Início » Científico » Estrutura de um Texto Científico

Estrutura de um Texto Científico

O texto científico é um modelo de escrita técnico que segue padrões bem definidos por normativas, além das premissas de uma fundamentação excepcional. Em um texto científico, é comum vermos termos e palavras ligadas ao ramo científico, com linguagem formal e respeito às regras da língua em que ele está sendo escrito. Todo texto científico segue uma estrutura básica, e é sobre isso que iremos falar neste post.

Estrutura de um texto científico

Um texto científico é dividido em 10 partes (seções) que formam sua estrutura básica. Nesta divisão, os principais componentes são:

  1. Título;
  2. Uma lista com o nome dos autores e suas respectivas afiliações;
  3. Um resumo;
  4. Palavras-chave;
  5. Introdução do trabalho;
  6. Descrição dos materiais e a metodologia utilizada no processo de pesquisa;
  7. Resultados obtidos e a discussão destes resultados;
  8. Conclusões tiradas da pesquisa;
  9. Uma lista de referências bibliográficas;
  10. Agradecimentos aos que apoiaram o artigo, podendo ser pessoas ou instituições.

Esses componentes estão dispostos em forma de seções, organizados na sequência que mostramos logo acima. Essa é a estrutura básica de um texto científico, e tem o principal objetivo de conduzir e convencer os leitores deste material a um ou mais pontos abordados no texto. Por isso, como já dissemos no início, a argumentação com fundamentação sólida, comprovada, apresentada de forma científica, é uma das maiores importâncias de tipo de material. Quantas páginas deve ter um Artigo Científico?

Devido a esse objetivo, são utilizados em um texto científico expressões que devem chamar a atenção do interlocutor para o texto. São utilizados pontos de interesse em sua pesquisa, e nesses pontos o autor do texto científico deve enfatizar diretrizes e instruções que conduziram o leitor a percorrer o texto conforme o autor estruturou.

Uma outra estratégia neste sentido é, o direcionamento explícito do discurso feito ao leitor. Isso demonstra de forma bem objetiva, direta, que a construção do texto é focada em demonstrar para o leitor algo científico, podendo ser uma descoberta importante, uma nova cura, um novo método, ou reforçar outras descobertas e fatos já existentes.

*Vídeo publicado por Prof. Dr. Ivan Guedes

Título de texto científico

O título de um texto em geral é o primeiro contato que um interlocutor terá com o corpo do texto. Tudo que vem logo a seguir depois do título deve contextualizar com o título do texto. Essa é uma regra básica que se aplica a todos os tipos de textos, independente de tal formalidade. Ao se tratar de um texto científico, o título deve seguir contextualizado com o que será dito no texto.

O título de um texto científico deve ser bem elaborado como o de qualquer outro tipo de texto, pois, o objetivo é cativar o público leitor e chamar a atenção para o trabalho realizado. Neste caso, são utilizadas palavras estratégicas que irão ajudar muito nesta missão. As palavras utilizadas em um título devem ser ajustadas para o momento histórico sobre o estudo ou pesquisa apresentados no texto científico.

Um breve resumo

Após um título bem atraente sobre o assunto, mas com termos científicos, respeitando a formalidade deste tipo de material, agora vamos para uma breve chamada sobre o conteúdo do texto. O resumo é uma breve chamada feita de forma bem cuidadosa para redobrar a atenção do leitor ao decorrer do corpo do texto. Esse minitexto será o primeiro contato que o leitor terá com o texto científico, podendo ser este interlocutor, um examinador ou assessor do periódico.

O resumo é basicamente estruturado da seguinte forma:

  • O que será abordado no texto, mostrando os objetivos da pesquisa;
  • Os métodos que foram utilizados para a elaboração deste conteúdo; e
  • Os principais resultados obtidos neste estudo. Uma prévia da conclusão.

Introdução

A introdução vem logo após um breve resumo sobre o artigo, e nela são incluídos os aspectos da linguagem e das funções informativas, além de retóricas. Essa é a seção do texto científico onde frequentemente são apresentados, além da descrição do assunto, as justificativas da elaboração de tal estudo. É nesta parte do texto científico que o referencial teórico sobre o assunto será enfatizado, mostrando o ponto de partida para a criação do trabalho.

Métodos

De forma mais simples, essa é a descrição dos métodos empregados em uma pesquisa que demonstrará a lógica para tais resultados observados. Se você segue os mesmos protocolos experimentais utilizados por outro pesquisador, deverá fazer a citação deste mesmo autor. Etapas do Método Científico: veja nossos exemplos e dicas

Em casos de estudos bastante avançados, além da citação bibliográfica dos métodos que foram utilizados em seu texto científico, você deverá abordar outras preocupações que os autores tiveram, como por exemplo:

  • A descrição de todas as amostras, incluindo os reagentes e os equipamentos que foram utilizados no desenvolvimento do trabalho, além da indicação das marcas, lotes e modelos utilizados;
  • A explicação em detalhes sobre os procedimentos que foram empregados nesta pesquisa, mostrando para o interlocutor todo o traçado lógico para tais conclusões; e
  • A demonstração de todos os métodos estatísticos que foram utilizados.

Quando estamos falando de ciências humanas, existe a descrição das etapas que foram utilizadas, servindo como referência para o método aplicado e apontando os objetivos de tal pesquisa. Não importa a área em que o estudo foi realizado, é sempre importante proporcionar ao interlocutor a capacidade de julgar e compreender o que foi realizado para chegar aos resultados apontados.

Conclusão

Todas as conclusões em um trabalho científico são para resumir e finalizar os argumentos que foram apresentados ao longo do texto. Tudo que já foi mencionado em outras seções do texto científico terá um desfecho conclusivo nesta etapa final do texto. É possível também mencionar que serão realizadas outras pesquisas sobre o assunto em datas futuras. A conclusão tem que seguir de forma precisa, resultante e informativa. Como já dissemos, é possível apontar os resultados no resumo inicial antes da introdução, uma breve chamada.

Já na conclusão, os detalhes intrínsecos do porquê dos métodos, deverão seguir um desfecho direto, objetivo, sem deixar os detalhes de tais resultados omissos. O que vale em uma conclusão de um texto científico é a forma como será canalizada toda a explicação que veio sendo objeto de estudo. O formato de conclusão em um artigo científico deve ser rico em dados e mostrar de uma forma bem clara como essa conclusão se relaciona com a argumentação.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário