É comum que estudantes universitários tenham que, em determinado ponto do desenvolvimento acadêmico, estudar e produzir resenhas de artigos científicos, além de outros trabalhos. Para isso é preciso que sigam um método adequado de desenvolvimento, além do modo de pesquisa. Abaixo você pode conferir as melhores dicas para produzir uma resenha adequada.
O que é resenha?
Resenha é uma outra palavra para resumo, mas é algo muito específico e de tamanho considerável. Não confunda com uma simples sinopse, por exemplo. Para produzir uma resenha você, com certeza, utilizará muitas páginas, dependendo do que será analisado.
- A resenha costuma enumerar ou listar os pontos e aspectos mais importantes daquilo que está sendo analisado, de maneira coerente e concisa para se chegar a um ponto
- O principal propósito da resenha é expor a ideia principal do artigo, ou as ideias principais, mas de maneira mais objetiva e direta
- Se na hora de produzir um artigo, os autores já se preocupam em serem objetivos e deixarem o ponto de vista o mais claro possível, a resenha deve fazer isso de maneira mais eficiente ainda. É inconcebível que uma resenha seja maior ou mais subjetiva e “dê mais voltas” do que o trabalho em si
- Independente do tema do artigo que será analisado, a resenha precisa ser impessoal e imparcial, sem espaço para opiniões. A ideia já está no artigo e no autor, agora é só produzi-la de maneira resumida
- Não se deve acrescentar nada que o autor não tenha acrescido, exceto em casos específicos que você poderá conferir mais a frente
- Não retire pontos importantes das resenhas de artigos científicos, que podem comprometer a compreensão dos principais aspectos do artigo
- A resenha pode ser feita para artigos, monografias, teses, etc
Entendendo a produção do artigo científico
O artigo científico é uma produção escrita que relata os resultados observados sobre determinado assunto após uma pesquisa adequada feita com uma metodologia bem definida. Costuma ser longo e extremamente rico em detalhes.
É comum que artigos científicos sejam publicados em revistas científicas. Não confunda com as revistas convencionais e comerciais. São do meio acadêmico, sendo a maioria distribuída gratuitamente e sendo um ponto muito importante para alavancar a carreira acadêmica.
O artigo é similar a uma monografia ou dissertação, por conta da extensão e dos métodos de pesquisa e desenvolvimento, mas é geralmente produzido com a intenção de publicação. O que não significa que não possa ser produzido para um TCC, por exemplo.
*Vídeo por Revista Científica Núcleo do Conhecimento1. Defina exatamente o artigo que será analisado
Você precisa escolher um artigo específico, antes de fazer a resenha e desenvolvê-la em torno dele. Não poderá escolher mais de um e nem sair do tema. A resenha será, naturalmente, menor que o artigo, mas não pense que isso significa que será algo curto e sem desenvolvimento adequado.
2. Busque outros conteúdos do autor
Ao analisar o artigo científico, você terá o material necessário para produzir a resenha, mas se buscar outros materiais do mesmo autor, com certeza, conseguirá enriquecer seu trabalho e produzir uma resenha melhor. Entendo certos conceitos, teorias, experiências e o próprio autor muito melhor do que se apenas tivesse se limitado ao artigo.
3. Busque conteúdos de outros autores
Ao fazer a resenha do artigo científico, você perceberá que lidará com muitos termos e ideias referenciados e que precisará buscar o conteúdo de outros autores. Ainda que não, mesmo que tenha experiência com o tema, vale a pena buscar os conceitos de outros autores, inclusive, outros artigos para que sua resenha seja melhor fundamentada e mais rica. É possível até mesmo fazer comparações em determinados pontos, se isso for pertinente.
4. A resenha deve seguir um método, assim como artigo seguiu
Com certeza o artigo científico foi produzido a partir de algum método de pesquisa, seja bibliográfico ou experimental. A resenha deve ser produzida de maneira adequada, ressaltando os pontos mais importantes do autor e se necessário, algumas experiências podem ser refeitas.
Você precisará tomar cuidado extra com referências e pontos do autor e de outros autores. Lembre-se que o meio acadêmico leva o conteúdo intelectual produzido muito a sério ao ponto de gerar problemas judiciais.
Não se esqueça de produzir tudo de acordo com as normas da ABNT para não correr nenhum risco de seu trabalho ser, de alguma forma, negado por motivos simples e de desatenção.
E o que significa produzir uma resenha crítica?
Você deve estar pensando que a resenha deve ser somente produzida com a opinião do autor e nada mais, correto? Sim, mas não em todos os casos. Isso dependerá do contexto e do método de produção da resenha.
Mesmo que sua resenha seja tradicional e apenas aponte as ideias principais do texto, você pode acrescentar um item adicional no seu trabalho, que não é obrigatório, de acordo com as normas da ABNT, a “discussão” que é uma parte onde você pode inserir seu próprio ponto de vista e reflexão sobre o artigo do autor.
É claro que pra isso você não poderá simplesmente escrever o que quer, mas sim tudo deve ser embasado, bem fundamentado e referenciado. Nesse ponto podem surgir comparações com obras de outros autores.
O desenvolvimento também abre brechas para comparações pertinentes, por exemplo, o autor do seu artigo admirava e se baseava em determinados doutores. Você poderia citar esses doutores, ressaltando as diferenças e semelhanças entre os trabalhos, em determinados pontos do seu desenvolvimento.
A resenha crítica funciona da mesma maneira, mas no próprio desenvolvimento você já começa expondo o seu ponto de vista em relação ao artigo e até mesmo outras obras do autor. Tudo deve ser muito bem contextualizado e chegar a um ponto. Por exemplo, explicar que a teoria do autor está errada, ou que existe uma falha de interpretação em determinado ponto. A crítica por si só, sem nenhum objetivo, é dispensável para o meio acadêmico.
Conteúdo de qualidade para a resenha do artigo
Você já conferiu como fazer uma resenha de um artigo com qualidade. Se ainda possui outras dúvidas, seja para o TCC ou para seguir uma carreira científica ou acadêmica, acesse outros conteúdos do nosso site, o Projeto Acadêmico e fique por dentro de todas as informações necessárias para se dar bem nesse meio.
Deixe um comentário