A crônica argumentativa é uma das produções textuais mais utilizadas por revistas, jornais e outros meios de comunicação. Tendo como característica o aspecto crítico, a crônica argumentativa proporciona um olhar crítico sobre determinado ponto de vista.
Quer saber mais detalhes sobre o que é crônica argumentativa e como fazer uma? Então confira neste post todos os detalhes dessa produção textual. A seguir mostraremos exatamente como fazer uma crônica argumentativa e tudo que você precisa saber sobre esse tipo de texto. Confira!
O que é crônica argumentativa?
A crônica argumentativa é um texto que tem como principal característica a argumentação sobre algo. Geralmente, essa argumentação tem um aspecto crítico e aparece frequentemente em revistas e jornais. Argumentação: veja como fazer, fundamentar, tipos e nossas dicas
Embora a crônica argumentativa seja uma crônica, ela é bastante parecida com textos argumentativos como o Artigo de Opinião, com o diferencial que é o aspecto fictício empregado a história.
O texto pode ter um contexto narrativo, descritivo ou dissertativo, dependendo do tema e da abordagem. No texto, também é empregado o ponto de vista do cronista, que é o autor da crônica. Esse ponto de vista é empregado de forma crítica, utilizando diversos elementos para criar um texto criativo e único.
Exemplos de crônica argumentativa
- https://www.colegiogeracao.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Literatura-Cr%C3%B4nica-Argumentativa.pdf
- http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/06/silel2013_3004.pdf
- http://www.santacecilia.com.br/sites/default/files/aulas-multimidia/arquivos/aula_1_-_debora_-_1o_ano_-_redacao.pdf
- http://files.portuguesvillare.webnode.com.br/200000180-766f1776a7/COLET%C3%82NEA%20DE%20CR%C3%94NICAS%20.pdf
Características da crônica argumentativa
Como mencionado, a crônica argumentativa possui como objetivo fazer uma crítica sobre determinado tema dando ênfase para o ponto de vista do cronista de forma criativa. Toda essa criatividade empregada a elaboração da crônica argumentativa é explorada com o auxílio das seguintes características da produção textual:
- Linguagem coloquial, direta e simples;
- Argumentação e persuasão sobre o tema;
- Texto relativamente curto e objetivo;
- Temas polêmicos ou cotidianos;
- Induz o leitor a reflexão;
- Crítica, ironia e humor;
- Mistura do estilo jornalístico e literário;
- Criatividade e subjetividade para a elaboração;
- Tempo e espaço limitado;
- Pouco ou nenhum personagem;
- Caráter contemporâneo.
Como fazer uma crônica argumentativa?
Para fazer um bom texto, é fundamental ter uma estrutura bem definida antes de começar. A crônica argumentativa é estruturada da seguinte forma: introdução rápida, descrição dos eventos, como se fosse uma partida de futebol e por fim a grande sacada. A estrutura também pode ser descrita da seguinte forma:
- Apresentação;
- Desenvolvimento;
- Conclusão.
Na crônica argumentativa é fundamental que o autor destaque a discussão na apresentação, aponte as interpretações no desenvolvimento do texto e faça a conclusão com sua própria opinião sobre o assunto.
Não tem segredo, a crônica argumentativa é um texto simples que pode ser criado por qualquer pessoa. Mas para que fique ainda mais fácil de entender, criamos um passo a passo:
1. Escolha o tema
É possível que você já tenha um tema em mente, mas caso ainda não tenha decidido sobre o que falar em sua crônica, o primeiro passo é escolher um tema.
O tema ideal para uma crônica deve apresentar informações simples que fazem parte do cotidiano das pessoas. Quanto mais próximo do leitor a crônica for redigida, melhor será a produção textual.
Você pode falar sobre o que quiser em uma crônica, desde que o assunto dê para desenrolar em poucos parágrafos. Lembre-se que a crônica é um texto curto, então o tema deve apresentar um contexto rápido. Veja alguns exemplos sobre o que falar na crônica argumentativa:
Alimentação
- Alimentação saudável;
- O mundo fitness;
- Maus hábitos alimentares;
- Indústria alimentar;
- Fast food e seus males.
Esportes
- Partidas de futebol;
- Olimpíadas;
- Copa do Mundo;
- Participação feminina nos esportes;
- Medalhas de ouro do Brasil.
Política
- Corrupção;
- Guerra entre partidos políticos;
- Comunismo, socialismo e capitalismo;
- Líderes políticos e suas polêmicas;
- Direito ao voto no Brasil.
Saúde
- Doenças modernas;
- Avanços na área da saúde;
- Tecnologia e suas doenças;
- Saúde mental mundial;
- Prevenção de suicídio.
Educação
- Escolas modernas;
- Ensino de línguas no Brasil;
- Libras nas escolas;
- Principais dificuldades da educação;
- Professores e sua missão de lecionar.
2. Anote suas ideias
Antes de começar a desenvolver o texto, você deve anotar todas as suas ideias sobre o tema. Nessa etapa é importante que você defina sua posição em relação ao tema: Qual é seu ponto de vista? O que você deseja que o leitor conheça? Qual é a reflexão sobre o tema?
Por exemplo, o tema “Libra nas escolas” pode ter como reflexão “o porquê de não ter sido implementado ainda em todas as escolas, diante da grande necessidade de inclusão na sociedade”.
3. Siga a estrutura de uma crônica
Com tudo organizado, é hora de começar a escrever sua crônica argumentativa. Lembra da estrutura da crônica? Apresentação, desenvolvimento e conclusão! É essa estrutura que você deverá seguir para elaborar sua crônica argumentativa. Veja a seguir como fazer cada etapa.
Apresentação
A crônica argumentativa é um texto curto, então, a apresentação deve ser bastante objetiva e breve. Como toda apresentação, essa etapa deve introduzir o tema central do seu texto, já apontando seu ponto de vista e suas ideias sobre o assunto.
É interessante que você deixe bem claro essas informações logo no início, assim o leitor já tem uma ideia do que esperar da sua crônica. A apresentação deve ser composta por um pequeno parágrafo que apenas apresente a ideia, sem dar detalhes do desenvolvimento ou da conclusão.
Desenvolvimento
É nesse momento que você deverá introduzir todas as suas ideias sobre o assunto, mostrar seu senso crítico de forma criativa, com humor e porque não, ironia! Essas são as principais características de uma crônica, se você souber utilizá-las em seu texto você terá uma grande produção textual em mãos.
O desenvolvimento também deve ser objetivo, porém mais explicativo que a apresentação. Você deve apresentar uma linguagem bastante criativa, se não o seu texto irá apenas parecer um texto informativo, em vez de uma crônica argumentativa.
Conclusão
Por fim, seu texto precisa de uma conclusão. Nesse momento você deverá expressar totalmente seu ponto de vista sobre o assunto, sempre apelando para o senso crítico. Mais importante que convencer o leitor é que sua posição fique bem definida e livre de argumentos contrários.
Use bons argumentos para embasar a crônica argumentativa, principalmente na conclusão. Sua ideia deve ser quase que irrefutável. Assim como nas demais etapas do texto, a criatividade é o principal elemento de uma boa escrita!