Entenda mais sobre Op. cit e aprenda quando e como usar no seu TCC

O termo op. cit. é um tipo de expressão que deriva de outros dois termos em latim, sendo eles: opus citatum e opere citato. O seu significado é “a obra citada” ou ainda “da obra citada“. Por ser um termo com aplicação textual, o op. cit. se aplica a referências bibliográfias que citam obras já mencionadas em um trabalho.

Neste post, falaremos o que é op. cit. em detalhes, considerando para que serve, como ele é utilizado em TCC, quando ele deve ser utilizado, entre outros pontos importantes. Além disso, ensinaremos a seguir como utilizar o op. cit. para referenciar uma obra já mencionada no texto. Confira tudo isso a seguir e muito mais. Veja nossas dicas de temas para seu TCC em: https://projetoacademico.com.br/c/temas-para-tcc/

 

Significado de op. cit.

Como já mencionamos, o termo op. cit. tem origem do latim, onde é utilizado as seguintes expressões: opere citato e opus citatum. Cada uma dessas expressões significam respectivamente: “da obra citada” e “a obra citada“. Nesse caso, podemos observar que o termo op. cit é uma referência a uma obra que já foi mencionada previamente.

Por mencionar uma obra já citada no trabalho, essa mesma menção também determina que o autor da nova citação também é o mesmo da citação anterior. Esse tipo de menção ocorre comumente ao final da página nas notas de rodapé, onde é possível conferir várias obras, publicações, autores, entre outras informações. Para que essas notas não fiquem muito extensas, é utilizado termos como o op. cit. para relacionar informações sobre uma obra já citada.

 

Para que serve?

A maior finalidade do termo op. cit. é evitar que a mesma obra seja mencionada várias vezes ao longo de uma referência bibliográfica. Por exemplo, vamos supor que o seu TCC tenha três diferentes citações do livro “O Primo Basílio” de Eça de Queirós. Nesse caso, nas notas de rodapé o nome do livro é mencionado apenas uma vez, seguido do termo op. cit. que faz menção ao mesmo livro, mas em páginas diferentes.

O uso do op. cit. facilita a leitura das referências bibliográficas, tornando essas informações mais organizadas e resumidas. Isso contribui tanto para a estética das informações fornecidas ao final de cada página, assim como facilita a leitura. No caso do op. cit. o termo é informado seguido do nome do autor, pois nesse caso, o termo pode substituir o nome de uma obra que foi mencionada em qualquer outra página do trabalho.

Por exemplo, o termo ibidem também possui uma finalidade parecida, mas ele só pode ser aplicado quando essa menção ocorre logo após a primeira menção, ou seja, as duas informações devem constar na mesma página. Já o op. cit. permite uma dinâmica maior entre as menções, desde que o autor seja informado novamente a cada nova menção com o termo op. cit.

 

Quando usar o op. cit. no TCC?

O trabalho de conclusão de curso segue diversas regras diferentes estabelecidas pela banca examinadora. Isso significa que nem todos os TCCs que existem são criados a partir dos mesmos parâmetros. Nesse caso, é importante que você consulte essas regras antes de utilizar termos como o op. cit. para abreviar menções de livros já citados no trabalho.

No entanto, a utilização dessa expressão é bastante simples e ocorre na maioria dos TCCs que utilizam mais de uma citação do mesmo livro. Nesse caso, é importante apenas considerar que o termo op. cit. deve ser mencionado juntamente com o nome do autor da obra. A norma ABNT determina que esse tipo de utilização seja feita em nota de rodapé ou ainda entre parênteses. Sendo assim, você pode avaliar qual é a melhor forma de se utilizar o op. cit. em seu TCC de acordo com as regras estabelecidas pela banca que examinará seu trabalho.

Já o melhor momento para se utilizar esse termo é aquele em que há a necessidade de mencionar a mesma obra como uma referência para algo que já foi dito. Se essa obra já foi mencionada no trabalho e essa menção está próxima a nova menção, é importante utilizar o termo op. cit. para se referir a obra já mencionada. Se a segunda menção ocorrer na mesma página que a primeira, você deverá utilizar o termo ibidem.

 

Como usar o op. cit. no TCC?

Como já mencionamos, a forma de se utilizar a expressão op. cit. pode variar conforme as regras estabelecidas para a criação do seu TCC. No entanto, a regra geral determina que esse termo seja utilizado sempre que há a necessidade de mencionar uma obra já mencionada em outra página ou capítulo do trabalho. Nesse caso, a utilização do op. cit. ocorre sempre em conjunto ao nome do autor. Confira a seguir alguns exemplos de utilização:

 

Exemplos de utilização do op. cit.

Vamos supor que em seu TCC você mencione mais de uma vez a obra “A Divina Comédia” de Dante Alighieri em várias páginas do seu trabalho. Nesse caso, você deverá realizar as seguintes menções a obra de acordo com as páginas em que as citações aparecem:

(SOBRENOME, Nome do autor. Nome da Obra. Editora, ano, p.número da página)

(ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Editora 34, 1321, p.189)

(ALIGHIERI, Dante. op. cit., p.196)

Esse exemplo acima é uma forma de se utilizar o termo op. cit. durante o texto. No entanto, essa mesma informação pode aparecer na nota de rodapé sem parênteses. Nesse caso, cada nota deve ser numerada conforme determina as normas vigentes para a elaboração do TCC.

 

Formas erradas de utilização

A forma mais errada de se utilizar o termo op. cit. é colocando essa menção logo após uma menção detalhada na mesma página. Nesse caso, a utilização do op. cit. está incorreta, pois o termo ibidem é a expressão certa para menções próximas.

Além disso, fazer uma menção com o op. cit. sem informar o autor novamente também é uma forma errada de utilizar a expressão. Isso porque só com o op. cit. não dá para saber de qual obra o texto está se referindo. Mas ao informar o nome do autor, o leitor pode entender claramente que se trata de uma obra mencionada anteriormente.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas