Início » Científico » Como Citar IBGE em Trabalho Científico ou TCC: dicas e ABNT

Como Citar IBGE em Trabalho Científico ou TCC: dicas e ABNT

A elaboração de um trabalho acadêmico envolve diversos elementos que vão desde a formatação até a pesquisa do conteúdo. Quando o conteúdo exige a utilização de citações, a inclusão delas ocorre por meio de regras e normas, como as que são definidas pela ABNT. Nesse caso, tanto faz quem é o autor do conteúdo citado, o mais importante é que há sempre uma regra para incluir a citação no trabalho acadêmico.

Se você está nessa situação e não sabe o que fazer, confira esse post até o final para aprender como citar o IBGE e outros órgãos em seu TCC. Veja também algumas dicas que preparamos para você utilizar as formatações da ABNT para citações.

exemplo de como citar IBGE em trabalhos

O que são Normas ABNT?

Esse termo muito popular entre os estudantes universitários é muitas vezes visto como algo difícil e de pouca aplicação prática. No entanto, as Normas ABNT não são nenhum bicho de sete cabeças, elas podem ser utilizadas facilmente se você entender o conceito que elas empregam.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é o órgão responsável por criar essas normas. Elas estabelecem o padrão de formatação que os trabalhos acadêmicos devem seguir, podendo ser: dissertações, TCC, monografias, teses, projetos, dentre outros tipos de trabalhos. Cada um desses conteúdos acadêmicos deve seguir um padrão instituído pela ABNT para a formatação das informações. É através desse padrão que é possível encontrar facilmente as citações, referências, entre outras particularidades dos trabalhos acadêmicos. ABNT NBR 10520 Atualizada: arquivo em PDF e como usar no TCC

Por isso, a maioria das universidades do país utilizam as Normas ABNT como referência para que os estudantes façam trabalhos acadêmicos. Nesse caso, se o seu trabalho segue o regime de formatação ABNT saiba que todo o seu conteúdo deverá se adequar a essas normas, incluindo título, subtítulo, introdução, corpo do texto, citações, referências bibliográficas, conclusão, ou seja, o trabalho inteiro.

O que são citações?

Uma citação nada mais é do que um trecho retirado de uma obra, pesquisa, estatística, ou qualquer outro conteúdo escrito com a intenção de complementar um argumento ou contextualizar uma ideia. Ao utilizar uma citação, o autor enriquece seu trabalho, pois traz uma opinião de terceiro sobre o que já está sendo discutido em seu conteúdo.

Sendo assim, é interessante incluir frases, dados e trechos de outras obras para complementar um argumento dentro da discussão do seu trabalho. Mas é importante procurar por citações que tenham relação com o seu conteúdo. Ou seja, nada de incluir dados ou citações que fogem do seu tema. A ideia é complementar um raciocínio, não transformar seu trabalho em um painel com frases filosóficas.

Como fazer uma citação

Qualquer citação feita em um trabalho acadêmico deve seguir as regras impostas pelas Normas ABNT. Isso significa que para citar um livro há um padrão de formatação e para citar IBGE, por exemplo, há outro padrão imposto. Sendo assim, é fundamental que você conheça o que está sendo citado no seu trabalho e faça a formatação de acordo com o padrão imposto para cada tipo de citação. Veja como fazer citação de dois autores no seu TCC ou Trabalho acadêmico

A ABNT considera que toda “menção de uma informação extraída de outra fonte” seja uma citação. Por isso, tome muito cuidado ao citar dados de uma pesquisa sem dar os devidos créditos aos autores, pois isso pode ser considerado plágio, assim como o trecho de uma música, a frase de um livro ou uma fala famosa de uma grande personalidade.

Já em relação aos tipos de citação, a ABNT determina que há três formas diferentes de mencionar uma obra no trabalho acadêmico, sendo elas: direta, indireta e citação da citação. Dentre cada uma dessas formas de fazer uma citação, há um padrão estabelecido para a formatação e inclusão no corpo do texto do trabalho. Veja a seguir o que significa cada um desses tipos de citação:

  • Indireta a forma indireta de citar alguém no trabalho acadêmico envolve uma reformulação do conteúdo que será mencionado através das palavras do próprio estudante. Ou seja, essa modalidade de citação é o mesmo que interpretar a frase e explicar ao leitor o que ela significa, apenas mencionando o nome do autor como referência para a citação.
  • Citação da citação esse tipo de menção ocorre apenas quando não é possível ter acesso à obra original, nesse caso, o estudante deve utilizar uma citação já feita por outro autor em relação a mesma obra. Por isso, essa modalidade pode variar entre direta ou indireta, desde que tenha a característica de não ter sido retirada da obra original.

Como citar o IBGE

Além das características da citação, cada autor, órgão, instituição e obra têm um tipo diferente de formatação para que seja incluído ao longo do conteúdo acadêmico do estudante. No caso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa menção envolve vários aspectos que devem ser levados em consideração. Confira a seguir quais itens devem aparecer nessa citação:

  • Nome do instituto;
  • Nome da pesquisa;
  • Local de publicação dos dados;
  • Ano de publicação;
  • Local onde os dados foram retirados;
  • Volume;
  • Número da página em que foi retirado os dados.

Sendo assim, temos o seguinte exemplo de como seria uma citação do IBGE no corpo do texto de um trabalho acadêmico:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nome da pesquisa: subtítulo (se houver). Local de publicação. Ano de publicação. (local onde os dados foram retirados, volume, número da página).

Independente dos dados que serão mencionados em seu trabalho, se eles forem retirados do IBGE a citação deve ser feita como no exemplo que mencionamos. Nesse caso, basta que você substitua as informações que mencionamos pelos dados da pesquisa que você pretende fazer a citação.

Por fim, não se esqueça de incluir essa citação nas referências bibliográficas, conforme orienta as demais normas da ABNT para a elaboração dessa página do trabalho acadêmico.

*Fonte Prof. Rodrigo Itaboray

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário