A origem da palavra universidade é bem antiga e derivada do Latim. Na sua forma original em Latim, a palavra é escrita “universitas”, que significa “universidade”. Esse termo abrange não somente a uma edificação, mas ao coletivo de estudantes e corpo docente que nela se concentram. Os universitários e corpo acadêmico são os protagonistas em uma universidade, mas esse conceito vai além dos muros.
Uma universidade é composta de pilares importantíssimos: ensino, pesquisa e extensão, para a difusão do conhecimento e para que ele possa chegar até o público. O pilar da extensão universitária é a parte onde a universidade deixa de ficar resumida a campus e se estende por toda a comunidade.
Neste post vamos falar mais sobre a extensão universitária, um dos pilares tão importantes quanto os outros dois, porém, o menos abordado e conhecido entre eles. Veja o que é extensão universitária, como ela funciona, sua importância para as pessoas e como você pode participar dela. Veja tudo isso a seguir!
Definição de extensão universitária
De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), as universidades e faculdades devem desenvolver atividades de extensão, além do ensino e da pesquisa, seguindo desta forma os requisitos estabelecidos em cada uma das instituições existentes no país. O ensino superior no Brasil deve seguir essa Diretriz Básica.
Para entendermos melhor a definição de extensão universitária, vamos buscar enxergar da seguinte forma:
Quando imaginamos uma universidade ou faculdade, logo imaginamos um campus universitário, com vários prédios, salas, ambientes de estudo e de pesquisa. Mas, o conceito de universidade deve ir além dos muros que a cercam, expandindo até a comunidade e as pessoas ao seu redor.
Desta forma, essas pessoas ao redor da universidade, todas elas, têm direito a participar e frequentar a universidade ou faculdade, não com o intuito de sair de lá com um diploma, já que não são alunos formalizados, mas com a intenção de adquirir e repassar conhecimento por meio de serviços e cursos oferecidos por essas instituições de ensino.
Neste ponto, entramos em uma importante questão: será que a contribuição das pessoas para a educação universitária realmente existe para que elas cobrem por esse direito? Será que o acesso a universidade por qualquer pessoa realmente acontece?
Bom, se analisarmos bem, podemos observar que as verbas que uma universidade pública, seja ela federal, estadual ou municipal recebem, são recursos captados de impostos administrados por cada governo. Esses recursos são resultados de operações de crédito (financiamento, emissão de títulos públicos, empréstimos, dentre outros) e repasses de verbas que giram entre as esferas federal, estadual e municipal. Portanto, podemos responder que sim, as pessoas contribuem para a educação universitária no Brasil.
Em vista disso, podemos deduzir que todas as pessoas devem ter acesso a parte de dentro de uma universidade e ter a oportunidade de usufruir do ensino superior. Mas, isso não é o que vemos, pois, as barreiras físicas impostas por muros e burocracias fazem com que as pessoas não busquem por esse direito.
A grande maioria das pessoas nem ao menos sabem que esse direito existe e as desigualdades socioeconômicas acabam predominando. O acesso ao conhecimento e a cultura, acabam sendo restringidos.
É por isso que os projetos de extensão universitária são importantes e a cada dia eles vêm sendo mais difundidos para as comunidades, fazendo com que a universidade não fique somente limitada a educação dos alunos e aos projetos dentro da universidade.
- O que é Projeto Integrador? exemplos pronto, como fazer e ideias
- Como fazer um PIM (projeto integrado multidisciplinar)?
- Projeto Político Pedagógico (PPP): princípios e finalidades, o que é e para que serve
Como funciona a extensão universitária?
A extensão universitária acontece com cursos, prestação de serviços, oficinas, eventos e atividades que podem ocorrer dentro dos muros de uma universidade ou em locais públicos, fora dos muros da universidade. A ideia é fazer com que as pessoas tenham acesso a esses cursos, serviços, oficinas e todas as atividades geradas pelo corpo docente e alunos da universidade.
A grande maioria dos projetos de extensão são oferecidos de forma gratuita, mas alguns deles podem exigir alguma taxa de inscrição para cobrir algum custo com material ou algo do tipo. Isso tudo tende a variar conforme os objetivos de cada projeto de extensão realizado pelas universidades de todo o país.
Um projeto de extensão é relativo a qualquer área de formação existente nas universidades de todo o país, visando expandir o conhecimento, a cultura, a ciências e tecnologia, com ações voltadas para a saúde e com foco no meio ambiente.
Um dos maiores exemplos de projeto de extensão universitária existente no Brasil são os HUFs (Hospitais Universitários Federais), que oferecem para comunidade serviços na área da saúde, formando alunos e possibilitando que pesquisas possam ser realizadas com a experiência e dados gerados devido a essa troca constante de informações. Se observarmos bem, os HUFs representam perfeitamente os três pilares do conceito de ensino superior que deveria ser seguido ainda mais.
Modelos e Exemplos de Projeto de Extensão
- http://proec.ufla.br/site/wp-content/uploads/2017/01/MODELO-PARA-ELABORA%C3%87%C3%83O-DE-PROJETO.pdf
- https://www.ufjf.br/educacaofisicagv/files/2015/10/Projeto-Divulgado-a-Educa%c3%a7%c3%a3o-F%c3%adsica-nas-Escolas_Relat%c3%b3rio-final.pdf
- https://www.cdsa.ufcg.edu.br/home/arq/extensao/projeto_sala_de_leitura_e_de_video.pdf
- https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2011/07/Projeto-de-Extens%C3%A3o-Observat%C3%B3rio-Social-do-Trabalho.pdf
Importância da extensão universitária para as pessoas
Em diversas atividades de extensão universitária onde o caráter pontual é aplicado, é extremamente importante que tais projetos sejam contínuos, oferecendo a oportunidade das pessoas participantes aprenderem mais em níveis e graus de crescimento planejado. Mas, essa é uma das características que tornam os projetos de extensão universitária existentes importantes para as pessoas.
Não importa se o projeto é duradouro ou se trata de um projeto rápido, o importante é a participação da comunidade em todos eles. Os projetos de extensão universitária oferecem a oportunidade dos alunos e professores universitários atuarem na prática em diversas atividades, fazendo a ligação entre professor, aluno e comunidade.
Mas, nunca se esqueça: a extensão universitária não é um “assistencialismo”, mas sim uma integração e troca de experiências que por direito de todos, deve sempre acontecer. Essa troca fortalece o conhecimento de todos de um modo geral.
Como participar de extensão universitária?
Você pode entrar no site das instituições de ensino superior e saber mais sobre os projetos vigentes e que irão iniciar em uma data futura. Veja quais são os pré-requisitos que a instituição exige e como participar de cursos e usufruir de serviços. Se você encontrar algo que esteja dentro do seu perfil ou conhece alguém que poderia se interessar por um curso ou serviço, não hesite em usufruir ou informar outras pessoas sobre os projetos.
Portanto, interaja mais com a universidade ou faculdade próxima de você, buscando saber dos projetos e como participar deles. Informe outras pessoas de sua comunidade e não deixe de fazer parte da extensão universitária e contribuir para o crescimento socioeconômico de todos ao seu redor, seja você aluno, professor, ou alguém fora dos muros da universidade.