Errata: veja como fazer, normas ABNT, exemplo e dicas para TCC

É muito importante saber como fazer a errata, que é uma parte do projeto que serve para te salvar após a detecção de erros depois do término do trabalho.

Você terminou seu TCC. Aquele peso, de uma tonelada, que estava em suas costas já não existe mais. Já que está pronto, você resolve dar uma olhada. Então, toda sua felicidade vai por “água abaixo”, pois você percebe que passaram vários erros mesmo você tendo revisado mais de uma vez.

Não se desespere. Para esta situação existe um procedimento que val “salvar sua vida”. A errata!

Neste artigo vamos destacar o que é uma errata. Como elaborá-la e mostrar a sua importância para o êxito de sua apresentação do dia da apresentação à banca.

 

O que é errata?

Errata são as observações de erros detectados após, o término, a impressão ou publicação de determinado texto. Este instrumento é utilizado em jornais, livros, manuais e outros tipos de publicação, como a monografia.

Tratando especificamente o que é errata no tocante ao TCC, a definição oficial, de acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas –  consta na NBR 14724 de 2011: “lista dos erros ocorridos no texto, seguidos das devidas correções”.

 

A NBR 14724 destaca ainda:

“[a errata] Deve ser inserida logo após a folha de rosto, constituída pela referência do trabalho e pelo texto da errata. Apresentada em papel avulso ou encartado, acrescida ao trabalho depois de impresso”.

Portanto, a própria norma oficial já contém esse instrumento que resolverá o problema da detecção de erros, geralmente ortográficos, tipográficos, entre outros, após a realização do trabalho.

 

Como entregar a errata?

Em relação ao TCC, é um elemento opcional, ou seja, não é obrigatório constar dentro do trabalho. Porém, se há detecção de erros é de extrema importância a elaboração da errata.

Neste caso você tem duas opções: você pode fazer a errata em uma folha à parte e entregá-la aos examinadores da banca antes do início da apresentação ou, quando ainda possível, colocá-la dentro do trabalho.

 

Como fazer uma errata

Hoje, com todas as possibilidades tecnológicas, é muito mais fácil resolver o problema da correção de erros detectados após a finalização e até a impressão do trabalho.

É relativamente fácil, porém, sempre com o cuidado de não fugir das normas da ABNT. Uma errata com erros é ainda mais constrangedor do que os erros contidos dentro de seu trabalho.

 

Lembre-se que a errata deve estar nos padrões de margeamento definidos pela ABNT. Para não haver problema de esquecimento, principalmente se a errata for entregue em uma folha à parte na hora da Banca Examinadora, veja mais uma vez, neste artigo do Projeto Acadêmico, como configurar as margens do TCC.

O modelo oficial que consta na NBR 14724 é este:

modelo errata ABNT

 

Passo a passo para fazer a errata:

  • O título “Errata” deve ser centralizado e em negrito, com fonte “Times New Roman” ou “Arial”, tamanho 12;

como fazer errata passo 1

  • Com o cursor no final da palavra “Errata”, aperte 3 vezes a tecla “enter”. Para auxiliar na contagem, acione o comando “pi”;

como fazer errata passo 2

  • Selecione parágrafo e configure para “Justificar”. O sobrenome do autor do trabalho  é escrito todo em caixa alta e é o que vem primeiro com a colocação de uma vírgula;

como fazer errata passo 3

  • Em seguida, coloca-se o nome do autor do trabalho acadêmico, que pode ser escrito tanto por inteiro, só com a primeira letra maiúscula ou simplesmente pode-se colocar a primeira letra somente, em letra maiúscula, com ponto;

errata passo 4

  • Agora coloca-se o título do trabalho. Deve ser configurado para negrito. Se houver subtítulo é adicionado dois pontos e o subtítulo que terá a formatação normal, sem negrito com a colocação do ponto.;

errata para tcc passo 5

  • Após isso é adicionado o ano do trabalho, ponto, o número de páginas do trabalho acadêmico seguido da letra “f”, ponto, a natureza do trabalho e a colocação de um traço;

errata abnt passo 6

  • Em seguida, coloca-se o nome do curso, vírgula, o nome da instituição de ensino, vírgula, a cidade do depósito do trabalho ;acadêmico, vírgula, o ano e ponto final.

errata no word passo 7

  • A errata deve ser mostrada em tabela. Para fazer a tabela você vai ao menu “inserir” – tabela. Você selecionará quatro colunas e o número de linhas subsequentes aos erros que serão apontados na correção. Feito isso, aperte “enter”;

passo 8 para criar uma errata no word

  • Na primeira linha da primeira coluna você escreverá: “Folha”. Na segunda coluna, escreve-se: “Linha”, na terceira coluna escreve-se: “Onde se lê” e na quarta coluna escreve-se: “Leia-se”. Lembrando que dentro da coluna o texto deve ser centralizado;

finalizando errata no word abnt

  • Por último, escreve-se na primeira coluna o número da folha onde se encontra a palavra errada, na segunda coluna aponta-se a linha, na terceira é escrita a palavra como está no trabalho e na quarta a grafia correta. Todas com a formatação: “centralizar” dentro das colunas. Vale destacar que se houver mais de um erro, na hora de inserir a tabela, deve-se selecionar o número de linhas subsequentes ao número de correções a serem apontadas.

errata pronta

 

O ideal é que a monografia tenha o menor número de erros. Nenhum, se possível. Mas é completamente compreensível que, em um trabalho de ampla magnitude como um TCC, em que o estudante tem um período relativamente curto para escrevê-lo, que apareça alguns erros.

Dica importante: no dia da banca tenha humildade. Em muitos casos, mesmo com a errata, o examinador fará questão de citar seu erro. Com muita calma, agradeça-o e argumente que, assim como ele, você também percebeu o erro e, por isso, fez o destacou em sua errata.

 

Confira mais informações

Esperamos que este passo a passo detalhado possa ser útil para você que tem dúvida em como fazer a errata do seu TCC.

E se você tem mais dúvidas sobre outras partes do seu Trabalho de Conclusão de Curso, acesse já o Projeto Acadêmico. No blog você confere, por exemplo, como é feita a folha de aprovação, ficha catalográfica, citação indireta, e muito mais.

Além de dissecar as partes do TCC e detalhá-las para você, o Projeto Acadêmico também oferece uma série de sugestões de temas para quem ainda não escolheu o tema da sua monografia ou que está pensando em trocá-lo.

Acesse agora e confira tudo que o Projeto Acadêmico oferece a você e o tenha como seu melhor amiga no processo de elaboração do seu TCC.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas