Veja o que é Epígrafe no TCC, como e quando usar de forma correta seguindo a ABNT

Aprenda a fazer epígrafes para trabalhos acadêmicos e entenda sua importância para um trabalho monográfico.

A epígrafe é um elemento integrante de alguns tipos de trabalhos monográficos. No entanto, não é necessário utilizar o termo “epígrafe”, na parte superior do texto. Caso escolha, é necessário respeitar a formatação.

A epígrafe serve como inspiração, como o caminho pelo qual o texto de alguma forma percorreu. No entanto, não necessariamente se faz preciso que esse tipo de relação exista – entre o texto e a epígrafe. Falaremos mais disso, abaixo.

Significado: Epígrafe significa inscrição, frase gravada. Na prática, em uma atividade monográfica, refere-se a citação de alguém, um autor relevante para que a produção acadêmica pudesse ser feita adequadamente.

mesa rosa com notebook e objetos de estudo

Para que serve

Apesar de a epígrafe não servir para fazer, nunca, as a atividade monográfica seja avaliada, ela pode indicar algum tipo de caminho percorrido pelo autor.

Desta forma, a principal serventia da epígrafe é ilustrar, por meio de alguma frase simbólica, a maneira pela qual o autor pôde se inspirar e reunir forças para realizar o texto.

Localização da epígrafe e relação com o tema

Importante utilizar uma epígrafe que tenha conexão com o tema a ser abordado no trabalho de conclusão de curso. Desta forma, o pesquisador mostra um conhecimento um pouco maior, abrindo o seu horizonte bibliográfico mas mantendo conexão com o tema.

Apesar de a epígrafe ser importante, é claro que uma epígrafe não muito bem escolhida não vai significar nada grave na avaliação do seu trabalho bibliográfico.

Mesmo assim, esse tipo de atividade não pode ser também desprezada. Claro que não pode ser utilizado de maneira jocosa ou com o intuito de brincar com o trabalho. Seria arriscar desnecessariamente a sua avaliação.

Em todo caso, é justo dizer que um trabalho de conclusão de curso exige material sério e que deve ser explorado de uma maneira correta e com profissionalismo.

Levar em consideração o fato de que a epígrafe pode ser uma porta de entrada para uma avaliação ruim do seu trabalho é um exagero. Isso quer dizer que o avaliador vai julgar o seu trabalho por uma epígrafe. Mas excessos podem ser evitados.

exemplo de epígrafe

Localização da epígrafe e formatação

Com relação a localização da epígrafe, ela pode ser colocada no início da obra ou no início de cada capítulo. No caso de ser no início de cada capítulo, você deve escolher um modelo de epígrafe diferente para cada um dos capítulo, com o objetivo de evitar com que essa epígrafe se torne uma frase repetitiva para o leitor.

O ideal é utilizar esse espaço do modelo de epígrafe para alguma frase inspiradora e que gere uma sensação de bom humor, sendo um estímulo para quem vai realizar a leitura do texto.

Em todo caso, é sempre importante contar com o bom senso para fazer uma epígrafe adequada. É importante ainda haver um casamento entre o tema e a epígrafe.

Uma sugestão interessante é não utilizar nenhum autor que foi utilizado ao longo da pesquisa, para a utilização da epígrafe. Desta forma, vai se mostrar um maior interesse em fazer uma pesquisa e também uma diversificação das fontes bibliográficas, ao fazer uma citação de um autor que não faz parte da pesquisa para o conteúdo do texto.

É um sinal interessante de que o autor está determinado a enriquecer a cultura de seus leitores.

Evidentemente, é importante considerar o fato de que uma epígrafe por si só, a não ser que seja feita com o interesse de gerar algum tipo de ânimo de ridicularizar ou de tornar alguém inferior, não vai fazer com que o seu trabalho acadêmico passe a sofrer qualquer tipo de análise negativa.

A epígrafe é uma espécie de efeméride do trabalho de conclusão de curso. Não será objeto obrigatório. Oferece um estilo a mais e busca fazer com que a sua obra se torne inspiradora para que outras pessoas também façam trabalhos de conclusão de curso no futuro e tenham bons resultados.

Exemplos de epígrafe

Confira alguns textos que podem ser utilizados como modelo de epígrafe para o seu trabalho de conclusão de curso.

Conquistando a felicidade
Paulo Coelho
“A felicidade às vezes é uma benção, mas geralmente é uma conquista”.
Autorretrato
Charlie Chaplin
“conhecer o homem: esta é a base de todo sucesso”.
Medindo admirações
Salvador Dalí
“O Termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes”.
O valor
Albert Einstein
“Procure ser um homem de valor em vez de ser um homem de sucesso”.
epígrafe formatação ABNT

Dicas e ABNT

É importante estar atento para o fato de existir uma certa dificuldade nos trabalho de conclusão de curso com relação à obrigatoriedade ou não da epígrafe. Cabe a você conversar com seu orientador se o seu caso pode ou não usar a epígrafe.

Nem todas as pessoas sabem, mas a epígrafe é um elemento opcional, ela pode ser colocada ou não. Cada estudante escolhe o que acontece, de acordo com o que se identifica. Você deve escolher a frase e, a seguir, fazer a sua referência.

Epígrafe para TCC tem o seguinte significado: serve como uma inspiração, porque o seu objetivo é apresentar a monografia, de alguma forma, sob um ponto de vista cultural. Ou seja, o autor escolhe a frase de acordo com a sua preferência para poder colocar na monografia.

No que se refere a localização da epígrafe no trabalho monográfico, esse tipo de escolha, por assim dizer, pode ser colocada tanto no começo como no final da monografia.

No que se refere a ABNT, a folha de epígrafe pode ser colocada com o seu nome, epígrafe. Caso ela seja escrita, o ideal é que seja utilizado como fonte Arial, 14, negrito.

Com relação a frase escolhida, ela deve ser colocada do lado direito com fonte Arial, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples.

Existem vários exemplos de frases que podem ser utilizadas para esse tipo de epígrafe. A frase pode ter relação com o tema da atividade monográfica ou não. Como ressaltamos, o ideal é que esteja.

O Projeto Acadêmico te auxilia a conquistar seu espaço no universo da academia.

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento da Silva de Jesus

Contenu Produção Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *