclua um ótimo trabalho de TCC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *