Início » Acadêmico » Carta Argumentativa: exemplo, como fazer e modelo pronto

Carta Argumentativa: exemplo, como fazer e modelo pronto

Uma carta argumentativa é um tipo de discurso que utiliza estruturas fundamentais: a forma argumentativa. A estrutura no formato de carta, também conhecido como epístola, tem como objetivo defender um ou mais pontos de vista expressados pelo autor da carta. Argumentação: veja como fazer, fundamentar, tipos e nossas dicas

Neste post vamos falar mais sobre o que é uma carta argumentativa e quais suas características. Entenda melhor esse tipo de carta conhecendo sua estrutura e vendo exemplos de como se fazer uma. Veja tudo isso a seguir!

exemplo carta argumentativa

Estrutura de uma Carta Argumentativa

A forma com que uma carta argumentativa é estruturada é comum para qualquer tipo de carta, podendo ser comparada com uma carta aberta, carta ao leitor ou carta pessoal. Mesmo que a estrutura da carta argumentativa possa ser comparada com outros tipos de carta, ainda assim ela segue de uma forma mais rígida quando o assunto é o mundo acadêmico. No vestibular, a estrutura de uma carta argumentativa deve demonstrar os seguintes elementos:

Data – Geralmente, a data aparece na primeira linha de uma carta argumentativa, com a indicação do local logo em seguida. A data deve ser de quando a carta foi escrita. Esse formato antigo e ainda cobrado em vestibulares é muito importante, pois antes do advento tecnológico de hoje a datação de uma correspondência era a única forma de identificar quando a epístola foi escrita de fato. Sendo assim, o autor da carta tem que indicar a data e o local onde a carta foi escrita.

Destinatário – Um destinatário de uma carta argumentativa deve aparecer na segunda linha da epístola. O autor deve incluir para quem a carta está sendo enviada com uma referência direta. O pronome de tratamento mais adequado a quem o autor da carta se refere também deve ser utilizado de forma correta. Um exemplo, se a carta é destinada a um reitor de uma universidade, é importante que o pronome de tratamento anteceda o nome do reitor. Neste caso, apareceria antes do nome do reitor o pronome de tratamento “Vossa Magnificência”. Se esta carta estiver endereçada a um juiz, então o pronome utilizado será “Excelentíssimo(a) ou Senhor(a)”.

Corpo do texto e conclusão – No espaço destinado ao corpo do texto, que pode ser encontrado logo abaixo do nome do destinatário, está contido toda a argumentação que o autor pretende lançar ao destinatário. O corpo do texto começa a ser escrito a partir da terceira linha da epístola. O corpo do texto segue a estrutura argumentativa padrão, que é introdução, desenvolvimento e conclusão. O autor da carta deve deixar bem claro os motivos que o levaram a escrever essa carta. A estrutura argumentativa padrão é a mesma utilizada em redação, pois se trata de um texto dissertativo com o intuito de elucidar o receptor sobre os motivos de tal carta.

Saudações – Assim que o autor da carta concluiu toda argumentação com uma conclusão clara e objetiva, é necessário se despedir do destinatário com formalidade. Nesta etapa, o autor deve se despedir com uma saudação bem cordial, como, por exemplo, “Atenciosamente” ou “Com toda minha admiração e respeito”, dentre outras formas de saudação.

Assinatura do remetente – Após concluir a saudação feita ao destinatário, o autor da carta deve assinar a carta com seu nome. Essa assinatura deve acontecer logo após a saudação. O correto é que a assinatura apareça logo após a saudação. Uma importante dica: tomem cuidado, pois em alguns vestibulares é proibido que o candidato assine uma carta argumentativa por razões de segurança. Neste caso, o candidato a vaga pode encerrar a epístola com um fecho.

*Fonte: Sala do Saber

Características de uma Carta Argumentativa

Introdução

Sabendo que a estrutura de uma carta argumentativa vai além da estrutura comum vista em outras cartas, também é preciso estar atento para as características do tipo de argumentação que será utilizada. Em relação a isso, devemos sempre lembrar que é extremamente necessário utilizar uma introdução logo nos primeiros parágrafos do corpo do texto. Em alguns casos, o tema deverá ser abordado com uma clara e compreensível tese sobre o assunto enfatizado na carta.

Argumentação ou desenvolvimento

Já nos parágrafos que vem logo a seguir após a introdução, é importante saber argumentar ao querer defender um ponto de vista pessoal ou de terceiros. Ou seja, é possível argumentar em seu nome ou em nome de outra pessoa desde que a argumentação seja clara neste sentido. Isso só acontece de forma bem clara quando são lançados fatos, análises, dados, referências, informações relevantes, dados estatísticos, tudo que comprove que a argumentação realizada pelo autor da carta é de fato verdadeira.

Conclusão

Após o remetente ter realizado sua argumentação com base nas características vistas acima, o último parágrafo deve ser reservado para uma conclusão definitiva sobre o ponto de vista do autor. Neste caso, o autor da carta argumentativa tem todo um aparato de informações empíricas lançadas na argumentação que embasam sua conclusão.

Exemplo pronto de Carta Argumentativa

Logo abaixo podemos ver um exemplo fictício de uma carta argumentativa:

25 de janeiro de 2019

Sócio (destinatário)

Mais uma vez, as minhas atitudes ligadas ao interesse de nossa empresa desencadeiam-se sobre mim. Os funcionários da empresa insultam-me com cartazes e palavras negativas constantemente sem o direito de poder me defender. Essas pessoas precisam sufocar minha voz para que eu me cale definitivamente sem que tenha a chance de explicar para onde foi o dinheiro do Fundo de Funcionários.

Lutei para criar a chance de mais rentabilidade entre os nossos colaboradores potencializando as atividades econômicas da empresa e preservando valores depositados a cada um desse funcionários. Passei a vida lutando para que todos tivessem mais direitos de um modo geral dentro da empresa. Fiz diversas campanhas a favor das pessoas menos favorecidas. Tenho me esforçado todos os meses para que tudo volte a normal.

Mesmo tendo sido provado pela Justiça que não tive envolvimento algum com o desvio do dinheiro, os funcionários de todos os setores me repudiam e não me respeitam como uma autoridade dentro de nossa empresa. Percebi que minha presença tem sido cada vez mais nociva para as atividades do grupo.

Portanto, venho através desta carta informar que estou me desfazendo do meu poder como sócio e vou lançar ao mercado todas as minhas ações com o objetivo de me desligar do grupo o quanto antes. Espero que você entenda que minha maior intenção é preservar os interesses da empresa e dos funcionários.                                                                                                                                                                                         

Com toda minha admiração e respeito, Sócio (remetente).

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário